Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Educação e Diversidade (MPED)
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Navegando Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Educação e Diversidade (MPED) por Tipo de documento "info:eu-repo/semantics/bachelorThesis"
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- ItemEducação física escolar e cultura digital: seguindo rastros de estudantes na construção colaborativa de exergames(2020-06-03) Silva, Everton Renan da Cunha Moreira; Anecleto, Úrsula Cunha; Xavier, Raimundo Cláudio Silva; Santos, Matheus Araújo dos; Storto, Letícia JovelinaCom o desenvolvimento das Tecnologias Digitais, surgem novas experiências interativas, como os exergames (EXG), possibilitando o movimento corporal e ampliando o desafio para o ensino da Educação Física. Ao considerar que a sociedade se transforma em virtude dessas tecnologias, investigar e refletir sobre as ações que acontecem na rede no momento em que os estudantes constroem os EXG foi o caminho que escolhemos percorrer. Desse modo, tem-se como objetivo geral cartografar as associações realizadas pelos estudantes na construção colaborativa dos EXG, através da análise dos movimentos realizados na rede, apoiando-se nos fundamentos conceituais e metodológicos da Teoria Ator-Rede (TAR). Como enfoque para o estudo, baseamo-nos em fundamentos conceituais e metodológicos da TAR, que busca identificar as associações entre os atores na rede e desenhar suas ações. Como locus da pesquisa, elegemos o Colégio Estadual Wilson Lins, sendo os sujeitos 10 alunos do 1º e 3º anos do Ensino Médio. O estudo analisou as informações construídas por meio das oficinas de produção de games, o que reverberou no mapa das associações do percurso de navegação dos estudantes no ciberespaço. As atividades foram realizadas em grupo, incentivando a aprendizagem colaborativa entre os estudantes. Para o registro dessas ações e construção de informações, utilizamos como dispositivos o diário de campo, o programa Camtasia Studio de captura de tela das ações executadas no computador e o questionário online, respondido pelos estudantes ao final das intervenções. Como produto, elaboramos um Projeto Pedagógico com a finalidade de subsidiar, na escola locus, a implementação de um laboratório de produção de games, ampliando, assim, as itinerâncias dos sujeitos no ciberespaço. Enquanto resultados da pesquisa, percebemos que os estudantes conseguiram relacionar a experiência de construção dos EXG ao se-movimentarem no ciberespaço, dando sentido ao movimento corporal, objeto de ensino da Educação Física enquanto componente curricular, emergindo, assim, cartografias das associações consideradas complexas. Nesse sentido, os estudantes, sujeitos da (in)formação, ao consumirem as informações disponibilizadas no ciberespaço se fizeram como mediadores ao refletirem criticamente sobre elas e transformá-las, colaborativamente, em conhecimento materializados pelos EXG.
- ItemA lírica existencialista na poesia de Antonio Brasileiro(2017-12-14) Oliveira, Leila de Lima; Rego, Adriano Eysen; Oliveira, Lílian Almeida; Mascarenhas, Andrea dos SantosEste trabalho busca analisar a poesia do autor Antonio Brasileiro, visando examinar os liames de uma lírica a qual apregoamos ser “existencialista”. A abordagem atenta necessariamente para postulados dentro da modernidade, bem como se fizeram necessárias leituras de textos que dialogam especialmente com a filosofia –, destacamos assim a importância das contribuições de Ernst Cassirer e Albert Camus. Para a análise poética, são relevantes os textos crítico-teóricos de alguns autores, a exemplo de Octávio Paz e Hugo Friedrich. Sua poética é soberanamente irmanada a um profundo sentimento de consternação ante ao “mundo dos homens”, mas que, ao mesmo tempo, consegue imprimir aquela possibilidade dada à poesia de arregimentar o mundo. Os poemas de Brasileiro são um convite a um possível e talvez necessário (re)encontro com nós mesmos. Artista versátil e de apurado rigor estético, Brasileiro é um poeta que entende a relevância da poesia ‒, ou o real valor que deve ou deveria dar-se ao poeta ‒, sobretudo num mundo carente de valores a que se ater. Poeta de grande expressão atual, cuja obra tem sido bem recebida tanto no Brasil como no exterior, para esta análise selecionamos três de seus mais relevantes trabalhos em poesia: Os três movimentos da sonata (1980), A pura mentira (1984) e Licornes no quintal (1989). Ainda outras publicações do autor compõem o corpus desta pesquisa, dentre as quais, seu mais recente livro, Lisboa 1935 (2015).
- ItemNarrativas de deslocamentos: de Nelo a Virinha, os descaminhos identitários(2013-04-09) Almeida, Edna Barbosa; Souza, Eugênia Mateus de; Valverde, LuizO presente trabalho analisou personagens de dois romances do escritor baiano e contemporâneo Antonio Torres, Essa Terra e Adeus, Velho. Observa-se que tais obras literárias têm uma estrutura pós-moderna e buscam descrever ou caracterizar o ser humano submetido ao desenvolvimento e ao processo de desterritorialização. Para tanto foi necessário recorrer ao estudo de autores que teorizam sobre a temática em questão, a exemplo de Araújo (2008), Bhabha (1998), Canclini (2008), Eco (1994), Ortiz (2005/2007), Hall (2008/1997), entre outros. A partir dos caracteres narrativos, é possível analisar as marcas da escrita contemporânea e a crise de identidade que os personagens (Nelo e Virinha) carregam ao longo da narrativa, tornando-se seres fragmentados.
- ItemResponsabilidades institucionais para a formação de professores no semiárido baiano e o papel da universidade: uma cartografia possível(2019-06-19) Santos, Ivete Teixeira dos; Sales, Márcea Andrade; Mendonça, Lívia de Carvalho; Neiva, Luiz Paulo de Almeida; Jesus, Rosane Vieira deEste texto reflete um esforço de pesquisa no qual intenciono compreender o papel da Universidade e as suas responsabilidades institucionais para a Formação de Professores, no município de Euclides da Cunha/BA. Em seu percurso, busquei cartografar o que passa, o que acontece, e como os sujeitos envolvidos na pesquisa vivenciam este movimento, identificando cursos de formação de professores oferecidos pela UNEB, através do Campus XXII - Euclides da Cunha; bem como suas ressonâncias na formação docente no Território de Identidade Semiárido Nordeste II. Metodologicamente, o texto foi produzido segundo os pressupostos da investigação Narrativa e da Cartografia, com aporte teórico principal dos filósofos Deleuse e Guattari (2011), Passos e Kastrup e (2009), Clandinin e Connelly (2015). A cartografia foi desenvolvida a partir do entrecruzamento dos depoimentos e relatos de vinte e sete sujeitos, e por diferentes caminhos provocados por encontros com autores que discutem formação docente; questões relacionadas à Universidade e políticas públicas educacionais voltadas à formação docente, dos quais destaco: Boaventura (2009), Fialho (2005), Veiga (2008), Gatti, Barreto e André (2011), Pimenta (2009), André (2016), Nóvoa (2011), Saviani (2009), Santos (2004), Zabalza (2007), Ball e Mainardes (2011) e Mainardes (2006). Para a produção de informações qualificadas fiz levantamento documental, a partir do Projeto de Desenvolvimento Institucional da UNEB; de Leis e Documentos Oficiais que regulamentam a formação docente no Brasil, que regulamentam as Políticas Públicas voltadas à formação docente no Brasil; e do Projeto de Implantação e Reconhecimento dos Cursos de formação de professores. Valorizando a narrativa como dispositivo de pesquisa, acionei Grupos de Discussão (Dialogais) para o diálogo com gestores do Campus XXII, representantes da Secretaria Municipal de Educação e do Núcleo Territorial de Educação – NTE. Além disso, recebi Cartas Narrativas, escritas por estudantes egressos dos cursos ofertados pelo Campus XXII/Euclides da Cunha, mobilizando relatos destes partícipes da pesquisa. Os resultados apontam que a Universidade, embora possua grandes potencialidades no requisito formação inicial de professores, ainda necessita de ajustes no currículo, e apresenta total fragilidade nos requisito formação continuada e aproximação com escola e comunidade. Assim, esse estudo, pode favorecer o desenvolvimento de possíveis reorientações de ações desenvolvidas pela nossa Universidade, com o intuito de contribuir para as discussões sobre formação de professores da Educação Básica no interior dela.