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- ItemA diversidade gastronômica internacional do bairro do Rio Vermelho, Salvador, Bahia(Universidade do Estado da Bahia, 2023-12-05) Lopes, Letícia Conceição; Silva, Pâmela Lúcia Pessoa Santos; Bnadeira, Ariadna da Silva; Dantas, Fernanda Rafaela Alves; Reis, Rosana Santana dosA cidade de Salvador, na Bahia, onde a identidade afro-brasileira é evidente, adotou no seu cenário gastronômico algumas culinárias vindas de outros países. O bairro do Rio Vermelho com sua característica boêmia abre espaço para essa variedade. O presente trabalho possui como tema: A variedade da oferta de restaurantes internacionais como fator de fortalecimento do turismo de Salvador. Este Trabalho de Conclusão do Curso tem como objetivo caracterizar 10 restaurantes de culinárias internacionais existentes no bairro gastronômico do Rio Vermelho em Salvador/BA. O referencial teórico utilizado foi construído com os temas: gastronomia; turismo; destinos turísticos; oferta turística; bairro gastronômico; gastronomia internacional. Quanto a pesquisa foi adotado a pesquisa de gabinete, onde foi feito um levantamento bibliográfico e documental, com coleta de dados de formato digital, através de redes sociais e sites de busca e de turismo. Ao final da caracterização percebe-se, que o Rio Vermelho possui restaurantes raros no cenário gastronômico de Salvador. Os restaurantes possuem um potencial para atrair a atividade turística com a adição da oferta de restaurantes de gastronomia internacional no bairro.
- ItemA lei Maria da Penha e a comunicação social: por um encontro promissor(Universidade do Estado da Bahia, 2009) Farias, Maria Auxiliadora De Oliveira; Cordeiro, TâniaSancionada há dois anos (07 de agosto de 2006), a Lei de número 11.340/2006, divulgada com o nome de Lei Maria da Penha, cria mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher, nos termos do parágrafo 8º do artigo 226 da Constituição Federal, da Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Mulheres e da Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência contra a Mulher. É uma resposta jurídica a um problema social, que perpassa a dimensão de valores como a liberdade e a igualdade entre os homens, sem distinção de qualquer natureza, inclusive de sexo.
- ItemA adaptação dos usuários de um setor do instituto do meio ambiente e recursos hídricos (INEMA) ao Sistema Eletrônico de Informações Estaduais (SEI)(2022-12-01) Boa Morte, Michelle SilvaO presente artigo tem como objetivo analisar a adaptação dos usuários de um setor do INEMA ao sistema SEI. O sistema é definido como uma ferramenta eletrônica de controle de processos administrativos com o propósito de tornar eficiente as atividades nas instituições públicas. Para este estudo de abordagem qualitativa foi realizada pesquisa bibliográfica, documental e pesquisa de campo no setor. A implantação de um sistema de informação pode ser entendida como um processo de mudança organizacional, pois tem o potencial de interferir em vários aspectos na organização. Para verificar se houve cooperação ou resistência à implantação do sistema, foi aplicado um questionário com os servidores públicos do setor. Dentre os resultados encontrados, foi identificado que a maioria dos respondentes se adaptaram bem ao sistema. Podendo ser observado que há uma cooperação à mudança implantada. Nesse sentindo, quando os usuários são favoráveis à mudança organizacional tende-se alcançar os objetivos e a eficiência esperada.
- Item“África além dos Safáris?” Uma leitura de imagens em sites de operadoras de turismo e Destination Management Companies(Universidade do Estado da Bahia, 2023-07-04) Navarrete, Vivian Andrea Arango; Sá, Natalia Silva Coimbra de; Viñal Júnior, José Veiga; Velasco, Miriam Medina; Bandeira, Ariadna da SilvaHá no sensível um poder extraordinário. A literatura indica que no turismo, assim como no mundo, a imagem é especialmente importante e poderosa para manter ou mudar a imagem de um destino turístico, principalmente quando se tem o poder e acesso aos meios de comunicação. Dentre os continentes, a África se destaca, cada vez mais, como importante destino turístico no mercado mundial. Este trabalho tem como objetivo refletir sobre a(s) imagem(ns) projetada(s) e promovida(s) da África como destino turístico em 2022 a partir das imagens divulgadas nas páginas web das operadoras de turismo e Destination Management Companies (DMC) especializadas neste continente, associadas à African Travel and Tourism Association (ATTA), com sede na África e Europa, utilizando a concepção de imagem de Augusto Boal (2009). Em termos metodológicos a pesquisa é exploratória, básica e qualitativa com traços quantitativos. Em termos do procedimento, trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental, com levantamento, registro, tratamento e categorização de dados a partir das informações disponíveis nas páginas web das empresas identificadas na ATTA e depois organizadas e filtradas usando categorias de palavras. A leitura da(s) imagem(ns) da palavra África no turismo, e se a(s) mesma(s) vão além do safári, foi feita ao relacionar entre si informações de palavras associadas a três questões observadas nas 125 empresas associadas à ATTA e que, após os filtros, só trabalham no continente africano. A primeira questão, associada à correspondência espacial de regiões e países ofertados pelas empresas quando usam a palavra África no nome; a segunda, comparando a primeira foto que aparece nas páginas web das empresas junto com as palavras mais repetidas nos slogans das mesmas; e a terceira, percebendo quantas das empresas ainda oferecem o safári como atrativo principal do continente. Essa leitura combinada de palavras e imagens aponta, de modo geral, que considerando os critérios de que a imagem do safári construída pelos ingleses está associada aos 5 grandes animais (leão, rinoceronte, elefante, leopardo e búfalo), aos acampamentos, aos jeeps ou a outros elementos como a câmera fotográfica ou as roupas. Registra-se que em relação ao sensível (primeiras fotos), o 84,2% das empresas da Europa e 74,74% das empresas com sede na África ainda usam imagens associadas ao safári e em relação ao simbólico o 89,48% das empresas com sede na Europa e 81,82% das empresas com sede na África fazem o mesmo. Safári este popularizado pelos ingleses, opressores que se destacam na história do turismo do continente, ao serem autores, ainda, da imagem que mexe com os sentidos dos viajantes.
- ItemUma análise de Fundos de Investimentos em Ações com Gestão Ativa e o Mercado Eficiente(2022-12-22) Quadros, Vítor MatosO presente artigo tem como objetivo avaliar a performance de fundos de investimentos em ações com gestão ativa e investigar a Hipótese do Mercado Eficiente (HME), com vistas a sua validade acadêmica conceitual. Este trabalho permeia a visualização do desempenho de fundos de ações com histórico igual ou superior há 10 anos da sua data de criação, a partir do levantamento público (quantitativo) das informações a eles relativas na plataforma Mais Retorno, relacionando-os à benchmarks financeiros do cenário econômico nacional, bem como índices e demais indicadores de desempenho do mercado de ações. Os resultados indicam evidências concretas em 22 (37,30% da amostra) fundos no limiar de tempo, do registro de rentabilidades consideravelmente superiores ao Ibovespa – mas eles não consideram a soma dos intervalos em que o crescimento foi menor que benchmark.
- ItemAs experiências dos hotéis Quality Hotel e Suítes São Salvador, Mercure Salvador Boulevard e Mercure Salvador Pituba sobre as práticas individuais de enfrentamento à pandemia de COVID-19. (2020-2022)(Universidade do Estado da Bahia, 2023-07-05) Pires, Bruno Brugni da Cruz de Aquino; Mendes, Jader Cardoso; Freitas, Jorge Antônio Alardo Rodrigues de; Reis , Chelly Costa Souza dos; Viñal Junior, José VeigaEsta pesquisa apresenta uma visão das experiências dos hotéis Quality Hotel e Suítes São Salvador, Mercure Salvador Boulevard e Mercure Salvador Pituba no cenário da pandemia global de COVID-19, doença infecciosa causada pelo coronavírus SARSCoV-2, que se espalhou pelo mundo a partir do início do ano de 2020. Com o objetivo de identificar as medidas individuais utilizadas para o enfrentamento à crise sanitária nos três hotéis, esta pesquisa visa demonstrar como se deu, nos hotéis selecionados, o processo de adequação às práticas de enfrentamento ao COVID-19 e seus impactos nas operações. Os hotéis estudados estão localizados na cidade de Salvador, no estado da Bahia, Brasil, sendo estes bastante representativos na cidade devido à sua localização estratégica em áreas comerciais e turísticas. Metodologicamente, neste trabalho, utilizou-se uma abordagem qualitativa do tipo estudo de caso. Quanto aos meios, a investigação envolveu, pesquisa bibliográfica, de campo e coleta de dados através de entrevistas e aplicação de questionários semiestruturados com os representantes legais dos hotéis. Os resultados obtidos demonstram a visão dos entrevistados sobre as práticas individuais de combate à pandemia de COVID-19, a fim de somar conhecimento para futuras discussões de padronização de respostas a situações de emergência em meios de hospedagem.
- ItemCarnaval de Salvador: como a economia transformou a manifestação popular em produto da indústria cultural(Universidade do Estado da Bahia, 2009) Silva, Bruna Gomes Lopes Sampaio; Matos, Rita de Cássia AragãoO Brasil é um país tipicamente e tradicionalmente festivo. E foi na Bahia que tudo começou: desde o seu descobrimento até à entrada do carnaval. Carnaval de Salvador. Um fenômeno que se expressa por tantas cores, significados, sentidos e sons. Um espetáculo múltiplo e complexo da cultura, capaz de revelar – de forma real, provisória e efêmera – a própria vida da Bahia e seu povo, que experimenta e vive o carnaval de bairro, dos circuitos, dos bailes; todos estes repletos de música, dança, confraternização e batucadas elétricas.
- ItemDireitos autorais: a práticas das editoras universitárias de Salvador(Universidade do Estado da Bahia, 2009) Camacam, Dorothy Requião; Ferraz,, Maria Aparecida Viviani
- ItemDiversidade Cultural: Uma análise das publicações do EnANPAD no período de 2015 a 2020(2022-12-22) Magalhães, Leonardo Mitsuo Watanabe; Benevides, Tânia MouraCultura e diversidade são temas entrelaçados que estão progressivamente marcando presença no cotidiano das empresas, convidando-as a se atualizarem com as crescentes demandas sociais. O presente trabalho tem por objetivo caracterizar as publicações sobre diversidade cultural circunscritas ao Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (EnANPAD), nas edições de 2015 a 2020. Tem como abordagem metodológica a pesquisa quantitativa e qualitativa, revisão de literatura e a bibliometria como instrumento de coleta e análise de dados. O principal resultado destaca o baixo quantitativo de artigos versando sobre diversidade cultural no evento, assim como também observado inicialmente nos indexadores Scientific Electronic Library Online (SciELO), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Google Acadêmico.
- ItemEstilos de liderança no cargo de diretor de operações: influências e resultados nas organizações startups no ano de 2022(2022-12-07) Virgens, Michele Farias dasDiante das inovações tecnológicas, da globalização e da Era da Informação, este artigo buscou identificar o estilo de liderança ideal para assumir o cargo de Diretor de Operações em três Startups Brasileiras no ano de 2022 no ramo Fintec, consideradas Unicórnio (C6 Bank, Neon e Nubank). O presente Trabalho trata-se de uma pesquisa com abordagem dedutiva, de caráter exploratório e qualitativo, com o uso das Pesquisas Bibliográficas associando as palavras-chave e Pesquisas de Internet em sites de recrutamento e seleção. A partir da análise sobre as principais Competências, Habilidades e Atitudes (CHA) esperadas por essas empresas, os resultados mostraram que ter somente conhecimentos técnicos (conhecidos como Hardskills) na área não é o suficiente, as habilidade e competências relacionadas ao comportamento do profissional conhecidas como softskills se sobressaem, pois está relacionada à capacidade humana de desenvolver adaptabilidade em um ambiente acelerado, perfil analítico, ter iniciativa, criar soluções inovadoras, motivar e incentivar a equipe. Conclui-se então que “fator-chave” para o estilo de liderança no contexto das Startups é voltado para uma liderança democrática, com um modelo de trabalho horizontal, fomentando a criatividade e motivação da equipe, pois suas características se assemelham as SoftSkills requisitadas por essas organizações.
- ItemFestas de verão em Salvador: reflexões sobre a atuação dos órgãos oficiais de turismo e cultura no contexto da COVID-19(2023-07-04) Reis, Eric da Silva; Sá, Natalia Silva Coimbra de; Lima , Carmen Lúcia Castro; Viñal Júnior, José VeigaConsiderada por muitos como a cidade da alegria e da música, a capital da Bahia é detentora de uma grande diversidade cultural, ora identificada especificamente pela sua musicalidade e danças, ora de modo geral por elementos culturais, históricos, religiosos e artísticos. É também nessa localidade que ocorrem diversas manifestações que reúnem todos esses elementos: as festas populares. Afetadas pela COVID-19, um vírus que se alastrou em nível mundial e levou à perda de milhares de vidas, as entidades religiosas que realizaram os festejos necessitaram se adaptar ou cancelar tais eventos devido às restrições que o estado de pandemia exigiu, como a recomendação de evitar aglomerações para minimizar a proliferação do vírus. Haja vista que as festas, em especial as do calendário de verão, também são inseridas nos discursos de baianidade e, principalmente, na promoção turística da cidade realizada por órgãos públicos, o objetivo deste trabalho é promover uma reflexão acerca da atuação da Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (SETUR), Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SECULT-BA), Secretaria de Cultura e Turismo da cidade de Salvador (SECULT-Salvador) e Empresa Salvador Turismo (SALTUR) no que tange aos cancelamentos e às possíveis realizações dos festejos populares do período de verão tendo em vista o contexto da COVID-19 entre 2020 a 2022. A pesquisa foi de caráter exploratório e natureza básica, utilizando-se de procedimentos técnicos como a pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, entrevistas e pesquisa de campo, além da abordagem com foco qualitativo com traços quantitativos. A partir dos dados investigados, foi perceptível uma ausência de ações destinadas diretamente ao campo das festas populares do ciclo de verão pelos órgãos, ficando apenas restritas a ações para o âmbito cultural num modo geral, não contemplando a todos os festejos. Sem a existência de uma relação de parceria entre órgãos e entidades, isso impacta diretamente não só na questão financeira, mas também na manutenção das tradições culturais seculares, uma vez que as festas populares têm sua importância para o turismo e a sociedade.
- ItemGênero e a representação do feminino no programa de rádio: “aí vêm elas”(Universidade do Estado da Bahia, 2009) Pereira, Manuela Ramos; Aguiar, RuyGênero e representação do feminino no programa de rádio “Aí Vêm Elas” é o tema do presente trabalho de pesquisa (quantitativa e descritiva). Através de um estudo de gênero para melhor compreender as relações sociais entre os homens e as mulheres nos dias de hoje, levando em consideração a construção cultural desses modelos sociais foi feita uma análise do programa. O programa apresentado exclusivamente por mulheres – como indica o próprio nome – traz temas para discussões entre os ouvintes. Os assuntos geralmente giram em torno de relacionamento e sexualidade, por isso temas como: identidade, representação social, sexualidade, entre outros, também foram lavados em conta. Para uma melhor precisão e compreensão do seu conteúdo os programas do período analisado foram gravados. A primeira análise do programa buscou perceber como ele funciona, e o perfil das apresentadoras. Como se trata de um programa de participação dos ouvintes, foram feitas analises sobre as participações. A interpretação dos resultados obtidos revelou que a maioria de ouvintes anônimos é do sexo feminino, porque os homens se sentem mais à vontade em expor suas opiniões do que as mulheres. Uma terceira análise foi feita em seguida, com base nos programas transcritos. As falas das apresentadoras, bem como a dos ouvintes, foram levadas em consideração. Os temas mais recorrentes e especialmente a questão do gênero foram escolhidos para esta análise, a fim de compreender melhor as visões e as opiniões presentes naquele cenário, além de tentar encontrar respostas para algumas questões. Finalmente, com base em todo material produzido e no perfil de cada uma das três apresentadoras (devidamente traçado), foi feita uma análise ética dos valores utilizados por cada uma delas. A partir dessa análise, foi possível decodificar a representação que cada uma possuía da mulher, de acordo com suas falas.
- ItemImportância, desafios e limitações para o desenvolvimento do turismo religioso na Cidade Santa em Dias d'Ávila(Universidade do Estado da Bahia, 2023-07-11) Melo, Melissa Oliveira; Sá, Natalia Silva Coimbra de; Santos, Adriana Melo; Silva, Emília Maria Salvador; Viñal Junior, José VeigaEste estudo tem como objetivo apresentar a importância, os desafios e as limitações para o crescimento do turismo religioso na Comunidade Cidade Santa, localizada no município de Dias D'Ávila, Bahia, como um atrativo turístico religioso. A Bahia se destaca como um estado brasileiro que expressa de maneira significativa o turismo religioso em suas diversas formas. O turismo religioso apresenta características que se assemelham ao turismo cultural, especialmente por meio dos eventos religiosos que são expressões culturais de grupos específicos. A Comunidade Cidade Santa, construída há sete anos na região metropolitana da capital baiana, tem experimentado um crescimento ao receber peregrinos e turistas religiosos. Para compreender o potencial turístico desse local, foram realizadas pesquisas bibliográficas, coleta de dados documentais, entrevistas e observações de campo. Acredita-se que a Comunidade Cidade Santa possui as características necessárias para se tornar um atrativo turístico, porém, é preciso desenvolver o entorno e a organização turística para que o local possa alcançar seu pleno desenvolvimento como destino.
- ItemJogos digitais e turismo na cidade de Salvador: possibilidades a partir dos e-sports e promoção turística 2017-2023(Universidade do Estado da Bahia, 2023-12-05) Fontes, Matheus Guimarães; Ferreira, Stephanie Borges de Santana; Lima, Carmen Lúcia Castro; Moura, Juliana Santana; Freitas, Jorge Antônio Alardo Rodrigues deCampeonatos que outrora eram considerados pequenos torneios promovidos pelos gamers nas famosas Lan Houses dos anos 2000, desdobrava-se mais tarde no conhecido e-sports, que trouxe possibilidades de ampliar o mercado de jogos e se transformou em um negócio bastante rentável, deixando explícito o seu potencial por meio da promoção de grandes eventos de e-sports, promovidos no Brasil e em outros países. Os jogos digitais vêm ganhando olhares de diversas áreas das ciências, como na educação, tecnologia, saúde e turismo, e a forma como tem se comportado na execução dos eventos de e-sports, desperta a atenção para a necessidade da relação benéfica que mantém com o segmento de Turismo de Eventos. O presente trabalho parte do ponto de como os jogos eletrônicos vem a contribuir para um turismo eficiente na cidade de Salvador. O objetivo deste é identificar as potencialidades dos e-sports na promoção do turismo em Salvador. Para alcançar tais estudos e resultados, foram utilizadas pesquisas, e entrevistas semiestruturadas com dois gestores de organizações que se relacionam ao tema, além de organizar eventos de esportes eletrônicos na cidade de Salvador, e um influenciador soteropolitano da comunidade gamer, com o objetivo de mostrar como é a visão do público que consome esse produto, relacionado ao turismo. Com este trabalho foi possível verificar com o auxílio das entrevistas realizadas se Salvador, de fato, pode compor um cenário competitivo de eventos de e-sports, chegando ao ponto em que a cidade, ao apresentar bons espaços e equipamentos disponíveis, podem sim contribuir com um cenário competitivo de jogos eletrônicos, entretanto este deve ser bem planejado em parceria com os setores público e privado.
- ItemMídia e direito penal: articulação e influência na conformação da imagem(Universidade do Estado da Bahia, 2009) Mota, Rejane Francisca Dos Santos; Aragão, RitaDentre os poderes estabelecidos na sociedade moderna, não há dúvida de que a mídia é um elemento fundamental, seja na manutenção do regime democrático, seja ao exercer seu papel de fiscalizador das instituições ou no papel de informar. Estes papéis sociais são expressos. Assim, levando-se em consideração os papéis que são exercidos implicitamente, como a formação de representações sociais e a formação da opinião pública, observa-se que a relevância social da mídia é muito mais vultosa.
- ItemNUGSEX - Diadorim planejamento de comunicação(Universidade do Estado da Bahia, 2009-04-04) Santana, Márcio Antônio; Carvalho, Ana Lúcia Borges deEste Planejamento de Comunicação com ênfase em Plano de Mídia busca oferecer instrumentos que possibilitem uma maior visibilidade ao Núcleo de Estudos de Gênero e Sexualidade (NUGSEX Diadorim), da Universidade do Estado da Bahia, perante os integrantes da Universidade. O planejamento abarca como público-alvo principalmente os professores e alunos da Universidade, que, em sua maioria, não conhecem o Diadorim e, muitas vezes, pensando que não existe uma instituição na Universidade que trabalhe os temas de gênero e sexualidade, desistem de realizar estudos neste campo. Mostrar a cobertura e subsidio que o Diadorim pode conceder a esses estudantes é benéfico tanto para os interessados nas pesquisas quanto para o exercício das atividades do Núcleo, e, até mesmo, para a imagem da Universidade como um todo. Para atingir tais objetivos, é esperado o apoio dos diversos setores da Universidade. Ao perceber que o NUGSEX não é conhecido por grande parte da Universidade da qual faz parte, viu-se a necessidade de divulgá-lo para, desta maneira, estimular o seu desenvolvimento através do despertar de interesses sobre as áreas temáticas do Núcleo. No decorrer do trabalho também são traçados o histórico e a situação atual do NUGSEX, com suas conquistas, atividades e problemas. Para compreender a necessidade de um Núcleo como o Diadorim em uma Universidade, é preciso ter noção da importância social da discussão das questões de gênero e sexualidade e, para tanto, este Planejamento também traz esta visão reflexiva, através de um referencial teórico. As estratégias e táticas do Planejamento são embasadas em pesquisas de opinião realizadas para colher sugestões de componentes da UNEB e do NUGSEX Diadorim, e reuniões com os integrantes do Núcleo e a docente orientadora. Um dos maiores desafios enfrentados por este planejamento é tornar o NUGSEX visível na UNEB com o menor custo financeiro possível. O planejamento está dividido em duas partes, no primeiro momento são catalogadas informações como a descrição, a trajetória, a estrutura e a funcionalidade do Núcleo Diadorim, assim como potencialidades e fragilidades e o referencial teórico sobre gênero e sexualidade e, na segunda parte, as estratégias e táticas levantadas para fazer com que o NUGSEX Diadorim se torne mais conhecido entre os componentes da Universidade do Estado da Bahia, assim como o Plano de Mídia propriamente dito, onde são apresentadas as ações necessárias para efetivação as mudanças cogentes, assim como outros elementos do referido Plano.
- ItemO turismo como fator de desenvolvimento no município de Palmeiras, Chapada Diamantina, BA(Uiversidade do Estado da Bahia, 2023-07-03) Rellstab, Laura Cavalcanti; Sá, Natalia Silva Coimbra de; Reis, Rosana Santana dos; Viñal Júnior, José VeigaPalmeiras é um dos municípios que compõe a Chapada Diamantina, zona turística localizada na Bahia. Sua história, assim como dos outros municípios da Chapada, está estritamente ligada à exploração de diamantes que ocorreu na região por volta de 1844. A exploração da pedra preciosa foi intensa até meados dos anos 1870, quando houve a descoberta das jazidas na África do Sul. Contudo, ainda no século XIX, houve a valorização do carbono, utilizado na fabricação de brocas na abertura do Canal do Panamá. Já no início do século XX, começou a surgir outra alternativa econômica, principalmente no município de Lençóis: o turismo. Essa atividade ainda precisou dividir espaço com o garimpo, até que, em 1985, visando a conservação dos seus recursos naturais, foi criado o Parque Nacional da Chapada Diamantina, com sede em Palmeiras. O município dispõe de uma localização privilegiada e de diversos atrativos naturais e culturais, sendo os mais conhecidos, nacional e internacionalmente, o Morro do Pai Inácio, a Cachoeira da Fumaça e o Vale do Capão. Porém, ainda que detenha de tantos atrativos importantes para o desenvolvimento do turismo na Chapada Diamantina, é um município cujo nome não possui muita visibilidade como destino turístico. Com isso, se fez necessária a pesquisa, bibliográfica e de campo, para entender como o turismo tem sido desenvolvido no município, descobrir os pontos que precisam ser melhorados através de um planejamento, para que haja um desenvolvimento turístico que gere benefícios para a sua comunidade. Com entrevistas realizadas com a Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, os estabelecimentos de hospedagem e residentes locais, foi possível identificar alguns dos principais problemas enfrentados para se desenvolver o turismo na cidade, e que podem vir a ser solucionados através do Plano Diretor Orientado ao Turismo que está sendo desenvolvido.
- ItemPatrimônio cultural material e imaterial do município de Brejões-BA: potencialidades para implantação do turismo cultural(Universidade do Estado da BAhia, 2023-12-06) Jesus, Luis Fernando Sales de; Reis, Rosana Santana dos; Dantas, Fernanda Raphaela Alves; Santos, Tadeu Bello dosO Turismo Cultural tem como motivação para viajar a cultura atrelada ao patrimônio cultural de natureza material ou imaterial, assim a preservação destes itens é fundamental para o desenvolvimento desta segmentação turística. Brejões-BA, município localizado dentro do Território de Identidade Vale de Jiquiriçá, encontra-se geograficamente próximo a municípios que compõem uma zona turística, porém o turismo não é desenvolvido no local. Com isso lugares que não conhecem sua história através do patrimônio, não conseguirá ter a visão que esses bens podem se tornar recurso turístico, assim invisibilizando sua identidade negligenciando a existência desses bens, sendo necessário estudos que coloquem o patrimônio como foco, com isso o objetivo dessa pesquisa tende a analisar a potencialidade turística do patrimônio cultural material e imaterial do município de Brejões-Ba. Com a seguinte problemática, apesar de não ser considerada um município turístico, como o patrimônio cultural material e imaterial do município podem contribuir para implantação do turismo cultural em Brejões? Com isso foi adotado como metodologia uma pesquisa exploratória, de natureza básica, adotando o estudo como procedimento técnico, tendo como foco o patrimônio cultural material e imaterial de Brejões-BA, como recurso turístico. Por mais que o município não esteja no fluxo convencional do turismo baiano, é possível transformá-lo em turístico, desde que sejam seguidas as orientações para promover o turismo cultural no município.
- ItemPesquisa de mercado e imagem para o Meat – cortes especiais e assados na brasa(Universidade do Estado da Bahia, 2008) Oliveira,, Ane Milena Oliveira deO trabalho aqui proposto é a realização de uma pesquisa de imagem e de mercado para uma organização privada de pequeno porte. Diante desta situação, podemos tratar a comunicação como algo fundamental para a compreensão das organizações, sem a qual as mesmas não existiriam. Sabe-se que a comunicação dentro de uma empresa é um fenômeno bastante complexo, no entanto ela pode ser dividida em dois aspectos distintos: como um conjunto de estratégias de comunicação empregadas para a difusão de informações, ou simplesmente como processos comunicativos existentes nas relações sociais que constituem uma empresa.
- ItemPlanejamento de relações públicas cooperativa de rádio táxi dos motoristas autônomos de Salvador LTDA – ligue-táxi(Universidade do Estado da Bahia, 2009) Santos, Thaís Silva Piaggio dos; Teodoro, LuísO Projeto Experimental para a Cooperativa de Rádio Táxi dos Motoristas Autônomos de Salvador LTDA - Ligue Táxi objetivou evidenciar a relevância das relações públicas, no desempenho da função estratégica, por meio do planejamento. Estas premissas incentivaram a busca de uma comunicação excelente e mais sintonizada com as exigências dos seus públicos de interesse. Para tal, foi aplicado, neste estudo, todo conhecimento teórico e prático aprendido durante a graduação na Universidade do Estado da Bahia, para a concepção de um Planejamento de Relações Públicas. A priori, foi realizado um estudo aprofundado da organização, visando identificar problemas e oportunidades relacionados com a comunicação e imagem institucional e avaliar o comportamento dos seus públicos. Em seguida, a realização de uma análise estratégica, tanto no seu ambiente interno, quanto externo, permitiu o desenvolvimento do diagnóstico dos dados adquiridos, para posterior construção do plano, o qual se valeu de técnicas e instrumentos de comunicação adequados para a promoção de relacionamentos efetivos. Foi premissa básica, propor estratégias comunicacionais condizentes com a realidade da Cooperativa.