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- ItemA corporeidade negra/gay em "contos negreiros"(UNEB, 2023-12-11) Landin Neto, Américo Paes; França, Thiago Alves; Santos, Rogério Luid Modesto dos; Oliveira, Fabio AraujoEste trabalho tem como objetivo analisar, a partir das lentes da Análise de Discurso Materialista (AD), as representações sobre a corporeidade negra/gay a partir da obraliterária “Contos Negreiros”, de Marcelino Freire, com enfoque nos efeitos de sentidos produzido por/para ou “ao redor” do que é enunciado por um autor branco, olhando especialmente para a afirmação de que a forma como os personagens são (re)construídos reforça um imaginário sobre sujeitos concretos. Nesta pesquisa, fizemos uma investigação sobre o funcionamento do imaginário sócio-histórico e cultural que autoriza a (re)produção dos efeitos de hipersexualização encontrados na obra. Examinamos como essas representações são influenciadas pelo discurso colonial e pelo discurso “pseudocientífico” que contribui para a construção do imaginário relacionado ao sujeito negros/gay. Além disso, abordamos a relação entre o autor, homem branco, produtor de um discurso reforçado pelo cânone literário, enquanto aparelho ideológico, e a representação feita por ele da(s) comunidade(s) negra/gay. Nesse sentido, a análise se concentrou em trechos específicos da obra, transformados em Sequencias Discursivas, que puseram à prova algumas hipóteses, entre elas a de que a forma como o autor (re) produz a hipersexualização como meio de representação limita as relações amorosas e sexuais dos sujeitos negros/gays à forma majoritária como seus corpos são socialmente interpretados. Neste trabalho, pudemos observar que a existência de uma cultura hegemônica brancocêntrica e heteronormativa acaba por explorar a estigmatização da estética negra. Dessa forma, a obra “Contos Negreiros” reflete e reforça essa dinâmica, contribuindo para a perpetuação de padrões discriminatórios na sociedade. Ao final desta pesquisa, pudemos compreender que a problemática da hipersexualização, a partir daquilo que não é dito, faz com que sujeitos masculinos interseccionalizados nas condições negra/gay sejam sujeitos aos quais se atribuem a ideia de não estabelecimentos de vínculos amorosos afetivos e efetivos. Por fim, dizemos que a desconstrução desses estereótipos é crucial para uma leitura mais justa e equitativa, visando a promover uma compreensão mais ampla e humana da diversidade de experiências presentes nos discursos contemporâneos.
- ItemA descrição do mundo femininono século XIX: o diálogo entre as obras Orgulho e Preconceito, O Visconde que Me Amava, e Senhora(Universidade do Estado da Bahia , 2023-12-08) Oliveira, Angélica Silva; Neres, Gleiciane Domingos; Sopran, Fátima Leonor; Souza, Alan Brasileiro de; Cruz, Erica Neitzke daA presente monografia tem como objetivo principal investigar o papel que a mulher exercia na sociedade do século XIX e o diálogo existente entre as personagens principais das obras "Orgulho e Preconceito", de Jane Austen, "O Visconde que me amava", de Julia Quinn e “Senhora", de José de Alencar. A realização desta análise foi baseada na Literatura Comparada, devido ao fato de ter sido feita uma análise comparativa acerca de aspectos do mundo feminino no contexto do século XIX, produzidas em culturas e contextos diferentes. Aqui, são analisados um romance brasileiro, um inglês e um norte-americano. Essa análise abarca aspectos sociais da vida de uma mulher dois séculos atrás, pontuando como elas eram vistas, sua educação e seus projetos de vida, comparando como cada autor aborda esses problemas, a fim de procurar semelhanças e divergências entre elas, sendo assim, esse trabalho faz um estudo de gênero. O trabalho tem como referencial teórico os estudos de Carvalhal (2006), Nitrini (1997), Boniatti (2000), Woolf (2019), Costa (2018), entre outros. Após a comparação, foi possível perceber que, apesar de suas diferenças culturais e de época, os três autores conseguiram descrever o universo feminino do século XIX com verossimilhança, ressaltando os desafios e a personalidade de cada protagonista.
- ItemA educação de jovens e adultos (EJA): o livro didático de ciências e biologia é adequado para seus fins?(Universidade do Estado da Bahia , 2023-11-24) Lima, Ana Francisca de Jesus; Santos, Loyana Docio; Carvalho, Ana Jovina Oliveira Vieira de; Oliveira, Fábio de; Martins, Nilza da SilvaA Educação de Jovens e Adultos – EJA com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) n.º 9394/96 em seu Art. 37 garante o direito à educação para jovens e adultos que não tiveram acesso na idade adequada. No Brasil, a EJA tem a sua trajetória marcada por múltiplas dificuldades a serem sanadas. Pesquisas apontam fragilidades neste sistema que versam desde os conteúdos a serem ministrados até a existência de livros próprios, onde o material didático destinado a esse público não é suficiente para atender às necessidades dos alunos (e mesmo as da sociedade), sendo, muitas vezes, descontextualizados da realidade deles. Diante disso, são trazidos questionamentos sobre os livros quanto aos conteúdos, como é apresentada a abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), sendo que essa metodologia nos remete para reflexões onde o conhecimento científico é elemento importante na capacitação do sujeito para o pleno exercício da cidadania. Partindo destes pressupostos, o trabalho tem como objetivo geral verificar qualitativamente a coerência do conteúdo pedagógico dos livros didáticos de Ensino Fundamental II e Médio destinados a EJA e os temas de cunho científico publicados, nas disciplinas de Ciências e Biologia, contrastando com a abordagem CTSA, com vistas na exatidão dos conteúdos, adequação a realidade do aluno, e necessidades sociais para diversas áreas de trabalho incluindo inserção no ensino superior. Neste contexto, o presente trabalho visa analisar o conteúdo teórico, os recursos visuais e as atividades propostas, identificando a ocorrência da abordagem CTSA, além de apontar coerências ou incoerências nos conteúdos científicos e de assuntos necessários à vivência social. Para isso foram coletados livros didáticos da EJA nas bibliotecas das escolas de rede municipal e estadual do município de Wanderley — BA. Os resultados mostraram que, em geral, os livros didáticos possuem conteúdos resumidos e trazem uma adequação para a categoria quando buscam ampliar o conhecimento mediante um diálogo constante com a vivência do aluno.
- ItemA percepção dos alunos do 9º ano sobre temáticas ambientais em escolas públicas de Barreiras-BA(Universidade do Estado da Bahia, 0023-11-22) Rocha, Daiana de Souza; Costa, Adilson Alves; Miranda, Maria Anália Macedo de; Stefanelo, Daniela RossatoAtualmente estudos têm divulgado que os impactos das Mudanças Climáticas são mais extensos e graves do que previamente estipulado mesmo depois de 70 anos de conferências climáticas, onde acordos estabelecidos e legislações ambientais foram criadas. Diante da perspectiva de que a Educação Ambiental Crítica é uma ferramenta indispensável no combate desses problemas, essa pesquisa teve como objetivo principal avaliar a percepção dos estudantes do 9º ano sobre temáticas ambientais, em escolas públicas do município de Barreiras-BA. Para isso, foi feito uma revisão bibliográfica a respeito do tema e aplicado um questionário nas turmas, através do qual foi evidenciado que os estudantes possuem uma percepção muito superficial dos problemas ambientais, mostrando desconhecimento da situação climática atual, demonstrando traços de uma Educação Ambiental Conservadora e Pragmática.
- ItemA transmidialidade de múltiplas linguagens para uma noite em L’enfer, de Davi Calil: a HQ como uma complexa rede intersemiótica.(UNEB, 2022-07-11) Dias, Filipe Rosa dos Santos ; Santos, Nelma Arônia; Santos, Nelma Arônia; Souza, Alan Brasileiro de; Soprano, Fátima LeonorO presente trabalho tem como objetivo analisar as relações intermidiáticas presentes na obra Uma noite em L’enfer de Davi Calil a partir dos diálogos evidenciados dentro dos seus requadros entre a obra ultrarromântica Uma noite na taverna de Álvares de Azevedo, a narrativa oral tradicional e a pintura de Francisco de Goya. Para a realização do trabalho, depreendeu-se uma análise de cunho qualitativo e comparativo, evidenciando as relações presentes entre as ramificações da história em quadrinhos. O impulso para a produção da pesquisa foi resultante das inquietações promovidas pelo quadrinho, pois dentro da sua narrativa, ocorrem relações de sentido que extrapolam a obra fonte como a mudança dos personagens para pintores que mudaram o panorama da arte ocidental (Vincent Van Gogh, Paul Gauguin, Henri de Toulouse Lautrec, Gustav Klimt e Francisco de Goya) e, junto com eles, referências as suas pinturas. Além das referências ao romance de Azevedo e a aproximação com a pintura, percebemos dentro dos diálogos promovidos, uma aproximação com a narrativa oral tradicional Nau Catrineta dentro da evocação do personagem Goya que comete o ato da Antropofagia. Portanto, a pesquisa se fundamentou em investigar como essas diversas mídias se ramificam a partir da macroestrutura do quadrinho e em como a linguagem dos quadrinhos possibilita um outro olhar sobre a obra clássica. Para tanto, foram necessários estudos que sustentassem essa visão rizomática sobre a obra analisada como as pesquisas sobre intermidialidade como as realizadas por Rajewsky (2012), Elleström (2017) e André Gaudreault (2012) possibilitaram analisar as particularidades das estruturas analisadas, bem como as suas zonas de convergência; teorias sobre a linguagem dos quadrinhos e a sua estrutura, principalmente, os realizados por Thierry Groensteen (2015) e Bárbara Postema (2018); as produções coordenadas por Jacob Guinsburg (1985) acerca das particularidades do romantismo, não só como uma limitação temporal, mas como a produção de uma estética; as investigações sobre a estética do grotesco e as suas manifestações ao longo do tempo representadas aqui por Kayser (2003) e Bakhtin (1987). Dessa forma, obtivemos, como resultado, um olhar rizomático sobre as camadas presentes dos quadrinhos, pois agregam outros sentidos além da obra fonte e aproxima a visão grotesca do romance para a estrutura do quadrinho.
- ItemAbordagem transversal da doença de chagas na rede pública de educação do município de Cristópolis-Bahia(2021-07-30) Souza, Taise Rodrigues deA Doença de Chagas tem origem no agente etiológico protozoário flagelado Trypanosoma cruzi. Embora seja uma doença cujo tratamento e formas de prevenção já tenham sido propaladas, a reincidência desta enfermidade ainda afeta 1,9 a 4,6 milhões de indivíduos no país. Esta pesquisa objetiva discutir como a Rede Municipal de Educação de Cristópolis/BA assume a problemática desta doença nas diferentes áreas do conhecimento nas escolas da cidade e do campo. Especificamente, objetiva ainda, identificar programas e projetos de Educação Ambiental que combatam pedagogicamente a Doença de Chagas e suas medidas de proteção. Trata-se de uma pesquisa de levantamento de cunho exploratório e abordagem qualitativa que fez uso de questionário fechado e estudo bibliográfico que tem como principais referências Enrique Leff (2015), Assis e Araújo-Jorge (2018), Malafaia e Rodrigues (2010), Mari Elizabete Bernardini Seiffert (2007) e Antônio Carlos Gil (2008). O estudo conferiu na materialidade da escola pública, seja no aspecto pedagógico ou da Política de Saúde Pública, seja nas limitações concretas das famílias (socioambientalmente vulneráveis) atendidas, como as políticas públicas municipais conferem frágil ou nenhuma atenção à problemática da Doença de Chagas que afeta a população do município. Não foram identificadas atividades que divulgassem as formas de transmissão, bem como os diferentes tipos de vetores da doença de Chagas na região.
- ItemAfetividade na Educação Infantil:A importância do afeto no processo de ensino-aprendizagem(2021-07-13) Siqueira, Eliete de Oliveira; Sampaio, Janie dos Santos CoimbraO presente trabalho apresenta uma reflexão sobre a afetividade, a partir de estudos sobre o tema realizados no período de 2019 a 2021, buscando investigar para compreender qual a importância da afetividade no processo ensino-aprendizagem de crianças da educação infantil. Nesse sentido, trabalhamos com os seguintes objetivos específicos: compreender a afetividade na educação infantil; explicar a importância da afetividade na relação professor/aluno e caracterizar as manifestações afetivas da educação infantil que interferem no processo ensino-aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo bibliográfica que utilizou alguns referenciais teóricos, dentre eles podemos citar Piaget e Wallon. Este estudo é importante na medida em que consegue identificar aspectos para compreender a importância da afetividade no processo ensino-aprendizagem.
- ItemAlbedo e emissividade média do cerrado nativo e monocultivo por imagem de satélite(2017-08-14) Araujo, Gutemberg Porto de; Silva, Marcos Antônio Vanderlei da; Souza, Silas Alves; Santana, Charles Cardoso; Felix, Rafael de SouzaO sensoriamento remoto orbital identifica as mudanças no uso da terra e por conseguinte, favorecer a identificação das alterações climáticas advindas de tais mudanças. Dentre suas vantagens, destaca-se a grande cobertura espacial, facilidade de obtenção de imagens, possibilidade de estimar diversos parâmetros do planejamento de atividades agrícolas. Assim, o presente trabalho teve como objetivo estimar o albedo superficial e a emissividade média, em área de monocultivo e cerrado nativo, a partir de produtos do sensor MODIS (Moderate-Resolution Imaging Spectroradiometer), realizando posteriormente a estatística descritiva para fins de comparações. A pesquisa foi conduzida, na Fazenda Busato I localizada no município de São Desidério-BA. As imagem MODIS foram baixadas do site da NASA, cujos produtos utilizados foram o MOD09GA e o MOD11A1. A estimativa do albedo e da emissividade média foram obtidas através do algoritmo SEBAL. Para tal processo realizou a digitação dos dados em formato vetorial, os quais foram transportados posteriormente para o Erdas Imagine 9.1, e transformados para o formato matricial, funcionando como informações de entrada para a ferramenta Model Maker. A partir dos resultados foi possível observar que o albedo apresentou a mesma tendência evolutiva para área de cultivo de algodão e para cerrado nativo, porém, para a área de monocultivo, um valor maior até os 85 dias após a emergência das plântulas de algodão. Entre o período de 36 e 126 dias após a emergência, a emissividade média foram semelhantes para ambas a áreas. Os valores alcançados foram condizentes com o comportamento espectral dos alvos.
- ItemAlfabetização e letramento: reflexões teórico-práticas sobre as dificuldades de aprendizagem(2021-07-19) Almeida, Catiene Lemos de; Santos, Sabrina GouveiaO presente trabalho monográfico intitulado como “Alfabetização e Letramento: reflexões teórico-práticas acerca das dificuldades de aprendizagem” teve como objetivo analisar as intervenções didáticas do professor alfabetizador frente às dificuldades apresentadas pelos alunos durante o ciclo da Alfabetização. Discute a interseção do processo de Alfabetização e letramento durante a prática do alfabetizador, bem como suas especificidades no tocante ao desenvolvimento das competências e habilidades da lecto-escrita. Para referenciar este estudo, foi feita uma pesquisa bibliográfica, a qual contou com autores (as) como: Vygotsky (1998), Freire (2007), Soares (2007), Carvalho (2008), Ferreiro, e Teberosk (2008), dentre outros. A pesquisa de campo exploratória e qualitativa teve como técnica e instrumento o questionário aplicado junto ao grupo de professoras alfabetizadoras da rede pública de ensino da cidade de Barreiras - BA. Entre os achados da pesquisa compreendemos que o professor alfabetizador deve conduzir sua prática de maneira a atender às necessidades específicas dos alunos, oferecer propostas de ensino significativas articuladas a linguagem lúdica e inseridas em contextos de letramento, a partir de estratégias que permitam-lhes alfabetizar - letrando, tornando-os protagonistas da sua própria aprendizagem.
- ItemAnálise da área, produção e produtividade da soja no Oeste da Bahia entre as safras de 1996/1997 a 2016/2017(2017) Novais Filho, Dario Landulfo; Dormelles, Ramão Jorge; Ferraz, Carlos Alberto Leitão; Andrade, Alexandro Pereira; Rossi, Álvaro André FerroO objetivo desse trabalho foi analisar a evolução da área cultivada, produção, produtividade da cultura da soja no Oeste da Bahia, nas últimas duas décadas. A pesquisa foi dividida em três fases, sendo a primeira entre as safras de 1996/1997 a 2005/2006, 2006/2007 a 2016/2017 e todo o período estudado 1996/1997 a 2016/2017. Os dados foram obtidos junto à série histórica da Companhia Nacional de Abastecimento. As variáveis estudadas foram, área plantada e produção, área plantada e produtividade, produção e produtividade. Foi calculado o coeficiente de Pearson, para avaliar o quanto as variáveis estão se correlacionando ao longo dos anos. A análise evidencia que o grande crescimento da produção de soja no oeste da Bahia, foi em decorrência quase que exclusivamente da incorporação de novas áreas ao processo produtivo, do que propriamente pelo aumento do rendimento médio da cultura nos últimos 20 anos. Nesse contexto, há um forte indício de que a produtividade média da soja na região atingiu um nível de equilíbrio produtivo. Alguns fatores influenciaram esse cenário, como o surto da praga Helicoverpa armigera em 2012/2013 impactando negativamente na produção, assim também como o déficit hídrico sofrido na região nas últimas safras. É importante que se pense o aumento da produtividade para lavouras comerciais, tanto para reduzir a pressão pela abertura de novas áreas de cultivo e, assim, contribuir para a preservação do meio ambiente, quanto para o aumento da rentabilidade da cultura. Para isso é indispensável que se estude os possíveis motivos da desaceleração da sua eficiência produtiva.
- ItemAnálise de qualidade fisiológica em sementes de soja submetidas a testes de vigor(Universidade do Estado da Bahia, 2023-11-08) Macêdo, Danna Borja de; Oliveira, Leandra Brito de; Júnior, Jorge da Silva; Oliveira, Leandra Brito de; Stefanelo, Daniela RossatoPara garantir a produção, as sementes de soja devem apresentar atributos físicos, fisiológicos, genéticos e sanitários, como alta porcentagem de vigor, germinação e sanidade, bem como características de purezas físicas e varietais. Neste trabalho, o objetivo foi avaliar a qualidade fisiológica de quatro cultivares de soja, relacionando os dados obtidos no teste de germinação, com os alcançados nos testes de vigor. Para o teste de condutividade elétrica foram testados sete períodos de embebição – sendo seis deles com intervalos de 1,5h e um após. Na realização do teste de tetrazólio, fez-se o pré-condicionamento dos tratamentos, as amostras de sementes foram embebidas em solução de tetrazólio 0,075% a 35ºC por 150 minutos, alcançando coloração ideal. Após lavagem com água corrente, foram seccionadas longitudinalmente para análise individual. No teste de germinação, as sementes foram colocadas em papel germinativo e avaliadas em primeira contagem, percentual germinado e índice de velocidade de germinação. Utilizou-se 100 sementes para cada análise. O delineamento utilizado foi o inteiramente casualizado (DIC), com 4 repetições de 25 sementes por cultivar. Os resultados demonstraram qualidade fisiológica diferente entre as cultivares testadas, com maior exatidão no teste de tetrazólio que os testes comuns de caracterização fisiológica de sementes. De acordo com os teste realizados, as cultivares ‘Juruena’ e ‘M8644’ se mostraram as mais vigorosas.
- ItemAnálise fisico quimica e sensorial da cerveja artesanal estilo india pale ale (IPA) produzida no oeste da Bahia(2018-12-20) Álvares, Darilany de Magalhães Araújo; Cocozza, Fabio del Monte; Silva Júnior, Jorge da; Verffel, Alexsander PerufoO presente trabalho teve o objetivo de fazer uma análise físico química e sensorial da cerveja de estilo Índia Pale Ale (IPA) produzida no Oeste da Bahia. Os valores para ABV% e IBU foram dados pelos produtores que usam o software Beersmith 2017 para obtenção de tais dados, segundo o GUIA DE ESTILOS DE CERVEJAS BJCP (2015), os valores apresentado estão dentro no que pede o estilo IPA. O °BRIX foi dado pelo uso do refratômetro digital Hanna HI 96801, onde foi usada as cervejas totalmente descarbonatadas, obtendo valores baixos, quando comparado a valores observados em outros estilos de cerveja. Os valores para pH foram feitos com o uso de um de phgâmetro, que variou de 4.25 a 4.6, o esperado de uma cerveja sem contaminação. Na análise sensorial foi usado 40 provadores, com a intenção de obter aceitação global por uso de escala hedônica, que foi submetido a análise de variância e teste de Tukey a 5% e comparação pareada para aroma e amargor, onde foi usada uma tabela com níveis de significância de 1% e 5%, de acordo ao número de provadores. Para aceitação global não foi observada nenhuma diferença estatística, já na análise pareada tivemos diferença apenas para o aroma, onde a cerveja de código Sension IPA de código 0197 se destacou. Nesse trabalho, foi possível identificar a preferência dos provadores por cervejas bem aromáticas e de cargas mais baixas de amargor.
- ItemAnálise fisico quimica e sensorial da cerveja artesanal estilo India Pale Ale (IPA) produzida no oeste da Bahia.(2018-12-20) Araújo, Darilany Álvares De Magalhães; Cocozza, Fabio del Monte; Silva Jr, Jorge da; Verffel, Alexsander PerufoO presente trabalho teve o objetivo de fazer uma análise físico química e sensorial da cerveja de estilo Índia Pale Ale (IPA) produzida no Oeste da Bahia. Os valores para ABV% e IBU foram dados pelos produtores que usam o software Beersmith 2017 para obtenção de tais dados, segundo o GUIA DE ESTILOS DE CERVEJAS BJCP (2015), os valores apresentado estão dentro no que pede o estilo IPA. O °BRIX foi dado pelo uso do refratômetro digital Hanna HI 96801, onde foi usada as cervejas totalmente descarbonatadas, obtendo valores baixos, quando comparado a valores observados em outros estilos de cerveja. Os valores para pH foram feitos com o uso de um de phgâmetro, que variou de 4.25 a 4.6, o esperado de uma cerveja sem contaminação. Na análise sensorial foi usado 40 provadores, com a intenção de obter aceitação global por uso de escala hedônica, que foi submetido a análise de variância e teste de Tukey a 5% e comparação pareada para aroma e amargor, onde foi usada uma tabela com níveis de significância de 1% e 5%, de acordo ao número de provadores. Para aceitação global não foi observada nenhuma diferença estatística, já na análise pareada tivemos diferença apenas para o aroma, onde a cerveja de código Sension IPA de código 0197 se destacou. Nesse trabalho, foi possível identificar a preferência dos provadores por cervejas bem aromáticas e de cargas mais baixas de amargor.
- ItemAnálise fisíco-quimíca e microbiológica do mosto de fermentação para obtenção da cachaça artesanal produzida nos povoados de Cantinho e Cerquinha em Cristópolis, Bahia, Brasil(Universidade do Estado da Bahia, 2023-11-16) Teixeira, Leticia de Castelo; Guimarães, Sandra Eliza; Stefanelo, Daniela Rossato; Coimbra, João LuizO presente estudo aborda a análise físico-química e microbiológica do mosto fermentativo para obtenção da cachaça artesanal do município de Cristópolis-Ba. A análise microbiológica da produção da cachaça se faz cada vez mais necessária, visto que um dos interferentes na qualidade da bebida é a contaminação por microrganismos que se instala naturalmente ao longo do processo produtivo. Portanto o objetivo deste estudo foi avaliar o mosto fermentativo utilizado na fabricação da cachaça produzida artesanalmente nos povoados de Cantinho e Cerquinha por meio de parâmetros físico-químicos e microbiológicos, assim como, averiguar se estão de acordo com os parâmetros necessários para que a fermentação ocorra adequadamente sem ocasionar alterações no produto final, para que os produtores não sofram interferências na qualidade da cachaça. As análises foram subdivididas em físico-químicas e microbiológicas. Nas análises físico-químicas foram determinados a temperatura, pH e concentração de açúcar (°Brix). Já nas microbiológicas foram investigados os Coliformes total, Coliformes fecal, contagem em placa com diluição de bactérias mesófilas aeróbias e leveduras. Os parâmetros físico-químicos foram determinados com auxílio de aparelhos, para a identificação de coliformes totais e fecais foi utilizando o método de tubos múltiplos, cuja técnica consiste no número mais provável (NMP), na contagem de bactérias e leveduras utilizou a técnica de contagem em placa com diluição seriada. Nos resultados do parâmetro pH 100% das amostras apresentaram resultado insatisfatório. Na determinação da temperatura os dados obtidos demostraram que 50% das amostras apresentaram temperatura abaixo do mínimo. Nas análises da concentração de açúcar observou-se, que em 50% das 10 amostras o teor de açúcar está acima do ideal 5 °Brix. De acordo com os dados obtidos nas análises microbiológicas, na determinação do número mais provável (NMP) 100% das amostras apresentaram resultado satisfatório, no entanto na técnica de diluição e plaqueamento 80% das amostras apontaram o crescimento de bactérias e leveduras com coloração esbranquiçada e justapostas em todas as diluições impossibilitando a contagem. Os resultados deste estudo não desqualificam a cachaça artesanal dos produtores amostrados, apenas apresenta parâmetros que precisam ser corrigidos para não alterar a qualidade da cachaça, pois aborda apenas a fase fermentativa sendo necessária a complementação com análises do produto final, para afirmar se realmente está cachaça não tem qualidade para ser comercializada ou consumida.
- ItemAnalise qualitativa das enzimas quitinase, lipase e protease associadas a fungos entomopatogênicos(2020-03-18) Sobrinho, Dávila Caroline GuedesOs fungos têm sido de grande importância no estudo da produção enzimática e obtenção de técnicas bioquímicas em procedimentos laboratoriais. As enzimas produzidas possuem um papel fundamental na degradação da matéria orgânica. Neste sentido, este estudo tem como objetivo principal avaliar qualitativamente a produção das enzimas quitina, lipase e protease (produzidas) em testes laboratoriais por fungos entomopatogênicos. A metodologia utilizada neste trabalho pautou-se no laboratorial de três espécies de fungos entomopatogênicos (Beauveria bassiana, Isaria e Paecilomyces lilacinum) no intervalo de 7 e 10 dias para obtenção dos resultados. Os resultados concluíram que o isolado B. bassiana 2 foi a espécie de fungo que produziu mais eficientemente atividade enzimática, em contrapartida os isolados P. lilacinum 2, 3 e 4 obtiveram os melhores resultados para as enzimas testadas.
- ItemAnálises da Qualidade das Cachaças Artesanais Produzidas no Município de Cristópolis - BA(Universidade do Estado da Bahia, 2023-11-24) Souza, Felipe Brasileiro da Silva; Guimarães, Sandra Eliza; Rego, Enoc Lima do; Silva , José Domingos Santos daA cachaça artesanal é um produto brasileiro que tem ganhado destaque no mercado nacional e internacional. Este trabalho teve como objetivo analisar as cachaças artesanais que são produzidas por pequenos produtores autônomos no município de Cristópolis/BA, de acordo com parâmetros físico-químicos, comparando os resultados com os critérios estabelecidos na legislação brasileira, a fim de avaliar a qualidade do produto comercializado. Ao todo, foram analisados 10 tipos de cachaças, oriundas de alambiques de cobre, preparadas por produtores diferentes. Utilizou-se como método de análise as quantificações físico-químicas, tendo como referência os métodos do instituto Adolf Lutz. Foram avaliadas as seguintes variáveis: teor alcoólico, acidez fixa, acidez total, teor de cobre e outros metais, tais como: Mn, Mg, Fe, Ca, Al e K. Os resultados indicam que, das 10 amostras analisadas, 8 foram consideradas cachaças e 2 amostras foram enquadradas como aguardentes de cana. Em relação às 8 primeiras amostras mencionadas, elas estão em conformidade com a Portaria n° 539/2022, do MAPA. Quanto às 2 últimas amostras referidas, identificou-se que o seu teor alcoólico estava acima do padrão normativo estabelecido para cachaças. Em relação à acidez e ao teor de cobre, todas as amostras encontram-se dentro do padrão permitido legalmente. Com base nesses resultados, é possível concluir que existe uma diversidade de produtos sendo produzidos e comercializados no município de Cristópolis, aos quais são atribuídos o rótulo de “cachaça”, embora alguns produtos podem ser enquadrados em outras classificações, a depender do seu teor físico-químico.
- ItemArmazenamento de carbono em diferentes sistemas de manejo na bacia do rio de ondas no oeste baiano(2019-09-27) Sol, Paulino Joaquim Soares Neto; Soares Neto, Joaquim Pedro; Reis, Tadeu Cavalcante; Nunes, Heliab BomfimAtualmente, grandes transformações no mundo, em vários âmbitos de conhecimento, vêm aumentando consideravelmente, trazendo preocupações, principalmente em se tratando da poluição ambiental, ocasionados por fatores adversos como, o uso dos combustíveis fósseis e seus derivados - gasolina e diesel, consequentemente trazendo o crescimento de dióxido de carbono do ar. Objetivouse com este trabalho, determinar as propriedades físicas do solo, o estoque de carbono e o sequestro de CO2 do solo em diferentes sistemas de manejo: Pastagens com idades diferentes (2 e 5) anos e Pastagem Degradada; Plantio Direto e Plantio convencional, além do Cerrado Nativo, sendo todas essas áreas localizadas na Bacia do Rio de Ondas, região extremo oeste do Estado da Bahia. Para o Estoque orgânico total e de sequestro de carbono, os maiores valores foram verificados nas áreas com pastagem 2 e 5 anos.
- ItemO atendimento em duas creches municipais na cidade de Angical – Ba sob a perspectiva do espaço físico para o desenvolvimento da criança.(2021-07-15) Gonçalves, Dany Ellen da Câmara; Paixão, Mirielly Tamara Ramos daO estudo teve como foco principal analisar o espaço físico (estrutura) de duas creches municipais da cidade de Angical – BA. Para isso, comparamos as estruturas físicas das duas creches investigadas com o que preconizam os marcos legais da educação. Os conceitos apresentados estão pautados na Base Nacional Comum Curricular – BNCC (2017), Diretrizes Curriculares Nacional para Educação Infantil – DCNEIs (2010), Lei de Diretrizes e Bases - LDB (1996) e o Manual Técnico de Arquitetura e Engenharia (2009). Os dados foram coletados por meios de observação e registros e a pesquisa está de acordo com a abordagem qualitativa do tipo que se aproxima do método comparativo. As análises evidenciam que 1(um) elemento da creche A e 1(um) elemento da creche B estão completamente de acordo com os marcos legais da educação, alguns elementos estão de acordo parcialmente, no entanto, em sua grande maioria, os elementos da estrutura das duas creches não estão de acordo.
- ItemO atendimento em uma creche municipal na cidade de Barreiras – Ba sob a perspectiva do espaço físico para o desenvolvimento da criança.(2022-07-29) Mendes, Luisa Andrade; Araújo, Patrícia Gabryelle AlcântaraO estudo teve como foco principal analisar o espaço físico (estrutura) de uma creche municipal da cidade de Barreiras – BA. Para tanto, comparamos a estrutura física de uma creche investigada com o que preconizam os marcos legais da educação. Os conceitos apresentados estão pautados na Base Nacional Comum Curricular – BNCC (2017), Diretrizes Curriculares Nacional para Educação Infantil – DCNEIs (2010), Lei de Diretrizes e Bases – LDB (1996) e o Manual Técnico de Arquitetura e Engenharia (2009). Os dados foram coletados por meios de observação e registros e a pesquisa está de acordo com a abordagem qualitativa do tipo que se aproxima do método comparativo. A análise evidencia que 3 (três) elementos da creche A estão completamente de acordo com os marcos legais da educação, 1 (um) elemento não está de acordo, no entanto, em sua grande maioria, os elementos estão de acordo parcialmente.
- ItemO atendimento em uma creche na cidade de Barreiras- Ba sob a perspectiva do espaço físico para o desenvolvimento integral da criança(2022-08-03) Silveira, Jaíne Andrade MartinsO estudo teve como principal objetivo analisar o espaço físico (estrutura) de uma creche municipal da cidade de Barreiras – BA. Para tanto, comparamos a estrutura física de uma creche investigada com o que preconizam os marcos legais da educação. Os conceitos apresentados estão pautados na Base Nacional Comum Curricular – BNCC (2017), Diretrizes Curriculares Nacional para Educação Infantil – DCNEIs (2010), Lei de Diretrizes e Bases - LDB (1996) e o Manual Técnico de Arquitetura e Engenharia (2009). Os dados foram coletados por meios de observação e registros e a pesquisa está de acordo com a abordagem qualitativa do tipo que se aproxima do método comparativo. As análises evidenciam que 10 (dez) elementos da creche A estão completamente de acordo com os marcos legais da educação, 5 (cinco) elementos estão de acordo parcial e 3 (três) dos elementos da estrutura da creche inexistem.