Campus VII - Departamento de Educação (DEDC) - Senhor do Bonfim
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- ItemAs dificuldades de produção de texto acadêmico enfrentadas pelos(as) alunos(as) do curso de pedagogia durante a formação universitária(Universidade do Estado da Bahia, 2012-08-17) Santos, Leticia Andrade dos; Souza, Pascoal Eron Santos de; Carneiro, Rita de Cássia Oliveira; Dias, Ana Maria Campos; Souza, Eron Santos deA pesquisa apresentada teve como objetivos identificar e analisar as dificuldades de produção de texto acadêmico enfrentadas pelos alunos e alunas do Curso de Pedagogia durante a formação universitária, tomando como base a produção escrita em si, na sua totalidade a ser compreendida e interpretada de forma explicita. Com estes pressupostos analisados ficou exposto que as dificuldades são imensas e que não existem somente na formação acadêmica, que os desafios e dificuldades sempre estão presentes em diferentes estágios da vida das pessoas. Sejam estes na escolarização inicial, no ensino médio ou na graduação; enfim em todas as etapas necessárias à produção escrita advindas da leitura crítica e acadêmica. Utilizamos como instrumentos de coleta de dados o questionário e a entrevista semiestruturada. Participaram como sujeitos da pesquisa 30 alunos do curso de Pedagogia do Campus VII – UNEB. A fundamentação teórica deste trabalho está embasada em autores como Severino (2000), Saviani (1991), Lerner (2002), Silva (2005), Ruiz (1985), entre outros. Desta maneira, buscamos dialogar sobre os principais fatores que causam ou que não ajudam a melhorar a prática da escrita durante a formação universitária de cada sujeito
- ItemAs dificuldades de produção de texto acadêmico enfrentadas pelos(as) alunos(as) do curso de pedagogia durante a formação universitária(Universidade do Estado da Bahia, 2012-08-17) Santos, Letícia Andrade dos; Souza, Pascoal Eron Santos de; Souza, Pascoal Eron Santos de; Carneiro, Rita de Cássia Oliveira; Dias, Ana Maria CamposA pesquisa apresentada teve como objetivos identificar e analisar as dificuldades de produção de texto acadêmico enfrentadas pelos alunos e alunas do Curso de Pedagogia durante a formação universitária, tomando como base a produção escrita em si, na sua totalidade a ser compreendida e interpretada de forma explicita. Com estes pressupostos analisados ficou exposto que as dificuldades são imensas e que não existem somente na formação acadêmica, que os desafios e dificuldades sempre estão presentes em diferentes estágios da vida das pessoas. Sejam estes na escolarização inicial, no ensino médio ou na graduação; enfim em todas as etapas necessárias à produção escrita advindas da leitura crítica e acadêmica. Utilizamos como instrumentos de coleta de dados o questionário e a entrevista semiestruturada. Participaram como sujeitos da pesquisa 30 alunos do curso de Pedagogia do Campus VII – UNEB. A fundamentação teórica deste trabalho está embasada em autores como Severino (2000), Saviani (1991), Lerner (2002), Silva (2005), Ruiz (1985), entre outros. Desta maneira, buscamos dialogar sobre os principais fatores que causam ou que não ajudam a melhorar a prática da escrita durante a formação universitária de cada sujeito.
- ItemAs perspectivas dos alunos de Ciências Contábeis em relação ao mercado de trabalho: estudo de caso em uma instituição pública de nível superior(Universidade do Estado da Bahia, 2015-10-17) Santos, Lorena da Silva; Dourado, Thaíse Vasconcelos; Souza , Jorge Adriano Ferreira de; Santos, Francisco Arapiraca dosA atual conjuntura econômica do país passou-se a exigir uma maior demanda por Profissionais Contábeis capacitados que auxiliem na tomada de decisão das empresas. Neste sentido, as universidades aliadas aos professores, desempenham um importante papel para formação e qualificação do aluno. O objetivo geral desta pesquisa foi verificar quais são as perspectivas dos alunos quanto ao mercado de trabalho. Para desenvolvimento desse estudo foram realizadas pesquisas bibliográficas em livros, artigos e revistas que abordam o tema em questão e aplicação de questionário estruturado, composto de 18 questões objetivas, sendo este respondido por 157 alunos do curso de Ciências Contábeis de uma instituição pública de nível superior no Estado da Bahia. Como resultados, percebeu-se que os alunos, em sua maioria não se sentem preparados para o mercado de trabalho. No entanto, consideram que a área contábil está em ascensão e que esta oferece uma diversidade de opções para atuação profissional, sendo a área mais pretendida pelos discentes, o serviço público e a função mais citada, a de auditoria. No que tange o papel do professor, 65% dos alunos responderam que estes influenciaram na sua escolha profissional, evidenciando o importante papel do docente na construção de um profissional de sucesso. Consideram importante também, possuir habilidades técnicas profissionais para atenderem as demandas das empresas.
- ItemContribuições da disciplina Filosofia e ética profissional para o exercício do futuro profissional contábil(Universidade do Estado da Bahia, 2013-07-08) Nascimento, Adaíse Cristiane Mota; Ribeiro, Helenilde Batista; Ribeiro, Helenilde Batista; Lima, Raimundo; Moreira, RomilsonO presente trabalho possuiu o objetivo de investigar as contribuições da disciplina Filosofia e Ética Profissional para os discentes do curso de Ciências Contábeis da Universidade do Estado da Bahia – UNEB Campus VII de Senhor do Bonfim - Bahia, considerando os aspectos relacionados à Ética Profissional e Contábil no período de graduação destes estudantes e no exercício da futura profissão. Discorreu-se sobre o conceito da Ética como a ciência que estuda a conduta humana e da moral como normas e regras que norteiam o bom convívio em sociedade assim como a oferta da disciplina Filosofia e Ética Profissional nos cursos de graduação e, principalmente no curso de Ciências Contábeis da referida universidade, o Código de Ética Profissional do Contador e sua aplicação na conduta dos futuros profissionais. Sabendo que a função do contabilista é a prestação de serviços à população e que este pode ser de natureza física, econômica e organizacional, ficou claro de que não é permissível a um profissional desenvolver suas atividades sem estar pautado em uma conduta ética. Diante da problemática utilizou-se da abordagem qualitativa e quantitativa e quanto aos objetivos utilizou-se da pesquisa descritiva. O lócus de pesquisa escolhido foi a Universidade do Estado da Bahia – UNEB Campus VII e a técnica de coleta de dados utilizada foi o questionário fechado aplicado aos discentes do curso de Ciências Contábeis desta universidade. Com esta pesquisa ficou evidenciado que os discentes compreendem os aspectos relacionados à ética profissional ensinados na disciplina Filosofia e Ética Profissional e que a disciplina contribui para que o Código de Ética Profissional do Contador seja o norte para os futuros profissionais contadores. Este trabalho servirá de incentivo para que outros alunos, profissionais formados e afins sintam-se interessados em aprofundar seus conhecimentos sobre o tema uma vez que o assunto é sempre atual e faz parte da nossa vivência. O estudo contribui tanto para instruir os discentes desta universidade quanto aos princípios éticos a serem seguidos como alerta aos profissionais que juraram seguir esses princípios ao escolher essa profissão. Contudo, faz-se necessário que o profissional contábil busque aperfeiçoamento constante e seja vigilante quanto as suas ações.
- ItemÉtica Contábil: importância e contribuições do CEPC para os profissionais que atuam nos escritórios no município de Senhor do Bonfim(Universidade do Estado da Bahia, 2016) Nascimento, Aline Aparecida Neves; Costa, Rita Regina M.O presente trabalho teve como objetivo mostrar o nível de conhecimento e aplicação do código de ética, assim a pesquisa foi realizada com os profissionais que trabalham na área contábil do município de senhor do Bonfim. A formação ética é de fundamental importância para aqueles que desejam exercer qualquer carreira profissional pois ela se faz presente em todos os ambientes: família, trabalho, escola, na sociedade em geral. A profissão contábil tem ganhado nos últimos tempos a confiança do público, por ser aquela que sintetiza as informações e auxilia na tomada de decisões da empresa. O número de integrantes da classe tem aumentado consideravelmente, mas é necessário recordar que só continuará merecendo esta confiança se a reconhecida competência técnica e científica estiver interligada ao reconhecimento das obrigações morais e profissionais. Para compreender o tema abordado e a importância para o desenvolvimento de habilidades técnicas dos profissionais, foi aplicado um questionário com enfoque desde conceitos básicos até a postura de situações cotidianas. O estudo utilizou metodologia de pesquisa empírica, qualitativa e procedimentos bibliográfico. O resultado constatou que os profissionais têm conhecimento sobre a ética e seus princípios bem como sobre o código de ética que rege a sua classe.
- ItemA formação inicial do professor para o ensino de geometria na educação infantil e o referencial curricular Bonfinense(2021-10-21) Brito, Mirian Ferreira deA formação para ensinar matemática e geometria ganha a cada dia mais estudos e pesquisas, independentemente da fase escolar, exatamente por se consolidar como aprendizagens necessárias as várias ações da vida. Neste sentido, procuramos por meio desta pesquisa analisar a formação inicial do professor para o ensino de geometria na educação infantil no Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), no Campus de Senhor do Bonfim, bem como, a relação com o Referencial Curricular Bonfinense (RCB). Para a construção da pesquisa tomamos a abordagem qualitativa, com ênfase na pesquisa documental a partir do Projeto do Curso de Licenciatura em Pedagogia da UNEB, Campus de Senhor do Bonfim e do Organizador Curricular Bonfinense. Os resultados indicaram que o Referencial apresenta os conhecimentos geométricos para a educação infantil em sua estrutura. Mostraram também que o Curso de Pedagogia apresenta apenas uma componente curricular voltada para a matemática e que a geometria pode estar inclusa. Os resultados mostram ainda que para o desenvolvimento dos conhecimentos geométricos de modo mais amplo como indicado no Referencial, será necessário considerar outras condições além da formação inicial descrita no Projeto do Curso de Licenciatura em Pedagogia.
- ItemA Geometria para pessoas com deficiência nas publicações do Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (SIPEM 2000-2018)(2021-12-29) Silva, Carla Raianny Gonçalves; Brito, Mirian Ferreira deO presente artigo foi construído com objetivo de identificar e apresentar artigos relacionados à geometria para pessoas com deficiência publicados nas sete edições do Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (SIPEM) no período 2000-2018. Dessa maneira, utilizamos a pesquisa qualitativa e documental como opção de estudos, assim como o estado do conhecimento para analisar livros, cadernos e anais da I a VII edição do SIPEM. Os resultados mostraram a existência de 1.221 publicações, das quais quarenta e cinco relacionando matemática/geometria à deficiência e, desses 45, quatro articularam geometria e deficiência. Os resultados também mostraram diminuta quantidade de artigos concernentes às temáticas de nosso estudo. Sob outra ótica, entretanto, mostraram de igual modo novas possibilidades de estudos e, consequentemente, de publicações que podem envolver geometria e/ou seus conteúdos noutras perspectivas, seja das já descritas nos quatro artigos, seja de outros ainda não publicados.
- ItemHistória de Mulheres Negras: A Resistência, a Cultura e a sua Importância na Construção da Comunidade de Tijuaçu(Universidade do Estado da Bahia, 2011-03-17) Dias, Eliene Gonçalves; Paz, Maria Glória da; Santos, Gilberto Lima dos; Barros, Beatriz de SouzaO Trabalho de Conclusão de Curso, História de Mulheres Negras: a resistência, a cultura e a sua importância na construção da comunidade de Tijuaçu, teve como objetivo refletir sobre a mulher e sua contribuição, enquanto mulher trabalhadora e elemento transmissor da cultura popular da comunidade. A metodologia utilizada neste trabalho foi a história oral, utilizando a entrevista direcionada por um roteiro previamente estruturando, para coleta de relatos, que foram gravados e posteriormente transcritos. As fontes utilizadas neste estudo foram sete mulheres negras de diferentes faixas etárias, que desenvolvem atividades como vendedora de acarajé, vendedora de milho, dançarina do Samba de Lata e dona de casa, residindo seis na comunidade de Tijuaçu e uma na comunidade de Quebra Facão. As fontes escritas que ajudaram na construção deste trabalho foram: André (2008), Aróstegui (2006), Gomes (1996), Machado (2004), Moura (1989), Munanga e Gomes (2006), Nascimento e Oliveira (2004), Nova (1985), Oliveira (2006), Oliveira (2004), dentre outros autores que fundamentaram nosso trabalho. Concluímos que, os resultaods alcançados revelam o quanto as mulheres lutaram e lutam, participando ativamente na costrução e desenvolvimento de Tijuaçu, mantendo viva as tradições, levando a história e o nome da comunidade para diversas cidades, através da manifestação cultural do Samba de lata.
- ItemHistória de vida e formação: memórias de uma infância sem perspectiva à formação em pedagogia(Universidade do Estado da Bahia, 2011-03-17) Jesus, Eliete Fagundes de; Paz, Maria Glória da; Paz, Maria Glória da; Ferreira, Edna; Dias, Ana Maria CamposO presente estudo é fruto da linha de pesquisa narrativa autobiográfica e tem como principal objetivo, tomando como pressuposto a minha história de vida, trazer ao lume a importância da abordagem autobiográfica como veículo educativo. Na produção deste trabalho, utilizamos a abordagem biográfica, através da narrativa autobiográfica buscamos subsidio em algumas fontes escritas de vários estudiosos, que nos deram sustentação dentre eles Josso (2004), Áries (1981), Sousa (2006), Passegi (2008), Freire (1983) e outros mais que, discutem a relevância da pesquisa de si mesmo na formação pessoal e profissional como fonte de reflexão e avaliação de modo a propiciar novas posturas e ações. E como fonte oral me ancorei na minha própria narração.
- ItemMateriais didáticos manipuláveis para o ensino de geometria: uma perspectiva para o sexto ano do ensino fundamental(2022-07-18) Correia, Vinícius Christian Pinho; Brito, Mirian Ferreira deOs conhecimentos geométricos podem ser observados em todos os momentos da nossa vida, seja nos formatos dos pequenos objetos que nos cercam, seja nas grandiosas construções das civilizações humanas. Este fato mostra a importância e a necessidade de incluir seus conteúdos nos espaços escolares de maneira criativa e dinâmica. Para isso, construímos projetos que enfatizam os conhecimentos geométricos com um deles voltados para o ensino de geometria envolvendo materiais didáticos. O projeto foi desenvolvido numa pesquisa durante o Programa de Iniciação Científica (IC) 2019-2020, da Universidade do Estado da Bahia - UNEB no Campus Senhor do Bonfim. Neste artigo apresentamos um recorte desta pesquisa com objetivo de catalogar materiais didáticos manipuláveis que podem auxiliar o professor de matemática que leciona geometria para o sexto ano do Ensino Fundamental. A pesquisa ancora-se na perspectiva da abordagem qualitativa e pautou sua construção na revisão bibliográfica de livros, artigos e laboratórios de matemática e geometria de universidades públicas brasileiras. Os dados coletados foram selecionados, analisados e consolidaram 10 categorias. Como resultados catalogamos 92 materiais didáticos manipuláveis que podem ajudar no ensino de conteúdos geométricos para os anos finais do Ensino Fundamental e, destes, 30 podem ser propostos para o sexto ano.
- ItemNormas contábeis e entidades religiosas: um estudo de caso no município de Senhor do Bonfim - BA(Universidade do Estado da Bahia , 2014-12-16) Lima, Vanicleia Rodrigues de; Letti, Ariel Gustavo; Souza, Jorge Adriano Ferreira de; Santos, Leandro do NascimentoO trabalho analisa os procedimentos e demonstrações contábeis da entidade religiosa CCB na cidade de Senhor do Bonfim. Verifica se estão em conformidade com as Normas Contábeis estabelecidas pela Resolução 1.409/12, para Entidades Sem Fins Lucrativos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório e descritivo. Utilizou-se de revisão bibliográfica e estudo de campo com coleta de dados via entrevista e questionários com questões abertas e fechadas, além de análise documental. Verificou-se por meio da pesquisa, que os administradores titulares da entidade religiosa, não conhecem a NBC que rege os procedimentos e demonstrações contábeis desta entidade na sua teoria. Contudo, na prática realizam os lançamentos contábeis no sistema de dados com facilidade, uma vez que o mesmo é todo explicativo para cada função nele estabelecido. Como responsável pela contabilidade desta entidade há um Profissional contábil voluntário, registrado no CRC, com Pós em Controladoria. Na análise de documentos de registros Contábeis, Fiscais, Sociais e eletrônicos pode-se verificar que os procedimentos Contábeis da entidade religiosa CCB, estão de acordo às Normas da Resolução 1.409/12 da ITG 2002.
- ItemO perfil profissional dos egressos do curso de Ciências Contábeis da Universidade do Estado da Bahia-DEDC VII : a atuação profissional no mercado de trabalho.(Universidade do Estado da Bahia, 2012-08-11) Oliveira, Cristiane Souza de; Pereira, Daniel de Jesus; Frazão, Maria de Fátima Araújo; Santos, Francisco Arapiraca dosO presente estudo monográfico tem como objetivo principal demonstrar o perfil dos egressos do curso de Ciências Contábeis do campus VII, do município de Senhor do Bonfim, verificando a atuação destes no mercado de trabalho. O estudo identifica no primeiro momento a importância da educação superior no Brasil e sua evolução até o estabelecimento do processo educacional na área da contabilidade. Logo após trata a profissão contábil e as mudanças incorridas na educação contábil e no mercado de trabalho, desde o início da profissão até ao período atual. Também aponta as exigências incorridas diante dos novos desafios para a profissão ao relacionar as áreas de atuações além das suas possíveis dificuldades. Num segundo momento este estudo explana acerca das principais características do curso, sua localização, o parecer de reconhecimento do curso e principais objetivos do curso. A seguir o estudo explana o foco principal deste ao descrever todos os resultados incorridos na pesquisa, apresentando as principais características dos egressos quanto as suas expectativas no início do curso, as principais dificuldades encontradas durante a graduação e principalmente relaciona as características destes egressos na atuação da profissão.
- ItemPrevisão da receitas públicas: um estudo utilizando o modelo KOYCK nas receitas orçamentárias dos municípios mais populosos do Estado da Bahia(Universidade do Estado da Bahia, 2013-12-13) Silva, Jerssica da; Lima Filho, Raimundo Nonato; Moreira, Romilson do Carmo; Pinheiro, Francisco Marton Gleuson; Silva, Thiago Bruno de JesusA previsão das receitas públicas é parte fundamental no processo orçamentário, tornando-se um instrumento que subsidia os gestores públicos para tomada de decisões para uma correta execução orçamentária. Está pesquisa tem por objetivo verificar a eficácia do Modelo Koyck na previsão das receitas públicas dos municípios mais populosos do Estado da Bahia, comparando-o ao modelo adotado pela Secretaria de Orçamento Federal (SOF). Para coleta dos dados foram analisadas as previsões realizadas pelos municípios pesquisados no período do exercício de 2000 a 2011. Para isso foi necessário à realização de uma pesquisa quantitativa que utiliza dados estatísticos voltados para econometria, com característica documental, onde foram analisados os documentos das previsões das receitas orçamentários dos municípios pesquisados, através do sitio do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia – TCM-BA. Os resultados da pesquisa demonstraram que o modelo Koyck proporcionou eficácia nas previsões das receitas orçamentárias, comparado ao modelo adotado pelos municípios que está mais suscetível a erros. O percentual de erro médio dos municípios presentes nesta pesquisa, utilizando a metodologia proposta pela SOF, obteve um erro médio de 13,21%, comparado ao modelo Koyck que teve um percentual de erro médio de 8,87%. Observa-se que a metodologia utilizada por Koyck obteve eficácia em 104 (cento e quatro) dos 144 (cento e quarenta e quatro) períodos projetados. Conclui-se que a metodologia de Koyck é eficaz nas previsões das receitas públicas nos municípios populosos do estado da Bahia. Por tanto é preciso o desenvolvimento de novas pesquisas na área para melhoria das tomada de decisões dos gestores e para uma correta previsão das receitas públicas, tornando o processo orçamentário eficaz.
- ItemReflexões sobre desempenho no Enade em Ciências Contábeis: estudo de caso na UNEB em Senhor do Bonfim(Universidade do Estado da Bahia, 2016) Dias, Roberto Giuliano da Silva; Amorim, Ricardo José Rocha; Souza, Jorge Adriano Ferreira de; Dourado, Thaise VasconcelosO objetivo da pesquisa foi a Reflexão Sobre o Desempenho no Enade em Ciências Contábeis: Estudo de Caso na UNEB em Senhor do Bonfim. Foi desenvolvida uma pesquisa descritiva, quanto aos objetivos; de levantamento, quanto aos procedimentos; e quantitativa, quanto à abordagem do problema. Realizou-se primeiramente uma análise documental que possibilitou o levantamento do universo a ser estudado. Os dados foram retirados de relatórios fornecidos pela Secretaria Acadêmica do Departamento e um questionário aplicado aos participantes da pesquisa. Participaram deste estudo 22 estudantes e 06 professores, distribuídos no curso Ciências Contábeis da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, do campus VII na cidade de Senhor do Bonfim – BA. Utilizamo-nos de uma pesquisa do tipo Survey, para identificar o grau de satisfação dos entrevistados foi empregada uma escala de cinco pontos do tipo Likert de respostas possíveis, para avaliar os itens Likert foi empregado o cálculo do Ranking Médio (RM). Assim, a título de ponderações para melhorar a avaliação do curso no Enade, sugere-se que os gestores realizem melhorias em curto prazo naqueles itens que a pesquisa aponta como fontes de grande discordância. Da mesma forma os itens que demonstram concordância devem ser objetos de atenção, pois esse estudo limitou-se a análise dos fatores de repercussão, sem levar em consideração fatores motivadores. Assim, esta pesquisa contribuiu para uma maior abordagem desta temática, além de fornecer informações para a Direção do Departamento, bem como para a Coordenação do colegiado do curso.