Campus III - Departamento de Ciências Humanas (DCH) - Juazeiro
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- ItemA alfabetização e o letramento nas políticas públicas brasileiras e na prática de uma professora alfabetizadora do município de Petrolina-PE: tessituras entre o prescrito e o real(2024-03-20) Silva, Angélica Alves Marcelino da; Santos, Cosme Batista dos; Vieira, Josenilton Nunes; Silva, Nayanne Nayara Torres daEste trabalho apresenta os resultados de pesquisa de mestrado que se propõe a compreender alfabetização e letramento nas políticas públicas e na prática da professora alfabetizadora, tendo em vista as políticas públicas de alfabetização. Objeto geral compreender as concepções de alfabetização e letramento que embasam as atuais políticas públicas de alfabetização e a relação destes documentos com as práticas alfabetizadoras em uma escola no Sistema Municipal de Ensino de Petrolina-PE que atua no primeiro ano inicial do ensino fundamental. Do ponto de vista epistemológico na teoria da Relação com o Saber, de Bernard Charlot, a partir da perspectiva antropológica, na qual a problemática se encontra na entrada do sujeito em uma atividade intelectual, ou seja, nas razões pelas quais se mobiliza e o sustenta seu ingresso em uma atividade. Quanto à natureza dos dados, esta investigação se classifica como qualitativa, e quanto à fonte de informação, considera-se a pesquisa análise documental. Os documentos oficiais regem o ciclo de alfabetização como a Política Nacional de Alfabetização (PNA), Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e outros documentos que são Leis Diretrizes Bases (LDB) e o Currículo Movimento em Ação Petrolina. Como referencial teórico-metodológico, buscou-se a abordagem estudo de caso etnográfico por Lüdke e André (2003). Para os estudos relacionados com a alfabetização Soares (2000; 2003; 2004; 2016), e Morais (2005; 2012; 2019). Os resultados da pesquisa apontam que, diante das informações, a rotina da alfabetizadora, ao mesmo tempo em que demandava entendimento de como o sistema de escrita funciona e de como a linguagem escrita é apresentada nos diversos gêneros textuais, do ponto de vista da aprendizagem, requer apreensão de como as crianças se apropriam desses conhecimentos para fazê-las avançar. Podemos dizer que, na rotina da professora, destacam-se o caráter criativo de suas artes de fazer e na maneira pela qual fez uso dos produtos (documentos oficiais) que lhe eram atribuídos, apropriando-se deles para inventar, diariamente, seu cotidiano para alfabetizar e letrar todos os estudantes. Conforme realçamos no nosso quadro teórico, a proposta dos ciclos prevê o atendimento à heterogeneidade das aprendizagens, a flexibilização curricular, entre outros aspectos. De acordo com o que nossos dados apontaram, a docente busca acompanhar os estudantes em suas especificidades, mas, de forma concomitante, demonstrava preocupação com a apropriação autônoma dos objetos enfocados na área de língua. Ficou explícito, também, que a docente utiliza os métodos de alfabetização tradicionais, seguindo as normas dos documentos oficiais da Rede Municipal do Ensino.
- ItemA participação de mulheres jornalista nos esports: um estudo exploratório(2023-12-18) Miranda, Juliana Almeida de Souza; Costa, Teresa LeonelO cenário dos eSports (conhecido como esporte eletrônico) está em constante crescimento, despertando o interesse e a necessidade por profissionais de diversas áreas. Compreendendo que o meio sempre teve mais atividade masculina do que feminina, o presente estudo trata sobre a participação das mulheres jornalistas nos eSports, a fim de compreender a dinâmica profissional na produção de conteúdo nesse tipo de modalidade. Para isso, foi necessário comparar a atividade dos jornalistas dos esportes tradicionais com as dos jornalistas de eSports, apresentar quem são essas jornalistas que podem servir de referência, identificar os desafios na condução da atividade e mostrar alguns caminhos para a inclusão de outros profissionais na área, principalmente mulheres. Dessa forma, foi realizado um estudo exploratório, através de uma entrevista e de pesquisas em referenciais teóricos. Averiguou-se que os esportes tradicionais e os eSports exigem dos jornalistas desafios semelhantes. Foram identificados nomes como Beatriz Coutinho e Evelyn Mackus. Os desafios sofridos por uma jornalista de eSports vão além de compreender o jogo, passando pelo receio em sofrer com o preconceito por ser mulher, e que a forma de trazer mais mulheres para o cenário é propiciando um ambiente mais acolhedor. Assim, foi possível concluir que apesar de esse ser um tema relativamente novo, os avanços acerca da participação profissional e da inclusão de mulheres no cenário são significativos, devido ao fato de o processo vivenciado pelos esportes tradicionais terem influenciado de forma direta na atuação de mulheres.
- ItemAlunos com transtorno do espectro autista em escolas comuns: conhecer para incluir(2021-07-07) Silva, Dileane Oliveira; Silva, Rayanne de Souza; Benevides, Silvia Lucia Lopes; Silva, Antoneide Santos Almeida; Santos, Cleidiane Maurício dosO Transtorno do Espectro Autista-TEA causa um atraso no desenvolvimento intelectual da criança, fazendo com que ela apresente dificuldades de interação social, comunicação, linguagem e padrões repetitivos de comportamento. Considerando o importante papel da escola no desenvolvimento dessas crianças, o presente trabalho teve como objetivo investigar os principais desafios enfrentados pelas escolas comuns para garantir a inclusão de alunos com TEA. Para isto, foi realizada uma pesquisa nos documentos oficiais que orientam os sistemas de ensino para inclusão dos estudantes com TEA no âmbito escolar e, para analisar situações concretas de sala de aula, foram eleitas como fonte, as pesquisas empíricas realizadas por Kubaski (2014), Sousa (2015), Santos (2016); Heradão (2020). Através da análise das pesquisas identificou-se como principais desafios da escola comum: a formação docente, implicação de toda equipe escolar no processo inclusivo, articulação dos profissionais da escola em torno dos processos inclusivos, adoção do ensino colaborativo, disseminação dos conhecimentos acerca do transtorno do espectro autista por toda a comunidade escolar e entorno. Estes resultados embasaram a construção de um produto, o Quiz Digital: Conhecer para Incluir, considerando ser o conhecimento a forma mais eficaz para combater as práticas discriminatórias e excludentes, ainda presentes, favorecendo o processo de inclusão dessas pessoas.
- ItemAnálise da cobertura do fechamento do comércio de Petrolina/PE pelo Site G1 local, por conta da COVID em 2020 e 2021(2022-07-22) Alves, Hanah Valeriano; Santos, Céres Marisa Silva dos; Costa, Teresa Leonel; Santos, Márcia Guena dosEste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) trata-se de uma análise de conteúdo no Portal on-line do G1 Petrolina e região, com o objetivo de conhecer a cobertura do portal e a sua contribuição ao jornalismo regional no direito à informação, sobre o fechamento do comércio em Petrolina/PE. Nesse sentido, foram identificadas 12 matérias, nos períodos de 18 a 24 de março de 2020 e 18 a 24 de março de 2021. O trabalho recorre a uma pesquisa on-line, com cunho netnográfico, de natureza quanti-qualitativa e a uma Análise do Conteúdo para se conhecer as narrativas das matérias postadas no G1PR durante a COVID-19 e o isolamento social, se elas foram objetivas e informativas, por exemplo. Este TCC ainda recorreu ao uso do conceito de amostragem para selecionar 70% do total dos textos identificados e realizarmos a Análise de Conteúdo. Por fim, o presente estudo comparou e analisou as notícias nos dois períodos já citados. Como referência teórica, tratamos sobre o papel da comunicação durante a pandemia; do excesso de informações sobre o tema - infodemia -; desinformação; Fake News, mídias sociais, e fizemos breve perfil do Globo e do Site G1 Petrolina e Região.
- ItemAs angústias em ser docente: aspectos do trabalho que ocasionam o adoecimento no exercício da profissão(2021-12-16) Ribeiro, Elissandra da Cruz; Lopes, Tathiana da Silva Souza; Martins, Josemar da Silva; Sousa, Clara Maria Miranda de; Carvalho, Luzineide DouradoEste memorial tem por intuito apresentar o caminho percorrido por nós na construção de um podcast, o qual é produto midiático do nosso Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) que tem como tema as angústias em ser docente: aspectos do trabalho que ocasionam o adoecimento no exercício da profissão. Tem como problemática compreender de que forma as demandas laborais, a desvalorização da profissão docente e as pressões burocráticas contribuem para o adoecimento dos professores da escola contemporânea? Assim, busca-se conhecer este cenário de escola atarefada onde se intitula o professor como principal responsável de fazer com que esta instituição atarefada tenha sucesso. Foram feitas a priori pesquisas com autores que estudam a temática do mal-estar na educação, adoecimento docente, síndrome de Burnout entre outras. Posteriormente elaboramos um questionário semiestruturado onde nele se aborda questões sobre o adoecimento de professores no exercício do magistério, as questões englobam causas e consequências do adoecimento, como também, como os docentes lidam com a doença e a tratam. Duas professoras se propuseram a participar da entrevista, seus nomes são fictícios e ambas estavam vivenciando no momento da pesquisa um processo de adoecimento devido a grande carga laboral que tem de ser realizada, diariamente, no cotidiano escolar.
- ItemAratubaia: memórias e racismos submersos livro-reportagem memorial analítico descritivo(2023-12-18) Oliveira, Victória SantanaEste memorial tem como finalidade expor o percurso de elaboração e os resultados do livro Aratubaia: memórias e racismos submersos, apresentado como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Jornalismo em Multimeios pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb). Trata-se de um produto experimental, apresentado na modalidade livro-reportagem, que evidenciou os impactos do racismo ambiental no panorama sociocultural da Praia dos Artistas, localizada na Boca do Rio, em Salvador, bairro abandonado pelos gestores públicos, onde a maioria da população é negra e assalariada. Porém, com uma história ancestral. Neste trabalho são narradas memórias de 10 (dez) personagens que frequentaram a Praia nas décadas de 1970 e 1980, além de especialistas em raça e meio ambiente. O livro se aproxima dessas vivências a partir de entrevistas, do fotojornalismo e da fotografia documental, trazendo em cada capítulo a história individual e/ou coletiva desses personagens. O objetivo desse trabalho foi visibilizar e resgatar, culturalmente, essas histórias, evidenciando as relações entre degradação ambiental e injustiça social. Para isso, metodologicamente foram realizadas as pesquisas bibliográfica e ativista, estudo de caso e entrevistas semiestruturadas, em profundidade.
- ItemAs histórias não contadas do Cococi-CE(Universidade do Estado da Bahia, 2021-12-14) Sousa, Jayanne Rodrigues; Costa, Teresa Leonel; Oliveira, Sheila Borges de; Santos, Raissa Ebrahim dosO objetivo deste trabalho é documentar novas histórias do Cococi, povoação abandonada localizada no sertão do Ceará. Para tanto, é adotada a subjetividade como prática jornalística para guiar o encontro entre jornalista e fonte, de forma generosa e sensível, levando em conta que essa relação requer uma abertura honesta. O formato em áudio foi utilizado como suporte ideal para estabelecer experiências sensoriais e ouvir as narrativas pessoais, por meio de uma escuta atenta. Em três episódios, o podcast “As Histórias não Contadas do Cococi” surge da tentativa de construir novas abordagens que dêem conta da complexidade humana, possibilitando enxergar diferentes visões de mundo, sentimentos e valores.
- ItemAtuação do pedagogo e o processo educomunicativo em espaço não formal: Reflexões sobre experiências desenvolvidas em Juazeiro - Bahia(2022-12-28) Silva, Selmara Caroline Nunes da; Vieira, Josenilton Nunes; Rios, Rita Cristina Novais; Castro, Rosangela CostaA Educomunicação se apresenta como um estudo a partir da relação entre a Comunicação e a Educação, mediante a inserção de elementos comunicacionais no espaço de aprendizagem. A presente pesquisa, tem como objetivo investigar o papel do pedagogo no desenvolvimento de práticas pedagógicas educomunicativas em espaço não formal de educação com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Tendo como espaços de pesquisa, as experiências vividas em dois projetos desenvolvidos na casa de acolhimento Rosa Menina, relacionando os conhecimentos entre os projetos socias Casa Dom Jose Rodrigues e Projeto Social Lions Club desenvolvido pelo professor de música Wellington, todos configurados como espaços não formal, que exerce um trabalho pedagógico, com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. O trabalho é composto por reflexões sobre essas quatro experiências pedagógicas citadas, ao longo do texto, foi possível responder ao problema central da pesquisa, evidenciando, qual é o papel do pedagogo no desenvolvimento de práticas pedagógicas educomunicativas, em espaço não formal de educação com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Tendo como base teórica alguns autores específicos da área, que conceituam espaços não formais, o que é educomunicação, infância e o papel do pedagogo sobre a educação. A metodologia utilizada no trabalho, seguiu o caminho de uma abordagem qualitativa e, se configura num estudo de campo. As técnicas e instrumentos de coleta de dados foram, a observação participante, diário de bordo, entrevistas, análise documental e anotações em geral. Através das experiências, foi possível constatar, a capacidade de ressignificar os valores e vidas nestes espaços, assim como também, perceber o poder da educomunicação para transformar o dia a dia dessas crianças e adolescentes. Ressaltou-se que a pedagogia e a educomunicação estão presentes em ambientes não formal de educação e exerce um papel transformativo, ajudando a constituir modos de ver, perceber, sentir, conhecer, reorientando práticas, e configurando padrões de sociabilidade.
- ItemAtuação do professor frente ao aluno com transtorno do espectro autista (TEA): uma revisão narrativa da literatura(2022-07-21) Oliveira, William da Cunha; Paixão, Gilvânia Patrícia do Nascimento; Sousa, Clara Maria M.; Lins, Cláudia Maísa AntunesO presente trabalho de conclusão de curso de licenciatura em pedagogia tem como objetivo de analisar a pesquisa bibliográfica como metodologia, e relatar sobre o desempenho do professor frente ao aluno com transtorno do espectro autista, mostrando a importância do professor durante a realização das aulas para esses alunos e a intervenção de profissionais, para o desenvolvimento da criança, principalmente no âmbito educacional. O objetivo do trabalho é analisar a atuação do professor frente ao aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA) a partir de uma revisão narrativa da literatura. Para a realização deste estudo utilizou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica buscando identificar os desafios e possibilidades de práticas pedagógicas de professor no processo de ensinoaprendizagem de estudantes autistas, mostrando resultados e apontando as dificuldades encontradas pelos professores que buscam alternativas para atender as características do ensino para alunos autistas, inseridos na escola pública. A partir dos resultados obtidos na revisão bibliográfica, observa-se que as escolas devem se adequar e buscar capacitação de seus profissionais para que esses alunos possam estar em um lugar que se adapte a ele para o seu próprio bem-estar, e que se sinta acolhido por todos sem se sentirem discriminados, e que aconteça a igualdade na escola e na sociedade, pois através do estudo, nota-se que o professor exerce um importante papel no desenvolvimento do aluno com transtorno do espectro autista.
- ItemAUTONOMIA DA CRIANÇA NO CONTEXTO ESCOLAR: UMA ANÁLISE COMPARATIVA DO AMBIENTE MONTESSORIANO E TRADICIONAL(2021-07-14) Silva, Ilsa Santos Martins da; Nascimento, Jieli Brito Neves; Lima, Aurilene Rodrigues; Amorim, Eliã Siméia Martins dos SantosO presente trabalho teve como objetivo refletir sobre a importância do desenvolvimento da Educação Infantil, identificando como a criança desenvolve a autonomia na Escola Tradicional e na Escola Montessoriana, apresentando uma análise comparativa quanto a autonomia da criança no contexto escolar, numa ótica de Escola Tradicional e de Escola Montessoriana. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica, com buscas de literatura acerca do tema, discorrendo sobre a construção da infância, ser criança na Escola Tradicional e na Escola Montessoriana, contextualizando num processo histórico o surgimento, a legalização e a escolarização da infância, buscando ainda apresentar nova roupagem da Escola Tradicional no século XXI, com sucinto histórico sobre a educadora Maria Montessori e os fundamentos do Método Montessori para a construção da concepção da criança autônoma. Que as percepções e análises feitas nesse trabalho, contribuam para os profissionais de educação infantil, permitindo-lhes um novo olhar direcionado para o desenvolvimento da autonomia na criança, pois percebe-se que a proposta da Escola tradicional aponta para uma maior passividade da criança na Escola Tradicional, enquanto que na Escola Montessoriana nota-se uma maior possibilidade de desenvolvimento da autonomia desse sujeito, podendo então contribuir na formação da sua personalidade, onde as crianças cresçam, e possam se tornar adultos, autônomos e críticos, um possível caminho para a melhoria da nossa Educação.
- ItemBairro São José: Memórias Contemporâneas(2022-12-16) Santos, Helienio Leite Da Silva; Freire, Emanuel de Andrade; Leal, Zulenilton Sobreira; Sousa, Anaelson Leandro deEssa pesquisa busca construir/preservar através de um produto de comunicação, a memória historiográfica e sociocultural do bairro São José, localizado na região central de Petrolina, Sertão de Pernambuco. O objetivo principal é reconstituir a trajetória da comunidade desde sua formação, manter viva a memória de seus atores (moradores), evitando, assim, que suas lembranças afetivas se percam ou sejam completamente substituídas por futuras gerações. Para a coleta de informações foram realizadas entrevistas espontâneas com moradores antigos do bairro, a partir dos relatos de suas histórias orais, envolvendo as transformações econômicas, sociais e culturais ocorridas ao longo dos anos. A pesquisa será compartilhada em um documentário disponível para acesso nas plataformas digitais. No roteiro, teremos analise de como as primeiras famílias habitaram o bairro, suas primeiras atividades, e entender, como surgiram as primeiras manifestações socioculturais e religiosas e suas influências até hoje.
- ItemBiodiversidade, onça e gente: Do que é feito o parque nacional boqueirão da onça em Sento Sé(2022-12-15) Barros, Gabriel Filliph Rodrigues; Freire, Emanuel de Andrade; Santana, Rosane Soares; Amaral, Adzamara Rejane PalhaEste é um projeto “Long-form journalism” área que consiste na produção de uma grande reportagem sobre o Parque Nacional Boqueirão da Onça, que fica localizado no sertão da Bahia, nos municípios de Campo Formoso, Juazeiro, Umburana, Sobradinho e Sento Sé, às margens do rio São Francisco. Cerca de 80% do Parque fica dentro de Sento Sé. Em meio ao semiárido brasileiro, encontra-se o refúgio da última grande população de onças-pintadas da caatinga e de araras-azuis-de-Lear fora de Canudos e é apontado como uma das prioridades de conservação e de extrema importância para o bioma Caatinga.Para a construção desteproduto, foram utilizados documentos e depoimentos de pessoas que conhecem e conviver com na aérea do Parque, pontuando a importância e os conflitos existentes.
- ItemCaminhos da pesquisa no mestrado: relatos de egressos do Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos(EDITORA OXENTE, 2018-05-01) FARIAS, ENOS ANDRÉ DE; RIBEIRO, ANA PAULA SANTOS GRANJA; GOMES, ESTHER BORGES MARTINSA obra que ora apresentamos tem como público alvo leitores que querem conhecer a diversidade de temas do PPGESA e também aqueles que almejam participar de seleções futuras do programa. Os textos tem consubstanciação: formatação simples porém dentro das expertises de obra científica, mostrando como cada um dos autores interpretou e construiu sua linha de pensamento para participar da seleção, inicialmente, e posterior como ocorreu a construção da dissertação a partir da pesquisa empírica. De forma implícita, cada trabalho é único e juntos formam um novilho de ideias que consolidam de forma estratégica seus espaços da pesquisa. A princípio o título provisório ganhou o nome de Balaio do Conhecimento, que virou “Balaio de Saberes: Os diversos olhares sobre o Semiárido Brasileiro a partir dos Projetos de Pesquisa dos Mestrandos em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos”. No entanto, sabíamos que para termos um balaio precisaríamos de um caminho. Um caminho da pesquisa, do fazer pesquisa. A proposta de organizar uma obra com relatos das experiências em pesquisa dos alunos de Pós-graduação Stricto Sensu, pertencentes ao Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos (PPGESA), da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), nasceu a partir dos muitos olhares sobre o Semiárido brasileiro presentes nos projetos de pesquisa em desenvolvimento.
- ItemA canção como elemento da aprendizagem em turmas de alfabetização(2021-12-16) Vieira, Sibeli Marinho Siqueira; Vieira, Josenilton Nunes; Barbosa, Ingrid Torres; Martins, Adeilda Ana da Silva; Soares Neto, Paulo RibeiroA introdução da musicalidade no processo de ensino é objeto de estudo da pesquisa e busca compreender de que forma a música contribui como elemento da aprendizagem da criança que está em fase de alfabetização, sendo necessário analisar, a princípio, o conceito de canção e como a mesma influencia no processo de aprendizagem. Dessa maneira para entender como acontece a aprendizagem da criança realizou-se um estudo sobre as teorias da aprendizagem, na qual será abordado a teoria construtivista que entende a aprendizagem como processo onde a criança tem total autonomia na construção do seu conhecimento e o professor entra como mediador baseando-se em estudos elucidados por Piaget e Lev Vygotsky. Para compreender como acontece na prática a construção de conhecimento com o uso da canção, foi realizada uma entrevista através de um questionário online, pela plataforma Google Forms, com a participação de dez professores alfabetizadores que nos contaram sobre como usam a canção em suas aulas, qual método utilizaram, e como a música (canção) pode contribuir na aprendizagem das crianças na alfabetização. Essa pesquisa mostrou que a canção é um elemento muito eficaz, por ser uma herança cultural duradoura e lúdica, e por melhorar o desenvolvimento cognitivo, e estimular a memória, fazendo que a criança desenvolva hipóteses sobre a função das letras e dos sons de cada palavra, que para a alfabetização é fundamental.
- ItemCarta para minha professora(2021-07-13) Carvalho, Aynezaine; Lins, Cláudia Maisa Antunes; Assy, Maria Rita do Amaral; Amorim, Eliã Siméia“Carta para minha professora” reúne um conjunto de escritas de bilhetes e cartas destinadas às professoras. O trabalho sublinha essas escritas enquanto lugar e situa a palavra como dispositivo fundamental nas relações pedagógicas. Por sua vez, esses escritos mostram também a importância do trabalho docente no meio social e na vida das crianças, aspectos estes revelados nos bilhetes e cartas. A carta possui uma forma peculiar de escrita e, dependendo da mensagem que o escritor deseja passar para os leitores, pode emocionar, tocar profundamente e mobilizar sentimentos vividos no passado, além de atuar no presente. Sendo assim, a carta se mostrou um importante instrumento para viabilização desta pesquisa. Através dos bilhetes e das cartas escritas desvelou-se como as relações de afeto entre crianças e professores podem ajudar no processo de ensino-aprendizagem. Do mesmo modo, as palavras nelas reveladas podem ser incentivos no âmbito da prática pedagógica, tanto para as crianças como para o docente, uma profissão entendida neste trabalho também como uma vocação. Como metodologia principal, recolhemos cartas e bilhetes escritos pelas crianças às suas professoras, além de outras escritas por estudantes de pedagogia às suas professoras mais marcantes. Concluímos que, por meio da leitura das cartas e bilhetes, as relações de afeto podem auxiliar no processo de aprendizagem, assim como deixar marcas nas crianças e nas professoras, revelando processos de comunicação que geram imensas possibilidades de diálogo.
- ItemCartografia social - um mapeamento das hortas comunitárias urbanas em Juazeiro (BA) e Petrolina (PE).(2021-06-14) Almeida, Manuela P. de; Barbosa, Patrícia da S.Cartografia Social: Um Mapeamento de Hortas Comunitárias Urbanas em Juazeiro (BA) e Petrolina (PE) é o resultado de uma atividade vivenciada durante a disciplina Comunicação e Educação (2021.1), com a turma do 6º período do curso de Jornalismo em Multimeios (DCH III/UNEB), sob a coordenação e orientação da docente, Manuela Pereira juntamente com a mestranda e tirocinante neste componente curricular, Patrícia Barbosa. Objetivamente, o trabalho levantou dados sobre hortas comunitárias nestas cidades, que correspondem aos principais centros urbanos da região compreendida como Submédio São Francisco. Sintetizar informações em mapas, usando aplicativos com pouca complexidade e acessíveis ao público, foi uma maneira de exercitar o trabalho em equipe, reunindo informações através de recursos diversos: uso de mapas, entrevistas, produção de textos e imagens, construindo assim um conteúdo prático com linguagem objetiva e simples. Ressaltamos que a realização desse trabalho atendeu a todos os protocolos de prevenção contra a Covid-19, no deslocamento de integrantes das equipes até as hortas comunitárias.
- ItemA cena: Projeto experimental de jornalismo cultural em Petrolina-PE(2022-12-14) Lima, Gabriela Yane Nunes; Santos, Andréa Cristiana; Freire, Emanuel Andrade; Rocha, ClaricePara a sociologia e a antropologia, a cultura é uma rede de compartilhamento de símbolos, significados e de valores de um grupo ou de uma sociedade. Ela consiste em toda produção do saber humano. Ao entender o que é cultura, é possível compreender o campo do jornalismo cultural como uma produção noticiosa e analítica referente aos eventos de natureza artística. Assim, este projeto experimental procura documentar e valorizar a produção cultural de Petrolina-PE, a partir da produção de uma revista cultural no formato digital. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa sobre a cobertura de cultura nos blogs Carlos Britto, Preto no Branco, Nossa Voz e Portal Culturama, a fim de saber como eles têm contribuído para dar visibilidade aos artistas locais. Também foram realizadas sete entrevistas com artistas locais. O projeto experimental aponta para a importância do desenvolvimento de um jornalismo especializado, com a entrega da revista digital “A Cena”, que traz informações aprofundadas sobre o segmento artístico, de forma clara e com estética que valoriza a produção cultural localizada em Petrolina, sendo acessível ao público.
- ItemA chegada do movimento pentecostal no vale do São Francisco e o surgimento da igreja evangélica Assembleia de Deus em Petrolina(2022-12-14) Alves, Francisco José; Freire, Emanuel de Andrade; Santos, Andrea Cristiana; Bastos, Cecílio Ricardo de CarvalhoEste presente trabalho traduz-se como uma memória descritiva do documentário: A chegada do Movimento Pentecostal no Vale do São Francisco e o surgimento da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Petrolina, sendo resultado de um trabalho de pesquisa para a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, para a obtenção do título de Bacharel em Jornalismo e Multimeios, DCH III/UNEB em Juazeiro, e que teve como objetivo geral abordar o início, desenvolvimento e concretização que culminou no surgimento e criação da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Petrolina PE, registrando os fatores socioculturais que levaram ao crescimento dessa comunidade que em 72 anos se tornou a maior denominação evangélica do Vale do São Francisco. Esse resgate histórico veio descortinar e trazer a lume a importância que essa denominação desenvolveu em nossa região, bem como demonstrar em breves palavras a origem do Movimento Pentecostal no mundo, os acontecimentos que motivaram a sua chegada ao Brasil, sua expansão pelos vários rincões de nossa nação, sua chegada ao Vale do São Francisco e, consequentemente, sua disseminação na cidade de Petrolina. Essa pesquisa histórica que tem contribuído para o fortalecimento da memória da Igreja, solidifica para as futuras gerações a importância sociocultural que essa denominação desenvolveu, e ainda desenvolve em nossa região. E, para descortiná-lo, foram utilizados os principais métodos para a execução de um Documentário, sendo eles: percurso teórico com a utilização de uma farta bibliografia que norteou os primeiros passos de nosso trabalho, bem como pesquisa documental, observação participante, entrevista semiestruturada das fontes, e minucioso e diligente trabalho de campo, a fim de elucidar os detalhes do surgimento dessa organização. Em suma, todo esse trabalho hercúleo que culminou nessa obra, ficará para os anais historiográficos dessa denominação, perfazendo o desejo de não deixar que a ação do silêncio sepulte coisas dignas de serem conhecidas.
- ItemCinema e Educação: um estudo de caso da experiência fílmica do prove em Escolas estaduais de Juazeiro (BA)(2022-08-22) Barbosa, Patricia Da SilvaO projeto “Produção de Vídeos Estudantis” (Prove), realizado pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), sugere uma dinâmica alternativa para o ensino-aprendizagem de cinema nas escolas da rede estadual de ensino. A partir das ações desenvolvidas nesse projeto, buscamos identificar as relações entre educação e cinema que são estabelecidas em escolas estaduais do Semiárido urbano de Juazeiro (BA). O referencial teórico está fundamentado, principalmente, nas questões relacionadas às abordagens contemporâneas entre cinema e educação e na articulação entre Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido Brasileiro (ECSAB) e Educomunicação. Além da natureza qualitativa, a investigação adotou, como estratégia metodológica, o estudo de caso, que nos permitiu um conhecimento detalhado e amplo da realidade do Prove nas escolas estudadas, em seus aspectos teórico-práticos. Os principais instrumentos utilizados foram a pesquisa documental e bibliográfica, entrevistas semiestruturadas e análise de conteúdo. Compreendemos que as relações entre cinema e educação estabelecidas pelo Prove, nessas escolas, variam conforme o grau de conhecimento sobre a sétima arte que o (a) docente à frente do projeto possui. Todas as narrativas estudantis analisadas apresentaram importantes reflexões acerca de temas sociais que, muitas vezes, não compõem o cotidiano das grades curriculares. Além disso, apresentaram potencial para a construção de novas visibilidades e dizibilidades sobre o contexto semiárido, ao discutir sobre realidades vivenciadas nesse território, que não são amplamente pautadas pela grande mídia.
- ItemCinema piauiense: análise das representações sociais da paisagem sertaneja, da religiosidade e das relações de gênero(2022-07-18) Pereira, Isael de SousaAs produções fílmicas nacionais já se mostraram, ao decorrer dos anos, um campo vasto de estudos acerca das representações sociais sobre o Nordeste. Neste trabalho, contudo, o foco é analisar como a paisagem sertaneja, a religiosidade e as relações de gênero estão presentes nos filmes O Pescador e o Rio (2018), O Diário de Enoe (2016) e Kátia (2012), respectivamente. Para tanto, a investigação de natureza qualitativa, seguiu à luz da análise de conteúdo e da análise da imagem. A pesquisa aponta que o cinema piauiense, considerando sua influência muito grande sobre a cultura desse estado e seu poder de massificação, tem funcionado como uma ferramenta educacional, voltada para a construção de uma identidade social que novas questões de gênero, valoriza uma paisagem piauiense mais próspera, bem mais viva e exuberante, com a presença de rios, lagos, pastagem verde, entre outras e delineia um possível sincretismo religioso bastante influenciado pelo catolicismo.