Graduação
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Graduação por Título
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemHistória e cinema: Madame Satã e suas facetas em flutuar entre gêneros e sexualidades(2022-09-21) Rêgo, Dyogo Hudson LimaO filme Madame Satã, teve sua estreia nacional no ano de 2002, e foi dirigido por Karim Aïnouz, um diretor gay que deu certo choque no mundo cinematográfico. O filme tem um gênero de drama biográfico e entrou no ano de 2015, mês de novembro na lista da (Associação Brasileira de Críticos de Cinema - Abraccine) como um dos melhores 100 filmes brasileiros de todos os tempos. O enredo do filme é passado no século XX e retrata a cultura marginal da época. O personagem desse drama é João Francisco dos Santos, um malandro, artista, presidiário, pai adotivo de sete filhos, negro, pobre, homossexual e etc. Que num momento de sua vida passou a ser conhecido como “Madame Satã” uma frequentadora de um dos bairros mais boêmios do Rio de Janeiro, a Lapa. A presente pesquisa dar enfoque à identidade discursiva da personagem, levando em consideração a qualificação de João Francisco dos Santos pelo modo que se posiciona discursivamente e, também, pelas (re)nomeações que demarcam suas atuações no campo da vida afetiva e pessoal.
- ItemPrograma academia da saúde adaptações ocorridas durante a Covid 19.(Universidade do Estado da Bahia, 2023-12-07) Lima, Fabiana Meneses Campos de; Rocha, Luís Carlos; Viana, Viviane Rocha; Estrela, Rafael Leal DantasIntrodução: A pandemia da COVID 19 tem se apresentado como um dos maiores desafios sanitários em escala global deste século. As medidas adotadas pelas autoridades competentes, incluindo o distanciamento social e o fechamento das academias de ginástica, centros de treinamento e demais ambientes utilizados para a realização das atividades, embora tenha sido necessário, contribuiu para um aumento no tempo despendido em comportamento sedentário e trouxe limitações em especial, para a atenção às Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), repercutindo em diminuição na prevenção e controle de determinadas condições. Objetivo: Este trabalho teve como objetivo mapear os núcleos do Programa Academia da Saúde e suas metodologias de ensino no período da Pandemia COVID19. Problema: Quais as metodologias de ensino adotadas pelos núcleos do Programa Academia da Saúde no período da Pandemia COVID19? Método: Trata se de um trabalho com abordagem qualitativa, exploratório realizado através de pesquisa bibliográfica em bases eletrônicas de dados como Google acadêmico, Google books, Vigitel e Datasus, foram utilizados descritores como Programa Academia da Saúde e COVID19, em língua portuguesa. Sendo coletados 97 trabalhos relacionados com esses descritores e após leitura foi feita uma seleção para análise criteriosa de 28 trabalhos publicados no período de 2020 à 2023. Foram excluídos trabalhos científicos em outros idiomas e sem relevância para o tema. Considerações finais: Os resultados mostraram o impacto da pandemia para esses estabelecimentos de saúde uma vez que a suspensão da oferta de ações ocorreu em 70% dos polos. Para aqueles estabelecimentos com manutenção das atividades, os resultados reforçam a relevância do PAS na RAS por configurar -se como equipamento de saúde com capacidade de adaptar-se às distintas realidades sanitárias, absorvendo temáticas relativas à Covid19 e à atenção às condições pós Covid19. Além disso, demonstraram a resiliência dos profissionais e gestores do SUS na formulação das readequações que foram necessárias pelo período pandêmico.