Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Educação e Diversidades (MPED)
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Navegando Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Educação e Diversidades (MPED) por Palavras-chave "Educação em sexualidade"
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- ItemEducação em sexualidade: enfrentamento e prevenção da violência sexual contra crianças e adolescentes no espaço escolar(2023-03-30) OLIVEIRA, Jesiane da Luz; PINHO, Maria José Souza; FAGUNDES, Tereza Cristina Paiva da; SUTO , Cleuma Sueli Santos; SILVA, Zuleide Paiva daA violência sexual contra crianças e adolescentes é uma violação de direitos que fere a dignidade da pessoa humana e compromete o seu desenvolvimento pleno e saudável. Dentre os diversos tipos de violência, torna-se uma discussão relevante, tendo em vista seus domínios de alcance nos diversos cenários de debate da sociedade. Sendo a escola um espaço dedicado à formação de sujeitos para a cidadania e transformação social, precisa ser esse, também, um espaço de diálogo e promoção de ações voltadas para a prevenção e o enfrentamento das violências. Surge então a necessidade de responder a seguinte problemática: Como o espaço escolar pode atuar no enfrentamento e na prevenção da violência sexual contra crianças e adolescentes na educação básica da rede pública municipal? Considerando o problema a ser respondido, propôs-se como objetivo geral: compreender como o espaço escolar atua no processo de enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes. Os objetivos específicos dessa pesquisa foram: analisar a concepção de docentes do ensino básico sobre as dificuldades e possibilidades de trabalhar a educação em sexualidade como prevenção da violência sexual contra crianças e adolescentes; identificar na perspectiva dos docentes a contribuição da educação em sexualidade para a promoção de habilidades de proteção à violência sexual contra crianças e adolescentes; e, desenvolver estratégias educativas com a finalidade de promover formação continuada de profissionais de educação para a prevenção e enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes. Teve como lócus o Colégio Municipal Gilberto Dias de Miranda (CMGDM), na cidade de Jacobina, no ensino fundamental anos finais, com os/as docentes colaboradores/as. A metodologia deste estudo foi fundamentada na abordagem de pesquisa qualitativa em educação, e utilizou como estratégia de desenvolvimento a pesquisa do tipo colaborativa. Para subsidiar a pesquisa, os instrumentos utilizados foram: Grupos Focais e entrevista semiestruturada. Para analisar os dados coletados e produzidos utilizou-se como técnica a análise de conteúdo segundo Bardin. Os resultados obtidos na pesquisa demonstraram que ainda não está presente na instituição escolar (lócus dessa pesquisa) uma orientação para os docentes de como proceder no caso de identificação, o que inviabiliza a intervenção mais cedo e assim evitando ou amenizando as consequências imediatas. A partir da constatação da existência de dificuldades ao abordar a violência sexual e educação em sexualidade no ambiente escolar sianlizadas pelos colaboradores construi-se como proposta de intervenção, um plano de formação continuada com a finalidade de contribuir com os diferentes olhares sobre a importância da educação em sexualidade, sinalizando possibilidades de prevenção da violência sexual contra crianças e adolescentes, uma vez que o enfrentamento à violência sexual contra crianças e requer uma ação constante e integral deve incluir a formação e capacitação dos/das professores para o tema, bem como uma abordagem curricular que contribua para a disseminação de conhecimento sobre esta temática visando, principalmente, a preparação de crianças e adolescentes para prevenirem-se de forma ativa contra a violência sexual.
- ItemTrilhando caminhos em sexualidade através das práticas integradoras(2023) Santana, Clara Gomes de; Pinho, Maria José SouzaDiante dos inúmeros desafios impostos ao processo educativo nas últimas décadas, dentre eles a inserção de temáticas de cunho social e a urgência em modernizar e dinamizar o currículo escolar, se faz necessário fortalecer um movimento de inserir a Educação em Sexualidade dentro das instituições de ensino. Nessa perspectiva, percebemos na formação humana integral, caminhos para auxiliar os estudantes e o corpo docente a construir conhecimentos, habilidades e potencialidades necessárias para uma educação em sexualidade emancipatória e positiva. Assim, a pesquisa tem como objetivo geral compreender, sob à ótica de professoras/professores e estudantes, as potencialidades do componente curricular Práticas Integradoras na formação da Educação em Sexualidade, sendo realizada com estudantes do terceiro ano do ensino médio e com os/as professoras das áreas de Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Literatura, Física e Educação Física, e Geografia, buscando fomentar as discussões para elaboração de uma sequência didática para o trato da temática educação em sexualidade. Para tal, utilizamos como metodologia a pesquisa-ação colaborativa que se ancora no tipo de pesquisa qualitativa. O produto educacional fruto deste estudo, a sequência didática, assim como todo o aporte de referencial teórico foi elaborada a partir dos pressupostos metodológicos e pedagógicos defendidos, por Figueiró (2014), Werebe (1998), Louro (2004) e Maia; Ribeiro (2011), para fundamentar Educação e Sexualidade, e Gadotti, (2009), Sacristán, (2007) Guará (2006), Brandão (2007), Imbernón (2000), em relação a Educação Integral em Tempo Integral e Formação Humana. Durante a coleta de dados que ocorreu em modalidade presencial, utilizamo-nos das técnicas de grupo focal e oficinas autoformativas. A análise e interpretação dos dados foi realizada com base na Análise de Conteúdo (Bardin, 2009), tendo como parâmetro a questão investigativa e os objetivos determinados para a pesquisa. Consideramos que a aplicação da proposta de ensino envolvendo uma Sequência Didática pautada nas Práticas Integradoras é satisfatória para favorecimento da integração da Educação em Sexualidade nos currículos formais e informais. Esperamos a partir desta pesquisa, contribuir para avanços no que diz respeito as potencialidades de inserir práticas integradoras no ensino de sexualidade nas instituições escolares.