Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Educação de Jovens e Adultos (MPEJA)
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Navegando Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Educação de Jovens e Adultos (MPEJA) por Palavras-chave "Educação de Jovens e Adultos"
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- ItemA dor e a delícia de tornar-se... Professor da EJA: narrativas de si na construção formativa de educadores do juvenil no município de Catu-BA.(2015) Araujo, Margareth da Conceição Almeida de; Santos, José Jackson Reis dosA dissertação analisa por quais processos formativos passaram os professores da EJA para atuar no contexto do Tempo Formativo Juvenil, e quais as contribuições desses processos formativos os professores tiveram que passar para atuar na profissão docente, a partir dos desafios da atualidade com a presença significativa do juvenil, nas classes da EJA. Tendo esses questionamentos como base e levando em conta a formação continuada do professor que atua nessa modalidade. O trabalho foi desenvolvido por meio de uma abordagem qualitativa, utilizando-se de dispositivos da pesquisa (auto)biográfica, articulando pesquisa-formação. A pesquisa aconteceu no período de março a agosto do ano de 2015, numa escola municipal do Campo da cidade de Catu, Bahia. Constituem-se sujeitos da pesquisa oito professores das turmas do Tempo Formativo Juvenil, através das narrativas de si reveladas nos memoriais da trajetória de vida. Como procedimentos metodológicos foram utilizados questionários abertos, fechados e memorial autobiográfico. A intenção central desta pesquisa consistiu em compreender, por meio de narrativas (auto)biográficas, os processos formativos pelos quais passaram os professores da Educação de Jovens e Adultos para atuar no contexto do Tempo Formativo Juvenil, com vistas a refletir e compreender, coletivamente, sobre as contribuições dos processos formativos dos docentes do Tempo Formativo Juvenil e suas implicações para o contexto de atuação profissional. A análise dos dados foi elaborada com base na proposta de análise interpretativa-compreensiva. Para o processo de organização e de interpretação das informações, utilizamos a leitura em três tempos: leitura cruzada, leitura temática e leitura interpretativa-compreensiva, por considerar o ato de lembrar, escrever sobre si e refletir as vivências como um modo de formar-se e (re)formar-se no devir da profissão docente. Os resultados da pesquisa indicam que, a partir dos memoriais de vidas, pessoais e profissionais dos professores colaboradores, as marcas das suas vivências singulares, criativas, fizeram-nos tornar o saber-fazer na educação uma experiência melhor e mais qualificada; entretanto, precisa ainda de partilhas maiores para que os conhecimentos se traduzam, reconfigurem nas práticas de sala de aula, repercutam na vida dos seus estudantes e os transformem em pessoas mais críticas e ampliem sua autonomia.
- ItemFormação de educadores de jovens e adultos: um olhar reflexivo para o desenvolvimento e o aperfeiçoamento da prática docente no município de Matina-Bahia(2015-08-20) Duques, Maria Luiza Ferreira; Amorim, Antonio; Aquino, Maria Sacramento; Freitas, Katia Siqueira deA educação de jovens e adultos é um campo de práticas que transcende os limites da escolarização em sentido estrito já que ela abarca processos de formação diversos. No contexto em que nos inserimos, pensar na formação do educador de jovens e adultos requer um olhar atento sobre a prática educativa e a formação inicial e continuada desses educadores, uma vez que não é possível prosseguirmos com o improviso nos processos formativos de jovens e adultos, produto da fragilidade da formação destinada à modalidade. Neste sentido, este estudo teve como objetivo investigar as necessidades formativas dos educadores da EJA do município de Matina, Bahia, a fim de desenvolver ações que contribuam para a melhoria da qualidade dos processos formativos de educadores e educandos. Para referendar o estudo, dialogamos com Freire (1977), (1996), (2001), (2005), (2007); Gadotti (2003); Ireland (2013); Torres (2009); Haddad e Di Pierro (2000); Amorim (2007); Machado (2000), (2001); Moura (1999), (2006); Soares (2006), (2007), (2009); Arroyo (2005), (2001); Charlot (2008); Tardif (2002); Pimenta (1999); Nóvoa (1992); Ventura (2012), dentre outros. A investigação se pautou na abordagem qualitativa com delineamento no estudo de caso. Para coleta e produção de dados, lançamos mão da observação com registro em diário de campo e de entrevista semiestruturada com 08 educadores e 06 gestores da educação municipal que atuam junto à EJA. Para tratamento dos dados, recorremos à análise de conteúdo. O estudo revelou que os educadores, que em sua quase totalidade, possuem Licenciatura em Pedagogia, evidenciaram as carências formativas com foco nas especificidades da EJA durante seus cursos de graduação. Todos os participantes da pesquisa são efetivos no serviço público e possuem uma extensa jornada de trabalho semanal, intensificada pelo fato de que todos os educadores da EJA são, também, professores do ensino regular. Diante das dificuldades de atuação junto à EJA, os educadores revelaram que suas maiores necessidades formativas são necessidades relacionadas à prática docente; aos próprios educadores; à gestão da escola de EJA; ao currículo e à formação continuada, sendo que as necessidades correlatas à formação continuada foram enfatizadas como o maior empecilho para o desenvolvimento do trabalho na EJA. Percebemos que existe uma estreita articulação entre a formação dos educadores, a prática desenvolvida nas classes da EJA e as aprendizagens dos educandos. As necessidades formativas dos educadores implicam práticas ainda pouco articuladas às especificidades da EJA, o que conduz a uma limitação nas aprendizagens dos educandos. Os apontamentos do estudo indicam que incidir os olhares sobre a formação dos educadores, com propostas e ações concatenadas aos preceitos da modalidade, significa melhorar a qualidade da educação ofertada em EJA e, consequentemente, promover a melhoria das condições de escolarização e de vida dos educandos. Para isso, faz-se urgente a instituição de políticas públicas para a EJA, pois, apesar de todas as dificuldades vivenciadas, os educadores, diante de todas as limitações, ainda buscam individualmente ou de forma coletiva, os subsídios possíveis para a formação e para o desenvolvimento das práticas. É preciso, portanto, respeitar o trabalho desses educadores, pois eles se fazem educadores da modalidade e, por suas próprias experiências e práticas, constroem a docência na Educação de Jovens e Adultos.
- ItemFormação participante e prática pedagógica: impactos e desafios do uso das TIC e do ambiente virtual de aprendizagem no contexto da educação de jovens e adultos(2018-07-04) Santos, Débora Regina Oliveira; Amorim, Antônio; Santos, Jocenildes Zacarias; Souza, Lanara Guimarães deEste estudo aborda a “Formação Participante e Prática Pedagógica: Impactos e Desafios do Uso das TIC e do Ambiente Virtual de Aprendizagem no Contexto da Educação de Jovens e Adultos”. O problema se debruça sobre: Como realizar uma formação continuada participante sobre práticas pedagógicas em EJA com o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação? O objetivo geral propõe compreender como a formação continuada participante promove a construção da prática pedagógica em Educação de Jovens e Adultos mediante o uso das TIC. Os objetivos específicos procuram refletir sobre formação docente, com o uso das TIC e do ambiente virtual de aprendizagem; identificar de que maneira as TIC fazem parte do cotidiano dos sujeitos e da prática pedagógica em sala de aula da EJA; construir colaborativamente uma proposta de formação continuada com os professores da EJA para o uso das TIC em práticas que privilegiem a aprendizagem baseada na construção do conhecimento. Para composição da trajetória metodológica este estudo escolheu a pesquisa aplicada quanto à natureza da pesquisa. Adotou a abordagem qualiquantitativa como procedimento metodológico e a pesquisa participante como técnica de investigação. Utilizou a observação participante, diários de saberes e questionário para a coleta de informações. A primeira etapa da pesquisa foi constituída pelo aprofundamento teórico sobre concepções da EJA com Paulo Freire (1987, 1999), Miguel Arroyo (2007), Haddad (2007), Haddad e Di Pierro (2000), Cury (2000), Souza, Silva, Amorim e Freitas (2016), Andrade (2004). As Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação: Matta (2004, 2006), Kenski (2001, 2015, 2016), Lévy (2003, 2010), Sampaio e Leite (2013), Lima Júnior (2005), Lima Júnior; Cunha (2009). Formação continuada e prática pedagógica: Dantas (2016), Amorim (2007, 2012), Nóvoa (1995, 2004), Macedo (2016), Jardelino e Araújo (2014). Educação a Distância e Ambiente Virtual de Aprendizagem: Santos (2002, 2005, 2015), Kenski (2016), Almeida (2003), Santos e Medlej (2016), Santo (2014), Santos e Silva (2009) e outros. Em seguida, foram consultados dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do Arquivo Público Municipal e os documentos oficiais da escola. A última etapa incluiu a pesquisa de campo e a efetivação do projeto de intervenção, seguidas da análise das informações e os impactos alcançados. Como resultados obtidos a pesquisa demonstrou a viabilidade da promoção de uma formação continuada participante, contemplando os encontros presenciais, as vivências e o Ambiente Virtual de Aprendizagem, potencializando a ação docente na medida em que sejam utilizadas as Tecnologias de Informação e Comunicação como interface pedagógica, investindo na melhoria tanto do processo de ensino aprendizagem quanto na melhoria na qualidade de vida dos sujeitos envolvidos na Educação de Jovens e Adultos. Os impactos da pesquisa pessoais, profissionais, culturais, pedagógicos, tecnológicos e socioafetivos contribuíram para o desenvolvimento dos sujeitos implicados, refletindo benefícios para a comunidade escolar.
- ItemOs saberes experienciais da formação do professor da EJA: o exemplo da rede municipal de ensino de Lauro de Freitas – BA(2015-09-27) Santos, Vânia Pessoa Jornane Barbosa; Amorim, Antônio; Boaventura, Edvaldo Machado; Aquino, Maria SacramentoEste estudo é uma reflexão a respeito das experiências que orientam a prática dos docentes, que atuam na Educação de Jovens e Adultos - EJA, na Fase II, no município de Lauro de Freitas - Bahia. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, instrumentalizada através do estudo de caso, que possibilitou a investigação sobre a seguinte problemática: como as experiências pessoais dos docentes impactam o processo de construção profissional da EJA? Desenvolver esta pesquisa foi um desafio que se interpôs num cenário educacional municipal, pois buscamos identificar os entraves que dificultavam a percepção do docente enquanto indivíduo dotado de experiências, experiências estas, que refletem diretamente o campo de atuação e de formação dos professores da EJA, no município. Foi por isso que este estudo teve como objetivo geral refletir a questão dos saberes experienciais da formação do professor da EJA. Para concretizar esta situação procuramos solução para os seguintes objetivos específicos: diagnosticar os problemas encontrados pelos professores para o exercício eficiente da sua prática docente nas classes da EJA; estudar e apontar solução para os entraves que dificultavam a aprendizagem dos alunos da EJA; contribuir para a elaboração de uma proposta de intervenção pedagógica especifica para a formação dos docentes da EJA, no município de Lauro de Freitas. Buscamos trazer um panorama da EJA no município, apresentando os sujeitos e o universo a que eles estão circunscritos, contribuindo para a organização de uma visão geral da EJA em Lauro de Freitas. Traçamos um panorama do contexto histórico da EJA, refletindo sobre os programas de erradicação de analfabetismo, dos movimentos sociais e da influência destes na formação dos docentes da EJA. Ao analisarmos esta trajetória, procuramos demonstrar como a Educação de Jovens e Adultos vem se constituindo enquanto modalidade educacional pautada em princípios legais e institucionais. Isto porque consideramos que este aporte histórico é fundamental para construção da identidade do docente da EJA. Para fortalecer este panorama sobre a EJA utilizamos o diálogo empreendido por Fávero (2006), Barros (2011), Paiva (2011) Arroyo (2006) para referenciar esta discussão. Abordamos a temática acerca da formação do professor da EJA e a sua relação com o saber, tendo como alicerce as contribuições freireanas, onde se discute os saberes docentes como prática de liberdade. O estudo foi ampliado ainda com as contribuições dos seguintes autores: Pimenta (2002), que discute a relação dos saberes docentes e a formação profissional; Freire (1996), que apresenta saberes essenciais a prática docente; Tardif (2003) traz um repertório de saberes indispensáveis a construção de novas práticas docentes. Por fim, analisamos os dados e as informações coletados que contribuíram para a consolidação de uma proposta pedagógica inovadora para as classes da EJA, na Fase II, sendo esta o produto de uma construção coletiva e participativa.