Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Educação de Jovens e Adultos (MPEJA)
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Navegando Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Educação de Jovens e Adultos (MPEJA) por Palavras-chave "EJA"
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- ItemDesign didático na WEB: autoria colaborativa do professor em contexto da EJA(2016-11-11) Fernandes, Gilberto Pereira; Oliveira, Maria Olívia de Matos; Almeida, Maria Elizabeth Bianconcini Trindade Morato Pinto de; Ferreira, Maria Conceição AlvesA presente escrita dissertativa busca traduzir de forma intersubjetiva e mutirreferencial, o processo de investigação científica vivenciado por mim, pesquisador e um grupo de professores da educação básica durante a realização de oficinas de formação docente em um Projeto de Extensão na Universidade do Estado da Bahia-UNEB-Campus-XVIII-Eunápolis-BA. Essa pesquisa aplicada se desenvolve na perspectiva investigação-ação-formação, de caráter mediacional baseada nos saberes da experiência dos professores, diante das interfaces multimidiáticas e referenciais teóricos, em contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O intuito inicial era promover uma reflexão analítico-crítica do material didático produzido com finalidade educacional, levando em consideração algumas potencialidades do uso de interfaces da Web, suscitando a necessidade de criação de design didático de autoria colaborativa de professores. Foram tomados como referência: portais educacionais de atividades pedagógicas voltados para a EJA e os outros ambientes online como: blogs, AVA, aplicativos e softwares. Tais aspectos foram norteados pela questão de pesquisa: como a autoria colaborativa de professores e professoras pode (re)significar o processo de produção de material didático em contexto de ensino/aprendizagem na EJA, diante das possibilidades da Web? O objetivo central consistia em contribuir para criação de um design didático online valorizando a autoria colaborativa de professores e professoras na produção de material didático para EJA diante das possibilidades da Web. Três eixos temáticos circundam a pesquisa: A Educação de Jovens e adultos (EJA); as tecnologias digitais; e o processo de produção didático pedagógico na Web. A concepção teórica adotada, parte da visão de que professores e alunos são pesquisadores e produtores de conhecimentos e situações de ensinagem (FREIRE, 1996, 2007), a criticidade do sujeito (FREIRE, 1982, 1987, 1997, 2000, 2000a); a nova ecologia cognitiva e inteligência coletiva (LEMOS, 2002; LÉVY, 1993, 1999); o papel hegemônico e informacional das Redes (CASTELLS, 1999, 2003); as subjetividades múltiplas e singularidades (SANTAELLA, 2004, 2013), concepções sobre design instrucional contextualizado (FILATRO, 2007), o design educacional, (MATTAR, 2013); e o (design) desenho didático (SILVA, 2012a) e (ALMEIDA; SILVA, 2012); e as autorias colaborativas (SILVA, 2012), (MARTINS, 2014). No processo de pesquisa e formação, ficou evidente que os sujeitos educativos da EJA não são os off-liners de outrora, e que a inserção das tecnologias digitais no processo de escolarização representa uma oportunidade de redimensionar a prática pedagógica, considerando os novos tempos e modos de ensinagem para desenvolver autonomias na cultura digital insurgente.
- ItemA educação de jovens e adultos nos planos municipais de educação: avanços e desafios da gestão participativa no extremo oeste da Bahia(2018-12-20) Carvalho, Romênia Barbosa de; Amorim, Antônio; Silva, Francisca de Paula Santos da; Costa, Patrícia Lessa Santos; Queiroz, Kelli Consuelo Almeida de LimaA Dissertação apresenta uma reflexão teórica e metodológica acerca da Educação de Jovens e Adultos (EJA), nos Planos Municipais de Educação (PME), em relação à gestão participativa no extremo Oeste da Bahia, assim, problematiza: em que condições a elaboração e implementação do PME referente as políticas públicas da EJA e o trabalho da gestão participativa estão sendo concretizados na Região Oeste da Bahia? A partir da situação problema desenvolveram-se estudos nas Secretarias de Educação dos municípios em torno dos planos de educação na modalidade da EJA no que tange à análise de metas, participação da comunidade, monitoramento e avaliação do processo. Buscou-se como objetivo geral Analisar a educação de jovens e adultos no desenvolvimento dos Planos Municipais de Educação em relação aos desafios e avanços da gestão participativa dos municípios do Extremo Oeste da Bahia. A partir deste, foram traçados os objetivos específicos, a saber: investigar as políticas públicas de valorização da modalidade da EJA nos Planos Municipais de Educação; identificar a gestão participativa nos Planos Municipais de Educação a partir dos ciclos formativos de diálogos com Secretários Municipais de Educação; analisar os impactos sociais, culturais, educacionais e políticos no desenvolvimento e qualidade educacional na modalidade EJA com base na efetivação dos PMEs nos municípios da Região Oeste. O aporte metodológico traçado neste percurso foi uma pesquisa aplicada, a partir da intervenção das formações continuadas para os gestores das Secretarias Municipais de Educação. A abordagem adotada foi qualiquantitativa com auxílio da pesquisa de campo enquanto procedimento estratégico. Utilizou-se como técnicas de coleta de dados a entrevista semiestruturada e o grupo focal. Foram consultados vinte e três Secretários de Educação e doze membros do grupo colaborativo do Plano Municipal de Educação. Os fundamentos estão pautados nas proposições de Freire (2011; 2005; 2000; 1996; 1987), Gadotti (2016; 2011; 2003), Amorim (2017; 2012; 2007; 2001), Saviani (2014; 2010; 2009b; 2008; 1999; 1996), Bordignon (2008; 2007), Dourado (2011; 2010; 2009; 2008; 2007; 2006), Luck (2000; 2002; 2009; 2011). Com base na pesquisa foram obtidos os seguintes resultados: os secretários e coordenadores do grupo colaborativo afirmaram que 80% dos municípios têm cumprido a meta 08 nos PMEs na oferta de matrícula e permanência, enquanto 20% têm atingido as metas 09, alfabetização de adultos e meta 10, ensino médio profissional; evidenciaram nos posicionamentos dos Secretários e dos coordenadores dos PMEs os avanços na EJA pós PME, como aumento de matrícula e o fortalecimento do processo de alfabetização de adultos nos municípios. Apresenta-se nos PMEs um modelo de gestão burocrático, enfatizado pelos coordenadores, enquanto os secretários afirmaram o modelo da gestão participativa, por contar com a participação de todos. Conclui-se que os sistemas de educação nos municípios precisam investir em políticas públicas de direito para garantir o fortalecimento dos alunos da EJA.
- ItemO estágio curricular no PROEJA: desafios na formulação de uma nova proposta de estágio(2018-10-31) Teixeira, João Paulo Oliveira; Santos, Jocenildes Zacarias; Correia, Patrícia Carla da Hora; Barbosa, Elisiana Rodrigues OliveiraA presente pesquisa teve como objetivo, investigar sobre a prática do estágio supervisionado de jovens adultos que, pertencem ao Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos - PROEJA - a partir das dificuldades que os mesmos apresentam para realização desse estágio. A delimitação temporal de realização da pesquisa foi de 04 de maio de 2017 à 07 de dezembro de 2017. O problema apresentado nessa dissertação consistiu em: Quais os desafios enfrentados pelos alunos do PROEJA do Centro Estadual de Educação Profissional em Informática e Gestão Lourdes Carvalho Neves Batista, em Cícero Dantas-BA, em relação à prática do estágio curricular? Para além, decompõem-se os seguintes objetivos específicos: discutir sobre a proposta do estágio no PROEJA, possibilitando a realização da prática de estágio; refletir com gestores, educadores e discentes o processo de ensino/aprendizagem para garantir na unidade escolar a coerência da prática do estágio; propor um estágio aos estudantes/trabalhadores considerando a diversidade da realidade laboral dos mesmos. O tipo de pesquisa foi de abordagem qualitativa, delineada pela pesquisa-ação, realizada com os discentes e docentes do Centro Estadual de Educação Profissional Lourdes Carvalho Neves Batista, no município de Cícero Dantas-BA. O material de análise foi constituído por pesquisas bibliográfica e documental, entrevistas semiestruturadas e questionários. Para tanto, utilizamos como aporte teórico os autores: Fichtner (1998), Paulo Freire (1992), Libâneo (2004), Moura (2004), Toaldo (1997), Markoni & Lakatos (1996) e outros. Os resultados obtidos possibilitaram constatar que, esses jovens adultos necessitam desenvolver suas atividades durante a prática do estágio, para que esses sujeitos da EJA tenham uma formação técnica de qualidade e que esta seja assegurada aos alunos, preparando-os para o exercício de cidadania como ser integral no mundo do trabalho. Assim, para a concretude da resolução da problemática, consiste nos convênios firmados entre a Direção deste Centro de Educação Profissional e algumas Empresas (públicas e privadas). Para tanto, foi discutido com os empresários responsáveis pelos estabelecimentos sobre a problemática e, a partir dos relatos provenientes nas respostas dos questionários aplicados aos docentes e discentes, foi construída uma proposta participativa.
- ItemA pedagogia de Paulo Freire e a prática dos docentes da EJA no CENEB: uma pesquisa de intervenção pedagógica(2018-05-09) Parisse, Tandja Andréa; Pereira, Antonio; Ferreira, Maria Conceição Alves; Andrade, Dídima Maria de Mello; Nunes, Claudio PintoEste estudo intitulado: A pedagogia de Paulo Freire e a prática dos docentes da EJA no Ceneb: uma pesquisa de intervenção pedagógica têm as seguintes questões de investigação. Como os docentes percebem a pedagogia de Paulo Freire no contexto da EJA no CENEB? Suas práticas são baseadas em uma concepção freireana? Se não são, de que maneira uma formação no contexto da pedagogia de Paulo Freire e partir das categorias diálogo e práxis potencializaria a prática pedagógica desses docentes? O que a avaliação desse processo mostraria em termos de êxito dessa intervenção pedagógica? O objetivo geral foi compreender a percepção dos docentes em relação a pedagogia de Paulo Freire e, partir de uma intervenção formativa na particularidade das categorias diálogo e práxis pedagógica. Desta forma, trouxe como objetivos específicos: analisar os discursos dos docentes em relação a pedagogia de Paulo Freire; intervir pedagogicamente através de uma formação no modelo de oficinas investigativas formativas sobre as categorias de análise da Pedagogia de Paulo Freire (diálogo e práxis) e como estas fomentam e ressignificam as práticas pedagógicas em EJA; avaliar o processo pedagógico das oficinas pela ótica dos docentes, com o propósito de verificar o êxito desse tipo de pesquisa. A metodologia utilizada tem natureza qualitativa, sendo uma pesquisa aplicada em educação do tipo intervenção pedagógica, fundamentada nos estudos de Thiollent (2005), Barbier (2002), Aguiar e Rocha (1997) e Damiani (2012) e como dispositivos de investigação utilizamos um questionário semiestruturado, grupo focal, produção textual no processo da ação das oficinas pedagógicas. Os dados foram analisados à luz da análise de conteúdo defendida por Bardin (1979). Com as análises realizadas percebemos que os docentes do Ceneb possuíam um aporte teórico mínimo sobre a pedagogia de Paulo Freire e sobre diálogo e práxis e uma predisposição a análise em uma formação em serviço através das oficinas investigativas formativas. Esse movimento de reflexão sobre a prática impulsionada pelas oficinas estimulou os docentes a pensar sobre a pedagogia de Paulo Freire e a EJA na atualidade, a desnaturalizar conhecimentos já elaborados sobre diálogo, práxis e EJA e sobretudo a ressignificar a sua prática pedagógica.
- ItemProjeto político pedagógico da educação de jovens e adultos: concepções e proposições(2017) Laurindo, Lívia dos Santos Ribeiro; Oliveira, Rosemary Lapa de; Oliveira, Ivanilde Apuloceno de; Alves, Érica ValériaA presente pesquisa intitulada “Projeto Político Pedagógico na Educação de Jovens e Adultos: Concepções e Proposições” teve como objetivo analisar as concepções dos professores acerca da Educação de Jovens e Adultos, tendo em vista que o PPP é um importante documento que norteia as inter-relações dos sujeitos envolvidos no contexto escolar, bem como direciona toda a organização do trabalho pedagógico. Como referencial teórico, dialogamos com Arroyo (2007), Di Pierro (2000), Freire (1979, 1987, 1996, 1992), Gadoti (1994, 1997, 2000), Haddad (1987, 1993, 2015), Paiva (2003), nas discussões acerca do contexto histórico, marco e desenvolvimento da EJA no Brasil; nas ponderações sobre o papel político e pedagógico do PPP e a sua construção coletiva dentro da escola, corroboramos com Vasconccellos (2000), Veiga (1998, 2012); nos estudos sobre o currículo, tivemos como referenciais Macêdo (2002, 2010, 2011), Moreira (2007, 2013), Sacristán (2008), Santos (1997), Silva (2003); nas discussões sobre formação do professor da EJA, dialogamos com Laffin (2013, 2015), Tardif (2002); em gestão do planejamento pedagógico da EJA, nos respaldamos nas ideias de Luck (1998), Paro (2001), Veiga (1998, 2003). Bardin (1997) e Gil (1995) contribuiram com a discussão metodológica, pesquisa qualitativa, dispositivos e técnicas de pesquisa. O estudo problematizou a seguinte questão: Quais são as concepções/percepções dos professores da EJA da rede municipal de ensino de Barreiras-BA acerca do PPP dessa modalidade de ensino? Para responder a tal questão, utilizamos uma abordagem qualitativa, tendo como base metodológica o estudo de caso. Para tanto, os dispositivos utilizados foram questionários, entrevistas semiestruturadas e análise documental. Fizemos, por fim, a triangulação das informações através da análise de conteúdo entre as entrevistas e a análise documental do PPP das escolas pesquisadas. Os sujeitos da pesquisa foram professores e coordenadores que atuam na EJA das escolas investigadas. A revisão teórica e a pesquisa exploratória realizada em lócus mostraram que é preciso levar em consideração as mudanças sociais, econômicas e culturais dos sujeitos envolvidos nessa modalidade de ensino, na perspectiva de uma educação que possibilite a aprendizagem de conhecimentos científicos e tecnológicos dos jovens e adultos que por sua vez, necessitam ser inseridos no mercado de trabalho. Os resultados desta pesquisa possibilitaram a elaboração do projeto de intervenção tendo como público alvo os professores, coordenadores e gestores que atuam na EJA, sob a autorização da Secretaria Municipal de Educação, intitulado Dialogando acerca do Projeto Político Pedagógico da EJA cujo objetivo é discutir o PPP como elemento articulador da práxis pedagógica, considerando a construção de concepções e proposições que asseguram a existência da EJA em sua proposta.
- ItemUso pedagógico dos textos multissemióticos na educação de jovens e adultos(2015) Souza, Maria da Conceição Ferreira de; Alves, Érica Valeria; Gomes, Antenor Rita; Barreto, Denise Aparecida Brito; Aquino, Maria SacramentoEntende-se que a Educação de Jovens e Adultos não visa somente à capacitação do sujeito para o mercado de trabalho; é também necessário que a escola desenvolva as múltiplas capacidades dos alunos, em função dos novos saberes que se produzem e que demandam um novo tipo de sujeito e de profissional. Desse modo, é imprescindível que o educando obtenha uma formação que sirva de base para o uso da linguagem dos novos letramentos e, principalmente, para o exercício da cidadania. Este trabalho intencionou investigar como os docentes da escola Núbia Maria Mangabeira Guerra – município de Jacobina-BA utilizam os textos multimodais em suas práticas pedagógicas de EJA. Para vislumbrar essa realidade, traçamos um panorama acerca da utilização de textos mutissemióticos na EJA, enquanto recurso didático e, na sequência, como produto dessa investigação, desenvolveu-se uma proposta de formação docente fomentada pela utilização de textos multissemióticos para subsidiar e aprimorar a prática pedagógica dos professores da Educação de Jovens e Adultos. Do ponto de vista da abordagem do problema, definiu-se o presente estudo como uma pesquisa qualitativa de cunho etnográfico, e o tipo de pesquisa que melhor definiu esta investigação foi o estudo de caso. Para tanto, utilizou-se a observação, o questionário e a entrevista semi estruturada como instrumentos de coleta de dados. Os principais dados coletados foram submetidos à análise de conteúdo, categorizando os depoimentos dos oito professores. Assim, analisou-se o uso pedagógico dos textos multissemióticos que poderão potencializar as práticas pedagógicas dos docentes da EJA, de modo a contribuir para a promoção dos multiletramentos dos alunos dessa modalidade de ensino. O estudo revelou que, embora os professores estejam levando os textos multissemióticos para suas aulas, os textos não estão potencializando a aprendizagem dos alunos, pois, os professores não têm o conhecimento necessário para se fazer valer desses recursos semióticos a fim de nortear os alunos a fazerem a leitura dessas múltiplas semioses presentes nesses recursos didáticos. Revelou, ainda, a relevância de uma formação continuada para os docentes da EJA no que tange o uso da multimodalidade, de modo que possa fomentar o uso dos textos multissemióticos e, assim, ressignificar as práticas pedagógicas dos professores.