Navegando por Autor "Santana, Carlos Eduardo Carvalho de"
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- ItemDe Angola à Nilo Peçanha: traços da trajetória histórica e da resistência cultural dos povos Kongo/Angola na Região do Baixo Sul(2020-11-26) Fernandes, Mille Caroline Rodrigues; Menezes, Jaci Maria Ferraz de; Paxe, Abreu Castelo Vieira dos; Miranda, Cláudia; Quiñonez, Santiago Arboleda; Castro, Yêda Antonita Pessoa de; Santana, Carlos Eduardo Carvalho de; Viera Filho, Raphael Rodrigues; Messeder, Marcos Luciano LopesA pesquisa foi desenvolvida em 8 (oito) províncias de Angola: Cabinda, Zaire, Uige, Bengo, Luanda, Malanje, Kwanza Norte e Kwanza Sul, as quais compunham os antigos Reinos Kongo, Ndongo e Matamba. Uma investigação que teve seu início em outubro de 2018, com o objetivo de investigar como o levantamento sócio-histórico e demográfico sobre os povos de origem Kongo/Angola pode contribuir para descolonizar o currículo oficial de ensino em relação à história e à cultura da população negra na escola de Nilo Peçanha, localizada no território do Baixo Sul da Bahia-Brasil. Esta preocupação surge a partir das experiências vividas e análises feitas no período da pesquisa de Mestrado, que buscou compreender as formas de discriminações raciais, xingamentos, apedrejamentos e todas as formas de preconceitos vividos por jovens dos Kilombos de Boitaraca e de Jatimane ao saírem dos seus respectivos Kilombos para estudar na cidade de Nilo Peçanha. Com os estudos feitos durante o Mestrado também foi possível refletir significativamente sobre o currículo de base neocolonial e, consequentemente, os materiais didáticopedagógicos utilizados com os alunos/as kilombolas e não kilombolas na escola Nair Lopes Jenkins, na cidade de Nilo Peçanha, bem como a importância de uma formação continuada para os professores negros e negras da já referida escola, que ampliasse a discussão sobre a influência da cultura negra de origem Kongo/Angola e a inclusão deste conhecimento no currículo escolar. Estas reflexões alargaram-se, levando-me a atravessar o Atlântico e retomar discussões históricas nesta Tese de Doutoramento sobre a constituição do território que hoje chamamos Angola e como esta história, memória e ancestralidade constituem-se e inscrevem-se em nossos corpos diaspóricos negros e kilombolas no Baixo Sul da Bahia, mantendo-se vivos e vibrantes em nosso/a Ntu/Mutué (cabeça), Ntima/Muxima (coração) e Muanda/Nzumbi (espírito). Trabalho de natureza etnográfica, apresenta uma abordagem qualitativa, utilizando na coleta de dados: fotos, filmagens, acervos iconográficos, referências nacionais e internacionais, observações participantes, entrevistas semiestruturadas/narrativas realizadas com Reis, Ngangas, Mweni-xi, N’gola, Sekulos, Sobas, além de pesquisadores da área. Por fim, a pesquisa demonstra a importância da educação pensada a partir da ancestralidade Kongo/Angola e sua análise e resultados dos dados abrem perspectivas para elaborações de propostas de Educação Antirracista como Formação Docente através de Licenciaturas de História da África e Letras com Habilitação para o Kikongo e Kimbundu, bem como a produção de Material didático-pedagógico.
- Item(En)cantos e (re)existências quilombolas: : turismo de base comunitária enquanto práxis educativa decolonial e transmoderna(2022-12-02) Simões, Cardoso Tássio; Bomfim, Natanael Reis; Santos, Luciano Costa; Irving, Marta de Azevedo; González, Martha Lilia de Alba; Nunes, Eduardo José Fernandes; Santana, Carlos Eduardo Carvalho deEsta pesquisa teve como objetivo analisar as práticas socioculturais existentes no território quilombola do Quingoma (BA), contribuindo para a reflexão acerca do Turismo de Base Comunitária (TBC) enquanto práxis educativa decolonial e transmoderna. Para tal, por meio da pesquisa qualitativa e de abordagem etnográfica, foi constatado, a partir das vozes quilombolas, que o Samba de Roda, a Contação de História e a plataforma política de reivindicações da comunidade, dentre outras, constituem práticas socioculturais decoloniais que podem ser articuladas a projetos comunitários, tais como: Ciclo Turismo de Base Comunitária; Saraus; Oficina de Educação Popular Quilombola e cursos de História Local e (Afro) empoderamento. Logo, este mosaico de ações pode contribuir com o florescimento de um Turismo de Base Comunitária enquanto práxis educativa decolonial e transmoderna. Nesta tese, esta prática contra-hegemônica foi nomeada de Turismo de Semeadura, um canto de (re)existência quilombola, um movimento fecundo de renovação do mundo a partir da criação de políticas de embelezamento da existência. Portanto, conclui-se que o TBC protagonizado pela comunidade do Quingoma é uma práxis turística cujos processos educativos, além de serem distintos e antagônicos em relação à hegemonia da matriz colonial, posto que estão baseados numa cosmogonia ancestral afro e indígena, possibilitam a interaçãocrítica e ética entre culturas diferentes - do turista e da comunidade receptora - favorecendo o diálogo intercultural crítico, fundamental para a construção de ações de encantamento do mundo e uma visão transmoderna da contemporaneidade.
- ItemUm estudo propositivo sobre o referencial curricular da EJA, tempos de aprendizagem, a partir da compreensão de docentes de arte da rede municipal de ensino de Salvador(2018-04-26) Teixeira, Daniela Menezes; Costa, Patrícia Lessa Santos; Vieira Filho, Raphael Rodrigues; Santana, Carlos Eduardo Carvalho deEsta pesquisa resulta das reflexões e análises obtidas no objetivo de compreender o entendimento dos docentes de Arte da Gerência Regional (GRE) de Itapuã, acerca do referencial curricular, Tempos de Aprendizagem, implementado em 2014, pela Secretaria Municipal de Educação de Salvador, para a Modalidade da Educação de Jovens e Adultos- EJA II (Anos finais). A dissertação se apresenta na perspectiva da abordagem qualitativa, tomando como estratégia de pesquisa o estudo de caso, pois visa diretamente à análise e à capitação das singularidades do fenômeno que o envolve. O desenho da pesquisa é apresentado a partir desse enlace entre a EJA, o currículo, as políticas curriculares apresentadas para a EJA II em Salvador. Como referencial teórico, utilizamos na categoria currículo, os estudos de Freire (2014, 2106), Tadeu (2015), Arroyo (2013), Paiva (2017), Mae (2011), Read (2013), dentre outros teóricos que abordam a temática em estudo. Assim, esta pesquisa possibilita compreender a relevância das vozes que constituem os docentes de Arte na EJA II, lançando um olhar sobre o sujeito curriculante, gerando possibilidades reflexivas, empíricas e participativas mediante a escuta e a condição existencial desses docentes, no sentido de garantir acesso, interatividade, presença ativa e formação continua para com esse currículo.
- ItemEubiose - Educação para paz e diversidade na contemporaneidade(Universidade do Estado da Bahia, 2023-09-04) Almeida, Márcio Nery de; Santos, Luciano Costa; Ferreira, Aurino Lima; Borghi, Giorgio; Santana, Carlos Eduardo Carvalho de; Silva, Francisca de Paula Santos daA complexidade característica da Contemporaneidade impacta diretamente os processos socioeducativos, instigando-nos a buscar formas de elaboração do saber que promovam a Paz e o respeito à Diversidade. Nesse contexto se inserem os ensinamentos do professor baiano Henrique José de Souza, fundador da Sociedade Brasileira de Eubiose, Colégio Iniciático que, há um século, vem formando gerações de brasileiros numa perspectiva espiritualista humanista voltada para construção da sociedade futura pautada num novo estado de consciência. A pesquisa, articulada em torno do sentido e relevância da Espiritualidade na construção dos processos formativos que respondam os complexos desafios da sociedade contemporânea, caracteriza a Eubiose como instituição promotora de processos socioeducativos não-escolares voltados para a formação de pessoas numa perspectiva da Cultura de Paz e de respeito à Diversidade na Contemporaneidade. O capítulo um da Tese discorre acerca da educação além do espaço escolar propriamente dito e dos processos formativos que se dão em outros espaços além daqueles tradicionalmente consagrados a ensino-aprendizagem. Partindo da abordagem metodológica de base etnográfica, associada a observação participante, contexto comportamental imersivo no qual a observação é utilizada como instrumento para coletar dados, o capítulo dois levanta a questão da posicionalidade do pesquisador envolvido no campo de pesquisa. No capítulo três, a Eubiose é descrita em seus aspectos históricos, filosóficos e iniciáticos, sendo apresentada como patrimônio cultural e marco civilizatório. No capítulo quatro, o campo é caracterizado numa perspectiva “desde dentro” abordando, em profundidade, aspectos que envolvem o processo seletivo e socioeducativo para admissão de novos membros. Por sua vez, o capítulo cinco aborda os eubiotas face aos desafios da Contemporaneidade, mediante seus posicionamentos diante de temas considerados sensíveis tais como: meio ambiente, veganismo, avanços da ciência, vacinas, racismo, preconceito, desigualdade social, direitos reprodutivos, união homoafetiva e diferentes modelos de família, além das contribuições da Eubiose no processo de formação de pessoas numa perspectiva de Paz e de respeito à Diversidade.
- ItemHistória e Ousadia, Resistência na Periferia: O Caso do Quilombo Educacional do Orobu(2018-10-31) Santos, Paulo Roberto de Souza; Nascimento, Antônio Dias; Santana, Carlos Eduardo Carvalho de; Nunes, Eduardo José FernandesO presente estudo propõe-se a analisar os processos educativos implementados pelo Quilombo Educacional do Orobu, tendo como enfoque a experiência do curso popular de pré-vestibular, desenvolvido desde o ano 2000. Inspirado nas fontes de resistência que foram os quilombos históricos, este atua na contemporaneidade como agente de transformação. Seus processos podem ser percebidos na proposta destes projetos, com uma pedagogia diferenciada, buscando a inserção de jovens da periferia na universidade. Esta pedagogia, inspirada nos pilares da educação popular, tem como um dos principais pontos o trabalho de cidadania e consciência negra, presente nos quilombos como disciplina curricular. Buscando contar esta história de dezoito anos, foram realizadas entrevistas com egressos do projeto que cursaram em períodos diferentes, destes, (as) alguns (as) retornaram e atualmente são professores (as) no curso. A pesquisa se deu na modalidade de estudo de caso com as etapas de entrevistas e observação participante entre maio de 2017 e julho de 2018. Na fundamentação teórica desta pesquisa destacam-se autores como Adorno (2010), André (2013), Bacchetto (2003) Freire (2015), Gohn (2006), Moura (1986) e Reis (1995). Como resultados obtidos, concluímos que o trabalho desenvolvido, ou seja, o processo educativo dos quilombos educacionais, em especial do Quilombo do Orobu, cumpre sua missão de ser muito mais que um pré-vestibular, proporcionando formação e conscientização para a vida.
- ItemMuseu virtual origens: uma proposição insurgente(Universidade do Estado da Bahia, 2023-06-30) Correia, Rosângela Accioly Lins; Matta, Alfredo Eurico Rodrigues; Santana, Carlos Eduardo Carvalho de; Oliveira, Eduardo David de; Monteiro, Miguel Maria Santos Corrêa; Bernardo, Augusto Sérgio dos Santos de São; Cardoso , Cláudia PonsEsta pesquisa trata do desenvolvimento colaborativo do Museu Virtual Origens: uma proposição insurgente. A investigação utilizará a abordagem metodológica intitulada “Design Based Research” (DBR) ou Pesquisa de Desenvolvimento. A proposta possui uma abordagem socioconstrutivista com viés na construção de um ambiente virtual de aprendizagem que reconhece a comunidade como participante e sujeitos/as que adquirem metacognição (constroem conhecimento e consciência de si mesmo) e autorregulação deste conhecimento (autonomia) ao interagirem com o ambiente. Tem como instrumentos de coleta de dados colaborações coletivas e, como protocolo de atividades, o gravador de áudio e vídeo e as entrevistas semiestruturadas online. O processo colaborativo é dedicado a lidar com as singularidades presentes nas histórias das comunalidades de origem bantu, iorubá, dos portugueses e dos tupinambá - termo oriundo do tupi tubüb-abá, que significa "descendentes dos primeiros pais", como afirma Eduardo Bueno, além das outras populações que se desenham nas arkhés civilizatórias locais, influenciando o viver cotidiano dessa territorialidade. As análises que foram desenvolvidas se estruturam e dialogam com as noções de “arkhé” e de “territorialidade” ligadas aos aspectos simbólicos e existenciais das populações negras nos contextos urbanos ou rurais, conforme estudos da pesquisadora Narcimária Luz; os conceitos de “alteridade”, utilizado pelo filósofo franco-lituano Emmanuel Levinas e, de “povo”, empregado pelo filósofo argentino Enrique Dussel. Por meio dessas interlocuções serão desenvolvidas análises das insurgências negras e dos povos originários nas terras que foram doadas a D. António Ataíde. A pesquisa tem por objetivo extrair desses legados civilizatórios a riqueza de valores e linguagens que constituem suas formas de comunicação, elaboração de mundo, sociabilidades e o desvelamento do ethos cultural da territorialidade da pesquisa para a construção dos conteúdos digitais. Finalmente, o projeto apresenta uma perspectiva descolonizadora ao oferecer possibilidades de reconhecimento do patrimônio civilizatório negro-africano, dos povos originários e de outras etnias que foram silenciadas na historiografia oficial. O conteúdo do museu virtual terá elementos históricos como propõe as Leis 10.639/03 e 11.645/08, pois proporcionará em seu acervo um caráter multirreferencial, pluricultural e interdisciplinar
- ItemPelejando e arrudiando. Processos educativos na afirmação de uma identidade negra em território quilombola: Baixa da Linha(2015-11-09) Santana, Carlos Eduardo Carvalho de; Menezes, Jaci Maria Ferraz de; Cruz, Antonio Roberto Seixas da; Dorneles, Malvina do Amaral; Mattos, Wilson Roberto; Queiroz, Delcele Mascarenhas de; Silva, Ana Célia daPor se tratar de um processo de ensino e de aprendizagens, a construção de uma identidade quilombola a partir das comunidades negras rurais compõe a contemporaneidade de uma História da Educação, marcada por processos educativos próprios e comuns entre si. Por sua vez essa história confunde-se com a própria definição de um território de identidade negra e quilombola na Bahia. Para melhor definição, esta Tese utilizará os termos “Pelejar e arrudiar” como metáforas que dialogam e ajudam a compreender simbolicamente como as comunidades negras aquilombadas definiram esse território de identidade, a partir das suas vivencias e experiências. Do ponto de vista metodológico, esta análise buscou elementos que caracterizam uma pesquisa com abordagem etnográfica, numa investigação que trouxe fragmentos de processos históricos, narrados pelos próprios quilombolas. Tal leitura é fruto da observância aos olhares e sentidos empregados pelos sujeitos, na diversidade das comunidades quilombolas no território baiano, notadamente na região geográfica do recôncavo baiano, tomando a comunidade de Baixa da Linha, localizada na cidade de Cruz das Almas, Bahia, Brasil como base destas observações e conclusões.