Navegando por Autor "Nonato, Emanuel do Rosário Santos"
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- ItemAlgoritmos e programação em Laboratório Remoto: contribuições da Educação para uma metodologia de ensino em aprendizagem colaborativa(2023-03-24) Santos, Gidevaldo Novais dos; Nonato, Emanuel do Rosário Santos; Silva, Alzira Ferreira da; Nunes, Claudio Pinto; Albuquerquer, Jader Cristiano Magalhães; Sales, Mary Valda Souza SalesO papel que o algoritmo ocupa nas atividades humanas hoje, por fazer parte dos dispositivos digitais que todos carregam consigo em um cotidiano que tem como protagonistas o humano e a tecnologia digital é muito relevante – uma caracterização da cultura digital. Embora seja abundante em forma e função, a criação de um algoritmo não é elementar quanto pode parecer, pelo menos não é para alguns estudantes da área de Computação. Dadas as dificuldades que os estudantes apresentam em aprender os fundamentos deste conhecimento, o estudo aqui apresentado se propôs a responder a seguinte questão: como ensinar algoritmos e programação na perspectiva da aprendizagem colaborativa a partir das contribuições da educação, utilizando um Laboratório Remoto em um ambiente virtual de aprendizagem? O objetivo geral definido para atender a esta demanda foi desenvolver uma metodologia de ensino de algoritmos e programação, numa perspectiva de aprendizagem colaborativa com as contribuições da educação, utilizando um laboratório remoto em ambiente virtual de aprendizagem. Como objetivos específicos 1) Identificar as demandas de aprendizagem que conformam os processos de ensino de algoritmos e programação; 2) Caracterizar os processos de ensino de algoritmos e programação numa perspectiva de aprendizagem colaborativa com interface digital; 3) Avaliar características para compor uma metodologia de ensino de algoritmos e programação, a partir das contribuições da educação e fundamentação teórica que compõe a pesquisa. A investigação foi realizada com o aporte metodológico trazido pela pesquisa-aplicação em educação, também chamada de Design Based Research, que é uma metodologia fundamentada em design, e que constitui em si mesma um método. Dividida em fases, fortemente orientada ao contexto e pela teoria, a fundamentação teórica desenvolvida é parte da metodologia, de modo que, o desenvolvimento das categorias teóricas está incluído nos resultados alcançados da pesquisa. As bases teóricas foram fundamentadas em conceitos de Vigotski (2007) para aprendizagem, colaboração e interação social; Lefebvre (1995), Freire (2018), Habermas (2014) e Bakhtin (1997) para a epistemologia crítico-dialética da pesquisa e a dialogia; em Vieira Pinto (2005) e Simondon (2020) para a tecnologia; em Nonato (2020) para a cultura digital e em Cormen et al. (2002) e Robins (2019) para algoritmos e o ensino de algoritmos e programação. A metodologia criada foi apresentada a treze docentes e treze discentes do Bacharelado em Ciência da Computação, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, para avaliação de um protótipo, que evoluiu em seis iterações. A produção e a coleta de dados foram realizadas utilizando estas avaliações, por meio de um formulário eletrônico e grupo focal, online, o que permitiu chegar às seguintes conclusões: docente e discentes possuem concordâncias quanto à validade do conteúdo e à validade do construto, uma vez que há na avaliação dos dois grupos uma concordância quando às características apresentadas. Com a caracterização avaliada, o resultado teórico encontrado indica que a colaboração, o diálogo, os andaimes e a práxis, como parte de uma prática dialética da docência, são elementos essenciais para esta metodologia.
- ItemConstrução de jogos educacionais (rpg) para a aprendizagem de convivência entre sujeitos com religião e patrimônio simbólico diversos: dialogando com os caminhos espirituais(2018-10-26) Santos Filho, IIvandson Macedo dos; Matta, Alfredo Eurico Rodrigues; Langdon, Esther Jean; Nonato, Emanuel do Rosário SantosEste estudo visa apontar uma pedagogia (Socioconstrutivista), que leve à convivência entre sujeitos de religião e patrimônio simbólico diversos, pois, apesar do Brasil ser um país multirracial, entendo que ainda vivemos com valores e princípios ligados aos padrões eurocêntricos, de tal modo que, tornou-se quase impossível não nos depararmos com situações que envolvem preconceitos e intolerância relacionados à diversidade religiosa, que abrange construção social, respeito à alteridade e o reconhecimento da diversidade humana. Tais aspectos compõem um universo simbólico capaz de ser identificado, também, como fator de inclusão. Usaremos o jogo (RPG – Role Playing Game), buscando aplicar os estudos da diversidade religiosa da Bahia, como elemento de desenvolvimento social, cognitivo e afetivo entre sujeitos, para promover interação e ressignificação dos diferentes aspectos. Como metodologia, usaremos Design Based Research (DBR), que tem como base o desenvolvimento cíclico de rotinas e resultados de experimentos inseridos no jogo, na busca de contínuo aperfeiçoamento. Empregaremos como base epistemológica: Castell (1999), Matta (2008), Rodrigues (2004), Huizinga (2007), com o objetivo de fundamentar questões sobre sociedade em rede, tecnologias da informação e comunicação (TIC), jogos digitais e RPG para o ensino; Vygotsky (2010), Freire (2002), Oliveira (2001), Risério (2004), Munanga (2016), na busca de uma proposta pedagógica socioconstrutivista, aproximando as características de trabalho cognitivo envolvendo o uso dos jogos de simulação.
- ItemEAD na formação inicial de professores: contribuição da UNEB na visão dos egressos de 2015 a 2019(2021-07-30) Oliveira, Alexandro de Castro; Sales, Mary Valda Souza; Souza, Lanara Guimarães de; Nonato, Emanuel do Rosário SantosA pesquisa apresentada nasce a partir de uma experiência vivenciada com a Educação a Distância (EaD) no curso de Administração e com as investigações do Grupo de Pesquisa Formação, Tecnologias, Educação a Distância e Currículo (ForTEC), acerca do Estado da Arte da EaD na Bahia, despertou mais interesse na modalidade, o que fortaleceu o interesse pela formação de professores nesse contexto. A investigação desenvolvida parte do seguinte problema: Como os egressos da EaD da UNEB do período 2015-2019 percebem a contribuição da UNEB para sua formação? Para responder tal questionamento de pesquisa o objetivo geral desse trabalho foi: compreender a importância da EaD da UNEB na formação dos professores a partir da visão dos egressos do período de 2015 a 2019. Diante disso, os obejtivos específicos foram: a) Identificar o perfil de atuação profissional dos egressos dos cursos de licenciaturas em EaD da UNEB no período de 2015-2019; b) Identificar o alcance da formação de professores a distância da UNEB por território de identidade do Estado e por curso de licenciatura no período de 2015-2019; c) Mapear a importância da UNEB na formação inicial de professores por território de identidade do Estado da Bahia a partir da visão dos egressos de 2015-2019. A pesquisa é de abordagem mista, e tem como método o estudo de caso exploratório, cujo campo de investigação foi a Unidade de Educação a Distância – UNEAD, da Universidade do Estado da Bahia. O lócus foi constituído pelos cursos de licenciatura ofertados pela UNEB na modalidade a distância que tiveram egressos entre os anos de 20152019. Os sujeitos da pesquisa foram os egressos dos cursos de licenciatura da UNEB entre os anos de 2015-2019. Para acesso, produção dos dados e informações foram utilizados os dispositivos da documental e do questionário online. O resultado da pesquisa de campo apontou que a UNEB, através da oferta dos cursos de licenciatura a distância, atende a 19 territórios de identidade do Estado, não estando presente em apenas 8 territórios. O que demonstra que a UNEB teve participação importante para o atendimento da meta 15 do PEE/BA, mas ainda existe a necessidade de atingir os demais territórios de identidade com ofertas de cursos na modalidade da EaD, podendo se constituir como uma política pública eficiente na formação inicial de professores no Estado.
- ItemEducação a distância, metodologias ativas e hibridismo: um desenho pedagógico para o ensino superior dos componentes curriculares semipresenciais da UNEB(2021-02-24) Silva, Cezar Roberto Sarly da; Nonato, Emanuel do Rosário Santos; Kenski, Vani Moreira; Ramos, Rosemary Lacerda; Sales, Kathia Marise BorgesEsta pesquisa versa sobre as o uso das metodologias ativase das tecnologias digitais nas disciplinas semipresenciais nos cursos de graduação presencial da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Têm-se o seguinte problema da pesquisa: Como as metodologias ativas e as tecnologias digitais podem se articular em um desenho pedagógico para os componentes curriculares semipresenciais da área de exatas, dos Cursos Presenciais de Graduação da Universidade do Estado da Bahia (UNEB)? Para isso, objetiva-se desenvolver um desenho pedagógico que auxilie o processo de ensino-aprendizagem dos componentes curriculares semipresenciais da área de exatas, dos Cursos Presenciais de Graduação da UNEB, fazendo uso das metodologias ativas e das tecnologias digitais, e para isso, têm-se como objetivos específicos: diagnosticar as estratégias de ensino-aprendizagem mais significativas, acerca das metodologias ativas e tecnologias digitais utilizadas pelos docentes dos Cursos de Graduação UNEB; identificar as ferramentas pedagógicas e tecnológicas disponíveis e utilizadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) para aplicação das metodologias ativas nos componentes curriculares semipresenciais da área de exatas, dos Cursos Presenciais de Graduação da UNEB; propor um desenho pedagógico para a oferta dos componentes curriculares semipresenciais da área de exatas, dos Cursos Presenciais de graduação da Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Metododologicamente, a pesquisa é de natureza aplicada, com abordagem qualitativa, quanto aos objetivos é exploratória, e para seu delineamento foi utilizada a pesquisa bibliográfica, documental, com Pesquisa-Aplicação, e pesquisa de campo do tipo estudo de caso. Para a coleta de dados, utilizou-se livros, artigos científicos, documentos e observação direta no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Pretendeu-se com esse estudo não apenas apontar tendências, mas sugerir um desenho pedagógico, a partir das diretrizes institucionais da UNEB. Por fim, almejou-se que a proposta aqui desenvolvida tenderá a gerar bons resultados para o processo de aprendizagem do aluno, uniformizando os processos metodológicos de oferta das disciplinas semipresenciais da UNEB, podendo ser ampliado para os demais Cursos de Graduação da UNEB, enriquecendo as aulas, despertando a criatividade, bem como novos saberes e fazeres pedagógicos.
- ItemEducação a distância: percursos e perspectivas(2017-10) Nonato, Emanuel do Rosário Santos; Sales, Mary Valda Souza.; Albuquerque, Jader Cristiano Magalhães deEste livro é uma produção que recolhe a experiência didático-acadêmica de EaD das Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES) dos últimos vinte anos. Dois pontos de virada são singulares para pensar a EaD no Ensino Superior no Brasil e estarão fortemente representados nessa produção científica: o advento da LDB vigente (Lei Federal nº 9394/96) que consagrou a possibilidade legal de oferta de cursos a distância no âmbito da Educação Formal e a criação do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) pelo Governo Federal que representou o estabelecimento de uma linha de financiamento contínuo para oferta de graduação e pós-graduação pelas universidades públicas brasileiras. Constitui-se também em um instrumento de comunicação do estado atual das discussões científicas sobre a EaD, na medida em que se propõe a abordar as perspectivas que a circundam, as suas teorias e os seus caminhos da EAD em todos os âmbitos, tais como no campo da gestão, da didática, do suporte, dentre outros. Tal ambição permitirá a constituição de uma produção plural capaz de refletir tanto sobre a educação-online na web 2.0 quanto sobre a necessidade e conveniência do material impresso nos cursos de EaD.
- ItemFormação Continuada de Professores a Distância: Contribuições do Curso de Aperfeiçoamento em Tecnologias Educacionais na Prática Docente(2019-03-19) Cruz, Diêgo Aric Cerqueira Souza e; Sales, Mary Valda Souza; Kenski, Vani Moreira; Santo, Eniel do Espírito; Nonato, Emanuel do Rosário SantosEsta investigação foi despertada pelo desejo de investigar as ações e atividades de Formação Continuada possibilitadas pela EaD na Bahia. Nesse sentido, apresentamos o Curso de Aperfeiçoamento em Tecnologias Educacionais (CATE) como lócus da pesquisa, visto que o mesmo foi ofertado na modalidade à distância e abrangeu professores cursistas em todo o estado com uma formação continuada em tecnologias educacionais. Partindo desse contexto, o problema de pesquisa foi: de que maneira a Formação Continuada, ofertada na modalidade a distância no Curso de Aperfeiçoamento em Tecnologias Educacionais (CATE), contribuiu na prática pedagógica dos docentes da rede pública de ensino no Estado da Bahia? e a partir dele, delineamos três objetivos: 1. Mapear o conhecimento básico dos professores em relação às Tecnologias Educacionais (TE); 2. Identificar de que forma o curso possibilitou a inserção das TE na prática docente; 3. De maneira descritiva, demonstrar as contribuições do CATE na prática docente na Educação Básica. Para tanto, realizamos um estudo de caso descritivo e contrastivo, de modo a desvelar o fenômeno estudado e atender aos aspectos relativos ao rigor metodológico necessário para o acesso, coleta e tratamento dos dados e informações do campo. Desse modo, dialogamos com uma gama de autores que sustentaram a construção teórica e conceitual que fundamentaram a pesquisa que foram: Kosik (1976), Peters (1983), Marques (1992), Castells (1999), Gatti (2003), Kenski (2003; 2012; 2013), Moore (2007), Vásquez (2007), Macedo (2010), Burke e Orstein (2010), Sales (2013), Ibernón (2010; 2011), André (2016), Tardif (2011) e Libâneo (2013). Destarte, buscou-se compreender em que medida a Formação Continuada ofertada a distância está se consolidando na Bahia, suas ações, apontamentos e propostas já realizadas, a fim de encaminhar proposições para ampliação das ofertas, discutindo o papel da EaD na Formação Continuada de professores e as necessidades didático-pedagógicas provenientes da Educação na Contemporaneidade. Somado a isso, perceber o papel da EaD como contributo para o desenvolvimento da fluência digital e para a inserção das TE no cotidiano escolar pelos professores. Nessa direção, os resultados demonstraram que os docentes adquiriram conhecimentos em relação as Tecnologias Educacionais e afirmam que o curso proporcionou contribuições para repensar as suas práticas pedagógicas e, que a EaD pode contribuir efetivamente para a melhoria da educação ofertada nas salas de aula e para a formação continuada de professores.
- ItemFormação continuada de professores e educação a distância: contribuições da extensão universitária da Universidade do Estado da Bahia para educação básica da Rede Estadual da Bahia(Universidade do Estado da Bahia, 2022-05-31) Santos , Vanessa Figueredo de Oliveira; Nonato, Emanuel do Rosário Santos; Mill, Daniel Ribeiro Silva; Marcon, Karina; Sales, Mary Valda SouzaO objetivo da presente pesquisa consiste em investigar as contribuições das ações extensionistas, a distância, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), para a formação continuada de professores da Rede Estadual Básica de Educação. Pretende se responder quais contribuições pedagógicas as ações de extensão a distância da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) oferecem para a formação continuada de professores da Rede Estadual Básica de Educação? Para tanto, os objetivos específicos foram: a) mapear o perfil das ações de extensão a distância da UNEB; b) identificar o alcance das ações extensionistas a distância; c) identificar as ações de extensão a distância voltadas para a formação continuada de professores; d) investigar se os cursos de extensão a distância para a formação continuada de professores contribuíram para o processo de formação pedagógica. Sendo assim, foi realizada uma pesquisa iniciada pelo levantamento bibliográfico e documental, revisão sistemática e aplicação de um questionário online tipo survey a fim de fazer a coleta de dados e conhecer o perfil dos docentes que participaram de algum curso de extensão a distância, e a influência desses cursos na prática pedagógica desses sujeitos. A fundamentação teórica elucidou considerações acerca da extensão universitária, educação a distância e formação continuada a distância de professores, as reflexões traçadas sustentaram a construção e a fundamentação desta pesquisa. A análise dos dados do questionário e da revisão sistemática permitiram identificar que os professores da Rede Estadual de Educação Básica do Estado da Bahia consideram os cursos de extensão a distância da Universidade do Estado da Bahia, destinados à formação continuada de professores, essenciais para ressignificar suas práticas docentes. Os relatos apontam os cursos de extensão a distância como imprescindíveis para que os docentes reflitam, reorganizarem e reelaborarem suas práticas. Espera se que esta pesquisa possa contribuir de forma significativa com as pesquisas na área de educação a distância, extensão universitária e na formação continuada a distância de professores.
- ItemFormação em segurança pública e as tic: um estudo de caso sobre o curso de formação de soldados da pmba(2016-05-05) Batista, Maria da Soledade Cardoso Landim; Sales, Mary Valda Souza; Silva, João Apolinário da; Nonato, Emanuel do Rosário Santos; Hetkowski, Tânia MariaA pesquisa trata da investigação sobre as possibilidades das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na formação em Segurança Pública, com base no seguinte problema: de que forma o uso das TIC nos processos comunicativos potencializa o desenvolvimento de uma rede cooperativa no Curso de Formação de Soldados da Polícia Militar da Bahia (PMBA)? Sua principal finalidade é compreender como a utilização das TIC pode contribuir para o desenvolvimento de uma rede cooperativa no Curso de Formação de Soldados da PMBA (CFSd PM), tendo como objetivos específicos: contextualizar o processo de desconcentração da formação profissional dos Soldados da PMBA, ocorrido nos últimos 10 anos, destacando sua trajetória, marcos legais e estrutura, no sentido de compreender o processo de formação atual; identificar como as TIC são utilizadas, atualmente, no acompanhamento e desenvolvimento do Curso de Formação de Soldados, realizadas pelo Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças da PMBA; e, por fim, analisar a viabilidade do uso potencial das TIC como estratégia para o desenvolvimento de uma rede cooperativa na formação de Soldados da PMBA. A intenção é de submeter à análise científica as inquietações experimentadas pela pesquisadora sobre o CFSd PM, realizado pelos Núcleos de Formação, integrantes do Sistema de Ensino da PMBA (SEPM), que, embora legalmente estruturado, não se reconhece como rede. A pesquisa é orientada pelo fundamento epistemológico da Fenomenologia, tem o estudo de caso como método, para o qual foram utilizados o questionário misto online, a pesquisa documental e a descrição de contexto como instrumentos de coleta de dados e informações para alcance dos objetivos propostos. O campo empírico desta investigação foi constituído pelos vinte e três Núcleos de Ensino que recepcionaram a primeira edição do CFSd PM, ocorrida no ano de 2014. Os dados obtidos permitiram indicar o uso instrumental das TIC para efeito de controle, por meio de uma comunicação unidirecional entre os órgãos envolvidos na formação dos Soldados PM. Em contrapartida, foi observada a viabilidade de utilização do potencial comunicativo das TIC para favorecer a integração, diálogo e cooperação desse sistema. A pesquisa apontou como resultado a possibilidade de constituição de uma rede cooperativa, com a inserção do uso potencial das TIC nos processos comunicativos no CFSd PM, resguardando funções e responsabilidades, bem como a hierarquia e disciplina, princípios fundantes da PMBA.
- ItemModelo didático socioconstrutivista aplicado ao ensino de história em role Playing Game digital entre os estudantes do antigo quilombo cabula(2021-10-20) Souza, Antônio Lázaro Pereira de; Matta, Alfredo Eurico Rodrigues; Matta, Alfredo Eurico Rodrigues; Sharma, Ramesh Chander; Coelho, Domingos Savio; Ribeiro, Josete Bispo; Nonato, Emanuel do Rosário SantosEste trabalho analisa como ocorre o processo de aprendizagem de história no ensino a distância em jogos de RPG digital educacional, uma vez que, os estudos desenvolvidos, até o presente momento, evidenciam a ocorrência de aprendizagem, mas não apresentaram um design didático que explique o modo esta como ocorre. Neste tocante, esta pesquisa propõe desenvolver e a validar de um modelo de design didático socioconstrutivista que nos permita compreender como este tipo de jogo realiza a mediação da aprendizagem e construção cognitiva do conhecimento histórico. Compondo a contextualização da pesquisa, é analisada os processos históricos que envolve o ensino de história no Brasil. O socioconstrutivismo de Lev Vygotsky e a filosofia da linguagem de Mikhail Bakhtin sustenta a base epistemológica necessária para criar o design didático socioconstrutivista que servira de guia para preparação de aulas de história mediada em RPG. As habilidades sociais do sujeito enquanto ser social é ampliada e promovida pela teoria do modo de penar histórico de Robert Martineau. A abordagem metodológica pesquisa aplicação, serão desenvolvidos na direção de abrir espaço para investigações aplicadas e voltadas para o desenvolvimento de soluções práticas de pesquisa. Desta forma, os resultados obtidos no estudo a partir da simulação de situações históricas que exigem iniciativa e engajamento, mostraram o desenvolvimento do pensamento crítico e reflexivo sobre a História.
- ItemMuseu virtual da bata do feijão: da roça para a escola(2017-08-04) Souza, Erisvaldo Santos; Matta, Alfredo Eurico Rodrigues; Silva, Edson Armando; Gomes, Henriete Ferreira; Nonato, Emanuel do Rosário SantosA escola, enquanto instrumento de integração/socialização da comunidade, vê-se na obrigação de reestruturar-se frente à mundialização da linguagem digital, gerando a necessidade de adequação para aderir a essa nova forma de sentir/participar do seu entorno, e não ficar na iminência de ter a sua importância minimizada no processo de ensino e aprendizagem historicamente construído apenas sob a égide do livro (físico). Assim, este estudo desenvolveu uma solução pedagógica em forma de Museu Virtual, apresentando a Bata do Feijão, cerimônia realizada festivamente para o debulhe dos grãos desse cereal. Tal museu apresenta um acervo digital que oportuniza uma viagem virtual pelas origens, ritos e formas de transmissão do traço cultural, Bata do Feijão, através dos tempos. Como abordagem metodológica, adotamos a DBR (Design Based-Research), a história oral, e as novas formas de historiografia contemporânea. A solução produzida assenta-se na conjuntura tecnológica atual, que coloca os meios digitais como repositórios mundiais de eventos. Tal estudo foi fundamentado em especial por Gramsci, Bakhtin, Vygotsky, Matta, Schaff, Muchacho, Moutinho, Castells, Souza e outros autores que discutem o tema. Nosso estudo teve como lócus duas escolas localizadas em comunidades do município de Feira de Santana, Bahia, sendo a primeira a Escola Municipal Manoel Cundes Ferreira do povoado do Ovo da Ema, que faz parte do distrito de Maria Quitéria, e a segunda, a Escola Municipal Joanita Mota do distrito de Tiquaruçú. Os resultados obtidos a partir dos dados coletados na página do nosso museu virtual na web foram analisados e interpretados e nos possibilitaram perceber o quanto era desconhecida a cerimônia da Bata do Feijão, traço cultural representativo dessas comunidades. Desvelaram também a multiplicidade étnica do gentílico feirense, demostrando assim a desenvoltura mercantil desse povo. Os resultados da primeira aplicação não nos possibilitaram, no entanto uma análise efetiva da relação escola-comunidade em virtude de problemas técnicos que estão sendo sanados para aplicações posteriores.
- ItemO potencial das redes sociais digitais para a construção e difusão do conhecimento: o facebook no projeto pm e escolas na corrente do bem(2018-04-10) Marx, Ana Paula Mendes; Sales, Mary Valda Souza; Santana, Camila Lima Santana e; Ferreira, Simone de Lucena; Nonato, Emanuel do Rosário SantosNo cenário contemporâneo marcado pela atuação humana em plataformas de comunicação em rede, como é o caso do Facebook, emerge a possibilidade de realizar práticas formativas neste contexto digital. Assim, o presente estudo, que é de natureza qualitativa, tem como temática redes sociais digitais e educação. Seu lócus principal é a página do Projeto “PM e Escolas na Corrente do Bem”, no Facebook e o secundário é composto por três escolas públicas participantes do referido projeto, localizadas no município de Mata de São João. O objetivo geral da pesquisa é analisar o potencial da plataforma de comunicação em rede Facebook para a construção e difusão do conhecimento, a partir das ações desenvolvidas no âmbito do Projeto “PM e Escolas na Corrente do Bem”. Os objetivos específicos são: identificar o potencial educativo do Facebook para a construção e difusão do conhecimento em ações de formação para a cidadania e prevenção a violência, a partir da execução do referido projeto; verificar de que maneira os adolescentes se apropriam dos conteúdos formativos disponibilizados no Facebook em processos de construção e difusão do conhecimento na rede e, identificar as possibilidades e os desafios para a utilização do Facebook em um contexto de formação para à cidadania e prevenção a violência. A pesquisa teve como problema: em que medida o potencial da plataforma de comunicação em rede Facebook contribui para a construção e difusão do conhecimento? A pesquisa teve uma orientação da abordagem qualitativa, a partir da qual se constituiu como método a pesquisa participante, sendo que para alcançar os objetivos da pesquisa foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 13 alunos do projeto, 03 gestoras das escolas participantes e 02 policiais militares, assim como observações participantes tanto da página do projeto quanto das ações desenvolvidas presencialmente, a partir das quais se encontrou a resposta para o problema de pesquisa. Os dados obtidos foram analisados à luz da análise textual discursiva e posteriormente permitiram a construção de metatextos entrelaçando os referenciais teóricos utilizados na pesquisa e os dados empíricos, permeados pela interpretação da pesquisadora. Quanto aos resultados, verificou-se que o Facebook pode contribuir para a construção e difusão do conhecimento na medida em que promova a interação entre os participantes da prática educativa e a autonomia destes, estimulem a reflexão e a participação em atividades colaborativas, bem como impulsionem os educandos a produzirem o conhecimento e compartilharem com a sua rede social digital, levando em consideração as possibilidades e as limitações desse contexto.
- ItemRedes de difusão do conhecimento da universidade: cartografando processos comunicacionais dos grupos de pesquisa da UNEB(2023-03-06) Aragão, Cláudia Regina Dantas; Sales, Mary Valda Souza; Farias, Isabel Maria Sabino de; Kastrup, Virgínia; Sales, Kathia Marise Borges; Nonato, Emanuel do Rosário SantosO conhecimento é um bem essencial para qualquer sociedade. A universidade e seus grupos de pesquisa, como centros de produção e difusão desse bem, desempenham um papel fundamental nesse cenário. Esta pesquisa é fruto de reflexões e inquietações a partir das áreas de formação da autora - Comunicação e Educação - e da vivência como pesquisadora e docente da Universidade do Estado da Bahia. Tem como questão central: - Que redes são estabelecidas pelos grupos de pesquisa certificados da UNEB, a partir dos seus processos comunicacionais, tendo em vista a difusão do conhecimento em e da universidade? O principal objetivo é identificar as redes de difusão do conhecimento inerentes aos processos comunicacionais produzidos pelos grupos de pesquisa da UNEB. A pesquisa orientou-se pelos princípios da multirreferencialidade e do rizoma, em abordagem qualitativa e tendo como método a cartografia. A inspiração buscada na cartografia está voltada para os campos das Ciências Sociais e Humanas e, mais que o mapeamento do território, no seu sentido físico, pretende-se acompanhar processos comunicacionais e conexões, no intuito de perceber se os grupos de pesquisa certificados da UNEB estabelecem redes. Mapeou-se, inicialmente, o território objeto de estudo, a partir de pesquisa documental, mediante rastreio nos documentos e no portal da Universidade; a seguir, procedeu-se à consulta a relatórios da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação. Como estratégia de aproximação do campo, adotaram-se como instrumentos de coleta de dados um questionário e uma entrevista semiestruturada (ambos on-line), aplicados aos líderes dos grupos. A escolha dos procedimentos analíticos decorreu da imersão na experiência da pesquisa, a partir da qual buscou-se inspiração em alguns procedimentos, tal como a análise de conteúdo e a análise fenomenológica. Os achados desta pesquisa, que se configuram de maneira provisória diante dos pressupostos teórico-epistemológicos e metodológicos que a nortearam, é que as redes dos grupos de pesquisa certificados da UNEB são estabelecidas, em sua maioria, por meio de articulações com grupos externos à universidade, a partir da percepção e dos usos que os grupos têm dos processos comunicacionais relacionados às tecnologias de comunicação e informação. Para que os grupos se articulem formando redes internas e privilegiando a multicampia na Universidade, faz-se necessário instituir políticas de comunicação e pesquisa que, articuladas, gerem ações capazes de potencializar a difusão do conhecimento da universidade.
- ItemTecnologias móveis e processos educativos: pesquisa narrativa na escola hospitalar e domiciliar(2019-12-19) Jesus, Cristiane Silva de; Sales, Mary Valda Souza; Neves, Isa Beatriz da Cruz; Rios, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco; Nonato, Emanuel do Rosário SantosA presente dissertação teve como objetivo geral compreender o papel das tecnologias móveis nos processos educativos dos estudantes da Escola Municipal Hospitalar e Domiciliar Irmã Dulce (EMHDID) a partir de suas narrativas, considerando as particularidades contextuais e clínicas inerentes a essa modalidade de atendimento educacional, nessa direção o problema que norteou a pesquisa foi: Como os estudantes da Escola Municipal Hospitalar e Domiciliar Irmã Dulce compreendem o papel das tecnologias móveis nos seus processos educativos? Diante de tal contexto de investigação, os objetivos específicos foram: identificar as tecnologias móveis (os dispositivos) inseridas nos processos educativos da EMHDID; descrever o papel das tecnologias digitais móveis no processo educativo no contexto (lócus) da pesquisa; verificar as possíveis contribuições das tecnologias móveis nos processos educativos dos/as estudantes da EMHDID a partir das suas narrativas. A investigação buscou: sintetizar a concepção e os pressupostos teóricometodológicos que fundamentam o atendimento escolar hospitalar realizado na cidade de Salvador/BA dialogando com Fonseca (2003), Shilke e Arosa (2011), Ceccim (1999), Fontes (2005), Matos (2001); intencionou conceituar os processos educativos, à luz da Epistemologia Genética de Jean Piaget, da Teoria da Relação com o Saber proposta por Bernard Charlot, da abordagem histórico-cultural de Vygotsky; compreender os processos educativos mediados pelas tecnologias móveis e sua inserção no cotidiano da escola hospitalar nos estudos de Lévy (2000), Santaella (2010, 2014), Kenski (2013), Sales (2018) entre outros. A metodologia constituiu-se a partir da abordagem qualitativa e os fundamentos teóricometodológicos da pesquisa narrativa subsidiaram a investigação. Os instrumentos eleitos para o acesso ao campo e a produção das informações foram: a entrevista narrativa, a pesquisa documental, o diário de campo, o diário fotográfico e a observação participante. Os sujeitos participantes da pesquisa foram 10 estudantes de uma classe hospitalar da referida escola. A análise das narrativas dos estudantes em torno dos sentidos e significados dos processos educativos mediados pelas tecnologias móveis estão sustentadas nos estudos de Clandinin (2015), Passeggi (2013, 2016), Delory-Momberger (2016), Souza (2006) e Rios (2011). A partir das análises das narrativas e da compreensão do espaço tridimensional da pesquisa, foi possível depreender: a importância da existência das classes hospitalares para a inclusão sociodigital dos/as estudantes; a condição de mobilidade, de portabilidade e a praticidade que a inserção dos dispositivos digitais proporciona na dinamização dos processos educativos implementados no ambiente hospitalar; o fomento à atitude investigativa dos sujeitos envolvidos (estudantes e professora); o potencial das tecnologias para a ressignificação dos processos educativos na escola hospitalar.