Bacharelado em Educação Física - DCH4
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Navegando Bacharelado em Educação Física - DCH4 por Autor "AMORIM, Ângelo Maurício de"
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- ItemBase triangular: capoeira, educação física e ensino fundamental I(2014) TRINDADE, Taise Reis da; AMORIM, Alexandra da Paixão Damasceno; AMORIM, Ângelo Maurício de; COSTA, Salomão Clêomenes LimaEsta pesquisa trata-se de um estudo a respeito do conhecimento da capoeira e suas implicações na Educação Física e no contexto escolar. Tem como objetivo analisar as contribuições do conhecimento capoeira na prática pedagógica nas aulas de educação física do ensino fundamental I. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa, do tipo descritivo e os procedimentos para levantamento de dados ocorreu por meio de artigos científicos, monografias e dissertações digitalizadas. Efetivou-se com este estudo um apanhado de autores com abordagens pedagogicamente distintas, que discorrem sobre o tema proposto, com argumentos, ideias, colocações, como as de Campos (2001) e Brasil (2014), com atuação de maneira direta e indireta sobre todos os aspectos cognitivo, afetivo e psicomotor da criança, procurando alcançar uma resposta ao problema colocado na pesquisa. Priorizou-se na investigação algumas conexões entre Educação Física, Ensino Fundamental I e a Capoeira; o que desencadeou numa amostragem das contribuições da capoeira, como conteúdo pedagógico na educação física, por meio de uma discussão embasada nos objetivos e conteúdos propostos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s). Concluiu-se que o conhecimento da capoeira sendo analisada e contextualizada de maneira (teórica e prática) e de forma continuada, pode contribuir significativamente como recursos pedagógicos com elementos corporais, rítmicos, musicais, históricos e culturais.
- ItemDitadura militar e o ensino do esporte no Brasil(2012) SILVA, Geane Rodrigues da; ROCHA FILHO, Hamilton Heroclides; SILVA, Rosimary dos Santos; ALMEIDA, Sandra Conceição Soares; AMORIM, Ângelo Maurício de; MUSSI, Ricardo Franklin de Freitas; TEIXEIRA, Leila Maria Prates; ESTRELA, Rafael Leal DantasEsta pesquisa possui como área temática a Ditadura Militar e o Ensino do Esporte no Brasil, onde foi discutida e analisada a evolução histórica do esporte como conteúdo especifico da Educação Física e como fenômeno social, abordando a relação entre a Educação, a Educação Física e o esporte com o período da Ditadura Militar no Brasil, analisando também os ranços e avanços no ensino da Educação Física pós 1985. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo, com os seguintes objetivos: contextualizar o histórico do esporte e da Ditadura Militar no Brasil; descrever como os militares utilizaram o ensino do esporte para promover a ideologia, o civismo e a disciplina do regime no espaço escolar e; identificar os ranços e os avanços da Ditadura Militar no ensino do esporte nas aulas de Educação Física Escolar. Baseando-se nos estudos de Oliveira (2009), Melo (1999), Tubino (2001), Bracht (2005), Ghiraldelli (1988) e outros que encaminharam e fundamentaram este trabalho de pesquisa foi possível concluir que o esporte no decorrer da sua história esteve ligado aos interesses da classe dominante, portanto, não só foi privilegio da Ditadura Militar, utilizar o mesmo como aparelho ideológico do Estado. Do mesmo modo que apesar de muitos avanços pós 1985 ainda temos muitos problemas na questão da formação dos professores, ficando evidente que muitas discussões nesta área ainda se encontram no campo teórico dentro das universidades e pouco foram materializadas no cotidiano escolar.
- ItemPossibilidades didático-pedagógicas no trato da dança na educação física infantil na escola(2013) LINO, Eluanne Dias; AMORIM, Alexandra da Paixão Damasceno; AMORIM, Ângelo Maurício de; MUSSI, Ricardo Franklin de FreitasEsta pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa aborda a relação da dança como conteúdo na educação física infantil com o aporte teórico de algumas abordagens da educação física, sendo elas: Psicomotricidade, Desenvolvimentista, Construtivista, Crítico-emancipatória, Crítico-superadora e Cultural, tendo como objetivo explorar através das obras de autores que defendem o uso dessas abordagens pedagógicas para um ensino mais íntegro da criança, devendo valer-se da sistematização que esses fazem da dança na educação infantil. Baseando-se nos estudos de Jean Le Boulch, Go Tani, João Batista Freire, citados por Darido (2008), Soares (et. al, 2009), Elenor Kunz (2006) e Jocimar Daolio(1995). Conclui-se que a dança na educação física infantil atrelada às abordagens da educação física se faz adequada para a realização de um trabalho íntegro, onde a criança vivencia, compreende e realiza modificações em sua relação consigo mesma, com o outro e com a vida.
- ItemPossibilidades pedagógicas para o ensino da educação física no EJA(2013) PAULA, Clívia Silva de; AMORIM, Ângelo Maurício de; AMORIM, Alexandra da Paixão Damasceno de; COSTA, Salomão Cleômenes LimaEste trabalho possui como objeto de estudo a Educação Física na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e é fruto de uma pesquisa bibliográfica de natureza predominantemente qualitativa. Tendo como objetivo apresentar possibilidades pedagógicas para o ensino da Educação Física na formação dos alunos que cursam Educação de Jovens e Adultos. Para esclarecer o objetivo foi feito um levantamento de informações e diálogo com a literatura, materiais estes indispensáveis e que facilitou a analise das informações baseando-se em materiais do campo da Educação Física e de estudos feitos em relação à EJA. Foi possível fazer a discussão da relação entre esses dois segmentos da educação, construindo assim o processo teórico/metodológico, sendo possível constatar que EF e EJA podem se relacionar trazendo resultados satisfatórios e benéficos para o público a que atende essa modalidade. É perceptível, também, que a EF ganha importância no seu cotidiano, e deve ser reconhecida como componente curricular sendo esta, extremamente rica para a formação do alunado em sua totalidade.