Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Educação de Jovens e Adultos (MPEJA)
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Navegando Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Educação de Jovens e Adultos (MPEJA) por Autor "Almeida, Marcia Tereza Fonseca"
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- ItemEducação de jovens e adultos: uma proposta de sequência didática para o ensino de leitura em língua inglesa(2021-07-28) Santos Filho, Agnaldo Pedro; Viñal Júnior, José Veiga; Almeida, Marcia Tereza Fonseca; Egito, Niedja Balbino doEste trabalho buscou investigar o ensino da habilidade de leitura em língua inglesa para estudantes da EJA. Para tanto, a abordagem metodológica escolhida para esta investigação foi a qualitativa, inspirada na pesquisa colaborativa. Nesse processo, objetivando lograr um diagnóstico, aplicamos um questionário junto a professores de inglês da EJA que atuam em escolas públicas no Estado da Bahia, bem como participamos de discussões sobre o ensino de inglês nessa modalidade. Nesse contexto, recorremos também a pesquisa bibliográfica para dar suporte teórico as discussões e reflexões em torno dos dados coletados junto aos envolvidos no processo da pesquisa. Para embasar as discussões da pesquisa, nosso aporte teórico contou com as contribuições de autores como Anjos 2019a, 2019b; Arroyo, 2006, 2010, 2017; Dantas, 2016, 2018; Di Pierro, 2001, 2010; Freire, 2001, 2006, 2011, 2018; Leffa, 2014, 2017, 2021; Nunan, 1999, 2005, 2015; Oliveira, 2009, 2015; Richards, 2006; Rojo, 2004, 2009; Siqueira, 2012, 2015; Viñal Júnior, 2015, 2017, inter alia. Como resultado da pesquisa desenvolvemos como produto final uma sequência didática modelo para o ensino da habilidade de leitura em inglês considerando as especificidades das pessoas da EJA. Espera-se com essa pesquisa contribuir com os professores de inglês da EJA quanto a produção e seleção de material didático, bem como com a formação inicial e continuada de professores de inglês para jovens e adultos.
- ItemProposição interventiva com os estudantes da EJA sobre os agentes causadores de mutação e câncer(2021-06-30) Lima, Patrícia Jesus; Santos, Antonio Pereira; Almeida, Marcia Tereza Fonseca; Barreto, Maria Raidalva NeryOs estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) estão imersos no universo laboral e em função disso podem estar mais expostos a agentes causadores de mutação e câncer e consequentemente serem mais propensos a desenvolver o câncer relacionado ao trabalho. Intencionou-se investigar com o presente estudo em que medida os estudantes da EJA do Colégio Estadual Fênix, no município de Feira de Santana, Bahia – Brasil, conhecem a exposição cotidiana a agentes causadores de mutação e câncer e suas implicações para a vida humana e o meio ambiente e como associam os conhecimentos de Biologia com o assunto câncer. A partir do levantamento de dados através de pesquisa qualitativa e entrevista semiestruturada, objetivou-se desenvolver práticas pedagógicas de Biologia que revelem a relação deste tema com os tópicos de Biologia, Estrutura do DNA e Ciclo celular. Observamos que nas respostas sobre o ensino de biologia e sobre os conteúdos acerca dos agentes de mutação do câncer os estudantes demonstram que têm um conhecimento, ainda que vago, sobre como se dá o câncer nas estruturas do DNA. Fica evidente que é um conhecimento trabalhado na EJA, no entanto, sobre os agentes externos causadores do câncer, três participantes não souberam identificar tais agentes. Ressalta-se que com a Pandemia do novo coronavírus (COVID-19) os achados da pesquisa ficaram limitados e impediu a aplicação da proposta de intervenção. Foram elaboradas seis oficinas que contemplam as seguintes temáticas: O trabalho e os agentes causadores de mutação e câncer; prevenção; ciclo celular e o Câncer, mitose e o desenvolvimento do câncer; organelas celulares; mutação e câncer. Acreditamos que as oficinas levarão o alunado a estabelecer uma associação entre trabalho e câncer, compreendendo como essa temática está intimamente ligada aos mecanismos celulares e sendo impulsionados aos hábitos e práticas de prevenção.