Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Gestão e Tecnologia Aplicadas à Educação (GESTEC)
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Navegando Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Gestão e Tecnologia Aplicadas à Educação (GESTEC) por Orientador "Silva, André Luiz Souza da"
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- ItemCaminhos percorridos e trilhas futuras: ações do grupo gestor e propostas de aperfeiçoamento referente ao repositório institucional – Saber Aberto(2018-03-08) Araujo, Vagner José Magarão de; Silva, André Luiz Souza da; Melo, Bianca Amaro de; Rosa, Flávia Goulart Mota Garcia; Pimenta, Lídia BoaventuraEste trabalho visa propor estratégias de melhorias e aperfeiçoamento ao Repositório Institucional da UNEB - SaberAberto para os próximos 4 anos (2018-2021). Foram utilizadas na fundamentação teórica abordagens que versam sobre temáticas como a comunicação científica, o movimento de acesso aberto e sobre os repositórios institucionais. O processo metodológico empregado na pesquisa é de natureza aplicada e tem como método de abordagem a pesquisa ação, estando em consonância com os conceitos e pensamentos estabelecidos por Elliot (1997). Durante o desenvolvimento do estudo foram realizadas análises de dados coletados por meio de questionários abertos aplicados a cinco gestores de repositórios de universidades públicas brasileiras, sendo um em cada região do país, com perguntas divididas em categorias e subcategorias. Foram descritas as atividades promovidas pelo Grupo Gestor responsável pelo gerenciamento e coordenação do SaberAberto, como a elaboração da política de uso, a contratação do serviço Handle System, a estruturação da arquitetura da informação no repositório, o lançamento do sistema e o treinamento dos validadores das coleções. No decorrer da investigação foram realizadas visitas técnicas divididas em 03 Eixos temáticos distintos: Promoção e divulgação interna; Compartilhamento de implementação e desenvolvimento de RI e Participação em Redes de RI. Por fim, foi desenvolvido o planejamento estratégico do SaberAberto para os próximos 4 anos baseado no método Balanced Scorecard, para a sua elaboração foram coletados dados no que se refere ao quantitativo de documentos retrospectivos existentes na biblioteca, o número de alunos de Pós-Graduação titulados e a produção docente (bibliográfica, técnica e artística) entre os anos de 2013 à 2016, com base nesses mesmos dados foi criado um quadro com prospecções de amplificação e crescimento do SaberAberto através de perspectivas e ações a serem desenvolvidas.
- ItemStop motion como recurso didático no ensino das ciências da natureza(Universidade do Estado da Bahia, 2023-06-15) Miranda, Manuela Conceição das Mercês , Miranda; Silva, André Luiz Souza da; Dias, Josemeire Machado, Dias; Canesso, Natacha Stefanini, CanessoConstantemente, o olhar sobre a natureza e o desenvolvimento tecnológico são objetos de conhecimento, expressando as aprendizagens essenciais que serão asseguradas para os discentes nos diferentes contextos educacionais. Assim, o ensino de Ciências da Natureza deve garantir aos discentes o desenvolvimento de algumas competências específicas como utilizar diferentes linguagens e Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs). Esta pesquisa nasce do pensamento de viabilizar o aprendizado dos conteúdos ministrados de forma criativa, especialmente na disciplina de Ciências da Natureza. Nessa abordagem, destaca-se o Stop Motion que significa na língua portuguesa “movimento parado”, consiste numa técnica empregada no cinema, para produzir desenho animado. A presente pesquisa intitulada Stop Motion como recurso didático no ensino das Ciências da Natureza tem o objetivo de potencializar a aprendizagem com o uso da técnica. Além de apresentar os benefícios ao processo ensino-aprendizagem. A abordagem metodológica foi qualitativa baseando-se em Minayo (2010), de natureza aplicada Gil, (2008), e participante que é fundamentada por Brandão, Streck, (2006). Esta pesquisa teve como público alunos do 9º ano do ensino fundamental II do Centro Juvenil de Ciência e Cultura de Feira de Santana – Bahia. Os resultados mostraram que a técnica de Stop Motion tem sido utilizada cada vez mais frequente no ensino de forma interdisciplinar. Sua aplicação permitiu que os estudantes tivessem uma compreensão mais clara e precisa dos conteúdos de Ciências da Natureza, possibilitando visualizá-los de forma mais dinâmica, atrativa e divertida. Os resultados da aplicação das oficinas tornam-se positivos com uso desta técnica como uma ferramenta de ensino, alinhado aos conteúdos propostos promovendo maior engajamento e compreensão por parte dos alunos. Como legado foi desenvolvido o E-book com orientações pedagógicas para o uso do Stop Motion no dia a dia de sala de aula.