Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Gestão e Tecnologia Aplicadas à Educação (GESTEC)
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Navegando Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Gestão e Tecnologia Aplicadas à Educação (GESTEC) por Orientador "Pimenta, Lídia Boaventura"
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- ItemCampus Socialmente Responsável(2022-10-26) Guimarães, Fausto Ferreira Costa; Pimenta, Lídia Boaventura; Carreiro, Antonio Almeida; Guimaraes Filho, Autimio BatistaOs impactos gerados por expansões e construções vêm acarretando uma degradação no meio ambiente, sendo necessário garantir que antes, durante e depois nas construções sejam realizadas ações que minimizem seus impactos ambientais, nesse sentido as Instituições de Educação Superior tem um papel na difusão e produção de conhecimento científico, servindo de modelo para sociedade, difundido informação, estimulando a pesquisa e buscando soluções para problemas da própria sociedade. Sendo assim, considerando que o campus universitário influencia na comunidade circunvizinha, possui características e problemas semelhantes aos de uma cidade, diz muito sobre as características da Instituição, apresentando sua expressão, composição e costumes, esta pesquisa possui como questionamento: como estruturar os campi da UNEB com o uso da tecnologia da construção civil, sob a perspectiva da sustentabilidade? A mencionada pergunta induz ao objetivo geral de compor um protocolo de orientações referentes à estrutura da construção civil, sob a perspectiva do campus sustentável. O presente trabalho é um estudo de caso, que tem como objeto o campus universitário e o lócus da pesquisa a UNEB, sendo os instrumentos de pesquisa a realização de entrevistas semiestruturada com membros da Pró-reitoria de Infraestrutura, questionários disponibilizados através do Google Forms para a comunidade universitária (discente, docente e técnicos universitários) referente a três campi da Universidade. Os dados coletados na pesquisa subsidiaram a criação do referido protocolo dividido nos seguintes tópicos: Concepção/Projetos de Novas Construções e Ampliações, Execução/Construção, Reforma/Requalificação dos espaços existentes e Acessibilidade.
- ItemDesenvolvimento de competências em informação para o uso da biblioteca na Unilab Campus dos Malês(Universidade do Estado da Bahia, 2024-03-13) Anjos, Bruno Batista dos; Pimenta, Lídia Boaventura; Hetkowski, Tânia Maria; Santos, Bruna Bomfim Lessa dosEste estudo tem como objetivo geral investigar o processo de apropriação das competências em informação perante a utilização de bibliotecas universitárias e suas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs), para o acesso ao conhecimento pelos estudantes de graduação presencial da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), Campus dos Malês. Os aportes teóricos versam sobre o uso das TDICs nas universidades, bem como sobre o papel da biblioteca universitária para a apropriação da informação por seus usuários e as competências em informação necessárias para o uso da biblioteca e seus recursos digitais. A metodologia consistiu em um estudo de caso, de natureza descritiva, com abordagem qualitativa por meio da triangulação de dados. Os resultados dessa pesquisa permitiram elaborar o diagnóstico composto pelo perfil de competência em informação dos estudantes de graduação da Unilab Campus dos Malês, mostrando que o desenvolvimento dessas competências ocorre de forma plena, porém com dificuldades no manuseio de fontes de informação como bases de dados e na apropriação das competências em informação como um todo. A estruturação física das TDICs no campus contempla as necessidades básicas da comunidade discente, mas carece de maiores orientações quanto ao uso delas e não oferece um canal de comunicação mais direto com os setores envolvidos. Já a biblioteca da Universidade, que funciona através de um Sistema de Bibliotecas, fornece diversos serviços de disseminação da informação, necessitando de uma melhor organização dessas informações e da promoção de maiores conteúdos instrucionais para os estudantes. Estes resultados poderão ajudar a gestão da universidade nas suas tomadas de decisões perante as necessidades informacionais do corpo discente, além de elucidar a importância dos temas discutidos para a sociedade e para as comunidades científicas.