Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Gestão e Tecnologia Aplicadas à Educação (GESTEC)
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Navegando Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Gestão e Tecnologia Aplicadas à Educação (GESTEC) por Orientador "Novaes, Ivan Luiz"
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- ItemO legado do professor Edivaldo Boaventura para a educação: proposta de um memorial digital(Universidade do Estado da Bahia, 2023-11-24) Rosário, Bruno Lopes; Novaes, Ivan Luiz; Pimenta, Lidia Boaventura; Santos, Bruna Bomfim Lessa dosO estudo sobre a trajetória biográfica de Edivaldo Boaventura, a partir do seu acervo pessoal, com vistas à sistematização do memorial digital, tem o objetivo geral de organizar e descrever a biobibliografia do seu legado como importante professor, educador e gestor da Educação, apresentando a sua obra com repercussão social no campo da Educação e Cultura da Bahia. Entre os objetivos específicos, estão a categorização temática e descritiva da produção intelectual, análise e seleção de documentos do seu acervo pessoal e desenvolver a proposta de sistematização do Memorial Digital. A metodologia está pautada no levantamento bibliográfico e documental com abordagem qualitativa para obtenção de dados descritivos coletados no contato direto do pesquisador e a documentação encontrada. Busca-se, contudo, evidenciar a sua obra através de um memorial digital como um mediador entre o acervo digital e os usuários das redes sociais. Como resultados da pesquisa, a partir da análise dos dados coletados, apresentamos um levantamento documental e bibliográfico do professor Edivaldo Boaventura com as dissertações e teses, opúsculos, orelha de livros, prefácios, apresentações e posfácios, livros publicados ou organizados, capítulos de livros, artigos científicos completos e resenhas, bem como o esboço do Memorial Digital.
- ItemO processo de registro acadêmico no sistema utilizado pela Universidade do Estado da Bahia(Universidade do Estado da Bahia, 2023-11-27) Teixeira, Maurício Charmite; Novaes, Ivan Luiz; Pimenta, Lídia Boaventura; Rehem, Faní QuitériaEste trabalho investiga o processo de registro de informações acadêmicas na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), com foco na identificação da ocorrência de inconsistências em alguns registros e nos possíveis reflexos provocados pela ausência de dados acadêmicos confiáveis para a Instituição. A Secretaria Geral de Cursos da UNEB é responsável por sistematizar, gerenciar, monitorar, controlar e avaliar os registros acadêmicos dos cursos de graduação e pós-graduação, no entanto, a gestão de uma estrutura acadêmica diversa, com vários campi e unidades, apresenta desafios na manutenção de dados consistentes e confiáveis. Registros acadêmicos inconsistentes podem dificultar a tomada de decisões, o acesso a informações precisas sobre a situação acadêmica dos estudantes além de poder prejudicar o cumprimento de requisitos governamentais definidos pela legislação. Alcançar a consistência dos registros acadêmicos é crucial para uma gestão universitária eficaz. Esta pesquisa propõe o desenvolvimento de mecanismos para orientar os usuários responsáveis pela inserção de dados acadêmicos no sistema, a fim de mitigar o surgimento dessas inconsistências. Um dos mecanismos propostos é o desenvolvimento de uma cartilha, que seja capaz de fornecer orientações sobre os procedimentos de registro de dados acadêmicos. O resultado esperado da implementação desse mecanismo é a diminuição do surgimento de inconsistências nos dados acadêmicos.