Bacharelado em Educação Física - DCH4
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Navegando Bacharelado em Educação Física - DCH4 por Orientador "SILVA, Osni Oliveira Noberto da"
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- ItemO atletismo nas aulas de educação física das escolas públicas da cidade de Serrolândia - BA(2014) SAMPAIO, Allanthêvson de Sá; SILVA, Osni Oliveira Noberto daEste trabalho monográfico é motivado a partir da questão de como o conteúdo pedagógico do atletismo vem sendo trabalhado nas aulas de Educação Física das escolas públicas da cidade de Serrolândia - BA? Está dividido em cinco capítulos, na seguinte ordem, introdução, referencial teórico, metodologia, análise dos dados e conclusão. No estudo desenvolvido, há o desejo por compreender o trabalho pedagógico do professor, assim será capaz de visualizar acertos e equívocos na construção de novas ideias. Teve como objetivo geral: compreender como o conteúdo pedagógico do atletismo vem sendo trabalhado nas aulas de Educação Física das escolas públicas da cidade de Serrolândia – BA, tendo como objetivos específicos à busca por: 1. Verificar se nas aulas de Educação Física, das escolas públicas da sede do município de Serrolândia – BA está sendo ofertado aos discentes o conteúdo pedagógico referente à modalidade esportiva, Atletismo. 2. Identificar quais as estratégias metodológicas utilizadas pelos professores quando ensinam o conteúdo Atletismo. O referencial teórico foi dividido em três eixos temáticos: 1. O atletismo enquanto elemento cultural. 2. O atletismo na formação do profissional de Educação Física. 3. O ensino do atletismo na escola. Para chegar aos objetivos, desta pesquisa utilizou-se da metodologia qualitativa, a pesquisas foi classificada como exploratória e, estudo de campo, tendo como instrumento de pesquisa o questionário semiestruturado. Analisou os dados e chegou à conclusão de que mesmo, com as dificuldades o atletismo vem sendo trabalhado como conteúdo pedagógico, embora os professores deixem claro que possuem muitas limitações quanto à estrutura e materiais pedagógicos. Conclui-se também, que os professores utilizam em suas atividades pedagógicas, metodologias de cunho esportivo e de certa forma voltada para os procedimentos técnicos esportivos. Neste momento, é importante salientar que esta pesquisa não tem intuito de julgar a prática do professor. Esta pesquisa vem para elucidar e, entender quais as formas de trabalho metodológico são desenvolvidas nas escolas da cidade de Serrolândia.
- ItemPolíticas públicas de lazer em Capim Grosso: de 1985 à 2015(2015) OLIVEIRA, Jilma da Silva Ferreira de; SILVA, Osni Oliveira Noberto daEste trabalho trata-se de uma análise documental onde se proporcionou estudar as políticas públicas de lazer no município de Capim Grosso durante seus trinta anos de emancipação política. A pesquisa tem por objetivo analisar as Políticas Públicas de Lazer no Município de Capim Grosso; os projetos criados pelo legislativo, e os que foram efetivados; além de avaliar as estruturas físicas dos espaços destinados às práticas do lazer. O trabalho apresenta alguns dos conceitos de lazer desde a Grécia antiga até os tempos mais atuais, além de discutir as diretrizes curriculares que regem a atuação do profissional de Educação Física onde mostra-se a possibilidade destes profissionais à frente de Secretarias ou Ministérios. Baseado na técnica de análise de conteúdo de Bardin, buscou-se analisar os documento com cuidado e observamos que o lazer no referido município está esquecido e com um entendimento equivocado, além de percebermos criatividade da população em supri a falta do lazer no município.
- ItemPsicologia do esporte e handebol: uma revisão sistemática(2015) ROCHA, Rodolfo Teixeira; SILVA, Osni Oliveira Noberto daO esporte de alto rendimento demostra a cada etapa melhor performance do atleta, como na modalidade de Handebol que vem em uma escala crescente em sua popularização, apresentando-se cada vez mais competitivo e acirrado, gerando uma maior exigência interna e externa, tanta cobrança move com o fator psicológico do atleta interferindo no seu desempenho em quadra obtendo resultado negativo no final da partida, onde é preciso recorrer a psicologia do esporte para uma intervenção no controle de manifestações psicológicas que compromete a equipe no momento do jogo. Dessa forma o objetivo do presente estudo é analisar por meio de revisão sistemática da literatura evidências de pesquisas que apresentem relação entre a psicologia do esporte e Handebol. Trata-se de uma metodologia de pesquisa do tipo qualitativa, do tipo descritivo, com delineamento do tipo revisão de literatura, sendo uma revisão sistemática realizada nas bases de dados: Lilacs, PubMed, Scielo, Sportdiscus e Periódicos CAPES utilizando-se dos seguintes descritores: Psicologia do Esporte and Handebol, onde foram adotados como critério para a inclusão dos textos: apenas artigos originais, em português, dos últimos 7 anos, onde foram selecionados 5 artigos que foram analisados minuciosamente completando os critérios estabelecidos. Nota-se que nas pesquisas nos bancos de dados sobre, psicologia do esporte e Handebol é bastante escassa, contudo dos artigos encontrados percebemos que o estudo da Psicologia do esporte aplicado ao Handebol é de fundamental importância, onde fica evidente que a preparação psicológica seja tanto no esporte individual ou coletivo, melhora do desenvolvimento do comportamento psicológico diante de situações de que o esporte proporciona e estimula, tento um atleta com melhor concentração e rendimento esportivo.
- ItemO uso de recursos ergogênicos por atletas e não atletas: uma revisão sistemática(2014) MATANO, Ariane Melo; SILVA, Osni Oliveira Noberto da; CALVANTE NETO, Jorge Lopes; RAMOS, MIchael Daian PachecoOs recursos ergogênicos tem intuito de melhorar o rendimento físico, podendo ser desde recursos nutricionais, mecânicos, psicológicos e farmacológicos utilizados para melhorar a performance. A utilização de recursos ergogênicos é uma pratica comum entre os atletas, hoje não só atletas tem feito uso destes recursos, também tem-se tornado cada vez mais popular o consumo destes recursos entre os não atletas. Esse aumento do consumo de recursos ergogênicos, motivou a realização do presente estudo, visando que este pode trazer benefícios tanto quanto malefícios. Contudo é escasso a discursão sobre os malefícios e benefícios propostos pela utilização de ergogênicos Dessa forma, o objetivo do presente estudo foi analisar por meio de revisão sistemática da literatura, estudos sobre o uso de ergogênicos por atletas e não atletas. Trata-se de uma pesquisa do tipo qualitativa, do tipo descritivo, com delineamento do tipo revisão de literatura, sendo uma revisão sistemática realizada nas bases de dados: Lilacs, PubMed, Scielo, Sportdiscus e Periódicos CAPES utilizando-se dos seguintes descritores: Recursos Ergogênicos Foram adotados como critério para a inclusão dos textos: apenas artigos originais, dos últimos 5 anos, em português. Dessas buscas realizadas nas bases de dados foi encontrado um total de 17 artigos na busca inicial, no qual foram analisados minunciosamente, inicialmente os títulos, resumos, e os textos na integra, assim foram selecionados 06 artigos que preencheram os critérios estabelecidos. Observou-se que as publicações relacionadas aos benefícios e malefícios do uso de recursos ergogênicos por atletas e não atletas ainda é bastante limitada, uma vez que ficou evidente a necessidade de informações sobre a utilização dos recursos ergogênicos, as práticas que são consideradas de risco na utilização dos mesmos e a eficácia e benefícios que muitos ergogênicos podem proporcionar aos diferentes públicos tanto os atletas quanto os não atletas. Nesse sentido ficou evidente a necessidade de estudos que venham abordar informações tais como o uso indiscriminados dos recursos ergogênicos, estudos que mostrem os malefícios que este uso inadequado pode provocar e estudos que abordem benefícios de sua utilização para que através das análises e resultados dos mesmos, possam existir informações suficientes para advertir a população sobre seu uso, e alertar os consumidores atletas e não atletas.