Bacharelado em Educação Física - DCH4
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Navegando Bacharelado em Educação Física - DCH4 por Orientador "RAMOS, Michael Daian Pacheco"
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- ItemAnálise dos anais do grupo de trabalho temático (GTT) Escola do Conbrace 2009-2013: um estudo sobre a educação física na educação infantil.(2015) PINTO, Luciene Pereira da Costa; RAMOS, Michael Daian Pacheco; SILVA, Osni Oliveira Noberto da; CRUZ, Amália Catharina SantosO presente trabalho analisa a forma como vem se apresentando as orientações teóricas e metodológicas no trato da Educação Física na Educação Infantil presentes na produção de trabalhos do Grupo de Trabalho Temático Escola nos anais do Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte (CONBRACE) e Congresso Internacional de Ciências do Esporte (CONICE) entre os anos de 2009, 2011 e 2013. Nosso problema de pesquisa foi: quais as orientações teóricas e metodológicas no trato com a Educação Física na Educação Infantil presentes na produção do Grupo Temático Escola nos anais do CBCE, entre 2009 a 2013? O objetivo geral foi analisar as orientações teóricas e metodológicas no trato com a Educação Física na Educação Infantil presentes na produção do Grupo Temático Escola nos anais do CBCE, entre 2009 a 2013. Nossa metodologia foi baseada no materialismo histórico-dialético, e quanto a sua natureza realizamos uma pesquisa qualitativa, exploratória e bibliográfica. Nossa coleta de dados baseou-se em 8 (oito) artigos que correspondiam a temática: Educação Física e Educação Infantil. Encontramos os seguintes resultados: 1) Observamos um déficit na produção científica dos trabalhos apresentados nos anos (2009, 2011 e 2013) sobre a Educação Física na Educação Infantil; 2) As orientações teóricas e metodológicas propostas pelos artigos analisados para a Educação Física na Educação Infantil: ocorrem em oposição a visão tecnicista, esportivista e biologista. 3) Debatem o "método" e o "saber pedagógico; 4) Os autores dos artigos compreendem a importância da Educação Física na Educação Infantil; 5) Refletem a urgência em novas pesquisas que ampliem e promovam novas discussões sobre a temática.
- ItemCondições de infraestrutura das escolas públicas de educação básica do território do Piemonte da Diamantina-Bahia: um olhar sob os municípios de Caém, Jacobina, Miguel Calmon, Saúde e Serrolândia.(2023-01-08) NETO, Jeovana Sousa ; RAMOS, Michael Daian PachecoCom o objetivo de estabelecermos relações entre as condições de trabalho e a escola de educação básica, este projeto de pesquisa analisa a configuração da infraestrutura das escolas públicas do Território de Identidade Piemonte da Diamantina-Bahia, em particular nos municípios de Caém, Jacobina, Miguel Calmon, Saúde e Serrolândia. Utilizamos a base de dados do Censo Escolar da Educação Básica 2021 que possibilitou verificar a existência ou não de desigualdades entre as características da infraestrutura das escolas do Território investigado. É notório a quantidade expressiva da oferta educacional em estabelecimentos públicos no estado da Bahia, em especial nestes municípios do Território de Identidade Piemonte da Diamantina, demarcando a importância de estudos sobre a configuração da educação que é ofertada nessas localidades. As produções acadêmicas (SÁ; WERLE, 2017; SATYRO; SOARES, 2007; SOARES; SATYRO, 2007) revelam a necessidade de ampliar as discussões sobre a infraestrutura escolar, bem como os impactos que ela pode proporcionar no desempenho dos estudantes. No Brasil, as condições de oferta educacional são marcadamente diferentes de acordo com a localização da escola, da etapa de atendimento, conforme seja ela rural ou urbana. Diferentes estudos, revelam diferenças significativas entre a infraestrutura das escolas urbanas e rurais, apontando um maior precariedade e insuficiência nos estabelecimentos de ensino em contextos rurais, alertando para a ausência de diferentes insumos como: salas de aula, sala de professores, banheiros, bibliotecas, área de recreação, cozinha, equipamentos didáticos, serviços básicos dentre outros. (NETO et al, 2013a, 2013b; SOUZA et al, 2017a, 2017b; PACHECO, PEREIRA JUNIOR, OLIVEIRA, 2018; RAMOS, OLIVEIRA, COELHO, 2018; UNESCO, 2019; RAMOS, 2020). Compreendemos que a infraestrutura escolar tem potencial para influenciar significativamente a qualidade da educação. Prédios e instalações adequadas e acessíveis, existência de biblioteca e salas de leitura, espaços esportivos e laboratórios, acesso a livros didáticos e materiais pedagógicos, por exemplo, possivelmente podem melhorar o desempenho dos alunos.
- ItemCondições de trabalho docente na educação básica: um estudo sobre a rede pública (zona urbana e rural) na cidade de Serrolândia-Bahia(2017) ARAÚJO, Carolina Maia de; RAMOS, Michael Daian Pacheco; NOVA, Jessica Vitorino Silva Terra; SILVA, Osni Oliveira Noberto daEsta pesquisa tem como objeto de estudo as condições de trabalho docente na cidade de Serrolândia-Bahia e apresenta como problema: em quais condições os professores realizam o seu trabalho nas escolas de educação básica da cidade de Serrolândia-Bahia? Apontamos como objetivo geral analisar em quais condições os professores da educação básica na cidade de Serrolândia-Bahia realizam seu trabalho docente, a fim de subsidiar a elaboração de políticas públicas educacionais para a melhoria da educação. Elencamos como objetivos específicos: 1) produzir um diagnóstico sobre o perfil dos docentes da educação básica da cidade de Serrolândia-Bahia; 2) compreender as condições de trabalho dos professores de educação básica, relacionando com estudos desenvolvidos no Brasil e;3) analisar em que medida as políticas educacionais vêm afetando as condições de trabalho do docente, bem como de que maneira os docentes vêm respondendo ao conjunto de proposições das políticas educacionais atualmente. Do ponto de vista metodológico optamos por uma abordagem quantitativa (Survey) e qualitativa (Estudo de Campo), utilizando-se da aplicação de um questionário (semiestruturado). Utilizamos como técnica de análise dos dados a análise estatística e a análise crítica. Nossos sujeitos colaboradores foram os docentes da educação básica do ensino público da zona urbana e rural da rede municipal de Serrolândia-Bahia. Entre os principais resultados encontrados: a) constatamos que a maior parte dos docentes são do sexo feminino; possuem idade entre 40 a 49 anos; se auto declararam pardos e brancos; são casados e possuem filhos; b) percebemos que a maioria dos docentes tem sua remuneração entre 1 a 2 salários mínimos; c) a maioria dos entrevistados se consideram insatisfeitos com a remuneração salarial e com a carreira; d) no que diz respeito à escolaridade, a maior parte dos docentes possui graduação completa; e) quanto às condições estruturais da escola, é grande o número de docentes que consideram regular e/ou ruim; f) a maioria dos docentes ao serem questionados sobre a possibilidade de poder recomeçar sua vida profissional sinalizaram que escolheriam trabalhar com a educação novamente, g)no que se refere à atuação e filiação dos docentes em sindicatos, a maioria deles possui filiação em algum sindicato, no entanto, existe um número considerável de docentes insatisfeitos com a atuação do mesmo, h) quanto à filiação a algum partido político apenas uma minoria possui filiação; i) no que diz respeito à classificação dos ruídos dentro e fora da sala de aula e fora da unidade escolar, a maioria dos docentes classificaram como razoável; j) na perspectiva da atual Política Nacional de Formação Docente a maior parte dos professores consideraram satisfatória, no entanto, ressaltaram uma necessidade de melhoria e; k) quanto ao Plano Nacional de Educação, a maioria dos docentes pontuou que conhece, inclusive suas metas e estratégias.
- ItemCondições de trabalho docente na educação infantil: um estudo sobre a rede pública municipal da cidade de Jacobina-Bahia(2017) SANTOS, Jéssica Pinho dos; RAMOS, Michael Daian Pacheco; NOVA, Jéssica Vitorino da Silva Terra; SILVA, Osni Oliveira Noberto daEsta pesquisa tem como objeto de estudo, as condições de trabalho docente na cidade de Jacobina-Bahia e apresenta como problema: em quais condições os professores da educação infantil realizam o seu trabalho nas escolas de educação básica da cidade de Jacobina-Bahia? Temos como objetivo geral analisar as condições de trabalho dos docentes da educação básica na cidade de Jacobina-Bahia, com a finalidade de subsidiar a elaboração de políticas públicas para Jacobina e região. E apontamos como objetivos específicos: a) compreender as condições de trabalho dos professores de Educação Básica, relacionando com estudos desenvolvidos no Brasil; b) produzir um diagnóstico sobre o perfil dos docentes da educação infantil da cidade de Jacobina-Bahia e; c) analisar em que medida as políticas educacionais vêm afetando a condição de trabalho do docente, bem como, de que maneira os docentes vêm respondendo ao conjunto de proposições das políticas educacionais atualmente. Como metodologia optamos por uma abordagem quantitativa (Survey) e qualitativa (Estudo de Campo). Realizamos então o estudo de campo, utilizando-se da aplicação de um questionário (semiestruturado). Utilizamos como técnica de análise dos dados a análise estatística e a análise crítica. Os sujeitos colaboradores desta pesquisa foram os docentes da educação infantil, do ensino público municipal da zona urbana, do município de Jacobina-Bahia. Entre os principais resultados encontrados: a) verificamos que todos os docentes pesquisados são do sexo feminino; possuem idade entre 30 a 40 anos; b) a maioria se auto declararam pardos e negros, são casados e possuem filhos; c) a maioria dos docentes recebem entre 2 a 3 salários mínimos; d) a maioria dos entrevistados consideram-se insatisfeitos com a remuneração salarial; e) referente a escolaridade a maior parte dos docentes possui graduação completa; f) quanto a formação continuada todos os professores apontaram participar da jornada pedagógica; g) quanto às percepções sobre as políticas públicas observamos que a maior parte dos docentes não participaram da construção do Plano Municipal de Educação de Jacobina; h) no que se refere as condições estruturais da escola percebemos que a maior parte dos docentes consideram regular; i) a maioria dos docentes ao serem questionados sobre a possibilidade de poder recomeçar sua vida profissional sinalizaram que se pudessem escolher trabalhariam com a educação novamente; j) a maioria dos docentes não praticam exercícios físicos e tem alimentação regular; l) uma grande parte dos docentes se sentem preparados e muito preparados no que diz respeito ao processo de ensino e aprendizagem; m) a maioria dos docentes são filiados ao sindicato e uma grande parte dos docentes não tem vínculo com partidos políticos.
- ItemDiagnóstico das políticas públicas de esporte na cidade de Jacobina: uma análise documental entre os períodos de 2007 a 2016(2017) SANTOS, Nilton Soares César; RAMOS, Michael Daian PachecoO presente trabalho tem como tema as Políticas Públicas de Esporte na Cidade de Jacobina, realizando um estudo documental entre os períodos de 2007 a 2016. Tivemos como problema de pesquisa a seguinte questão: Como as políticas públicas de esportes vêm se constituindo na cidade de Jacobina no período de 2007 a 2016? Nosso objetivo geral foi: compreender como as políticas públicas de esporte foram se constituindo no período entre 2007 a 2016 na cidade de Jacobina. E os objetivos específicos que deram aporte para elucidação do problema de pesquisa: 1) elencar e analisar documentos dos poderes legislativo e executivo que tratem sobre o esporte; 2) identificar as estruturas físicas dos espaços públicos construídos para a prática do esporte e 3) relacionar as políticas públicas de esporte e a utilização dos espaços públicos. Quanto a metodologia, tratou-se de uma pesquisa exploratória, de cunho qualitativo, onde utilizamos a pesquisa documental. Na análise dos dados utilizamos a técnica da análise de conteúdo. O material (indicações e requerimentos) produzido pelo poder legislativo municipal, nos traz uma preocupação no que diz respeito a visão que boa parte dos membros da câmara de vereadores tem a respeito do esporte, ficando as suas proposições e solicitações voltadas apenas para construção e reforma de espaços destinados para a pratica esportiva. Outro aspecto que não pode passar despercebido é o abandono de alguns espaços públicos para o esporte, bem como a falta da aplicação da legislação em relação a acessibilidade nestes locais. Concluímos que ocorreram avanços consideráveis na legislação municipal, bem como na capitação de recursos para construção e reforma dos espaços para a prática esportiva, contudo entendemos que apesar de vermos avanços na legislação como mencionado anteriormente, principalmente com a representatividade da sociedade civil em órgãos colegiados, percebemos que ainda é necessário que a gestão municipal evolua no sentido de fazer com que a população se sinta estimulada as práticas esportivas, pois para nós a simples oferta de estruturas físicas não são suficientes para a efetivação das políticas públicas de esporte.
- ItemA educação das escolas rurais do território de identidade do Piemonte da Diamantina no contexto da pandemia.(UNEB, 2023-01-05) VALOIS, Milena Silva ; RAMOS, Michael Daian PachecoEsta pesquisa teve como principal objetivo analisar as estratégias que foram utilizadas pelas escolas rurais dos municípios do Território de Identidade do Piemonte da Diamantina no contexto da Pandemia de Covid-19. Posteriormente foi realizado um estudo documental da Sinopse Estatística da Pesquisa Resposta Educacional a Pandemia de Covid-19, publicado em 2022, disponível no site oficial do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais. Esta pesquisa apresenta resultados referentes as estratégias adotadas em 118 escolas rurais e os nossos principais achados foram: a) todas as escolas tiveram aulas suspensas devido a medidas protetivas contra o vírus da Covid-19; b) a maioria das escolas tiveram aulas suspensas no mês de março de 2020 e retorno após o mês de abril de 2021; c) as principais estratégias utilizadas pelas escolas junto aos professores foram a realização de reuniões virtuais de planejamento, coordenação e monitoramento das atividades; d) o WhatsApp, o Zoom e Youtube, foram as ferramentas digitais mais utilizadas, e) todos os municípios, menos Caém, apontaram a disponibilização de matérias de ensino-aprendizagem impressos para retirada na escola e/ou entrega em domicílio, como estratégia mais utilizada pelas escolas rurais do Território do Piemonte da Diamantina.
- ItemEducação física e as práticas corporais de aventura na natureza: uma análise da base nacional comum curricular.(UNEB, 2023-01-04) MATOS, Anélia Rodrigues da Silva ; RAMOS, Michael Daian PachecoAs configurações dadas às Práticas Corporais de Aventura na Natureza-PCANs são de que elas são realizadas pelo indivíduo por meio do movimento e atrelado a isso encontram-se as eventualidades como os imprevistos e os riscos, tendo a natureza e seus encantos como centro da referida prática. Ressalta-se ainda, que no Brasil, estas tem ganhado notoriedade, bem como novos adeptos, e diferentes expressões destas manifestações corporais, podendo contribuir significativamente na construção de saberes, além de despertar sentimentos como emoção e medo. Nesse sentido, o artigo tem como propósito analisar como a Base Nacional Comum Curricular-BNCC tem abordado o trato com as Práticas Corporais de Aventura na Natureza-PCANs, bem como, mapear conteúdos que relacionam tais práticas presentes na BNCC e refletir sobre o trato com o conhecimento das PCANs nas aulas de Educação Física Escolar. A partir de uma pesquisa documental, de caráter descritiva e explicativa e de abordagem qualitativa, tendo como alicerce a fonte primária, o documento da BNCC em sua mais recente versão, e alguns estudos bibliográficos para elucidar as informações. O artigo aponta que, embora as instituições educacionais sigam as recomendações da normativa que guia o sistema de ensino básico do país, existem fatores, como o desconhecimento PCANs por parte dos professores e a infraestrutura escolar inadequada, que implicam no trabalho de realização de tais práticas nas aulas de Educação Física. Nesse sentido, essas circunstâncias são um cenário comum na educação brasileira. É imprescindível o nascimento de mais pesquisas e uma reflexão crítica que articulem e lancem novas formas de proporcionar e fazer com que as Práticas Corporais de Aventura na Natureza cheguem aos alunos com a mesma intensidade que as demais práticas corporais tradicionais são expandidas.
- ItemInfraestrutura das escolas rurais de educação básica do território do Sisal: análise dos municípios de Cansanção, Conceição do Coité, Ichu e Itiúba Jacobina.(UNEB, 2023-01-04) MIRANDA, Lorena Oliveira; RAMOS, Michael Daian PachecoA importância da infraestrutura é relacionada à sua capacidade de influenciar a qualidade da educação, com prédios e instalações adequadas, bibliotecas, salas de leitura, espaços esportivos e laboratórios contribuindo para o desempenho dos alunos. Este artigo propõe uma análise da infraestrutura das escolas rurais de educação básica nos municípios de Cansanção, Conceição do Coité, Ichu e Itiúba, mostrando as principais carências desses municipios. A metodologia do estudo é descrita como quantitativa, utilizando microdados do Censo da Educação Básica relacionados às escolas rurais no Território do Sisal-Bahia. São definidas variáveis, como espaços internos e externos, serviços básicos e recursos materiais, para análise. O processo inclui o download dos dados do Censo Escolar 2021, seleção de escolas rurais no software SPSS versão 28 e análise estatística descritiva das variáveis. A análise comparativa dos municípios de Cansanção, Conceição do Coité, Ichu e Itiúba revela disparidades significativas na educação básica em 2022. Cansanção e Conceição do Coité mostram diferenças marcantes entre escolas urbanas e rurais em atividade, sugerindo desafios específicos na dinâmica educacional. Ichu destaca-se pela totalidade de escolas rurais ativas, enquanto Itiúba apresenta uma divisão mais equitativa. A infraestrutura revela divergências na presença de prédios escolares, com Cansanção e Conceição do Coité destacando-se. A distribuição geográfica das escolas revela especificidades, como Ichu concentrando-se em áreas de assentamento. A análise da acessibilidade e serviços básicos aponta para melhorias necessárias, enquanto a presença de equipamentos tecnológicos é notável, com algumas variações entre áreas urbanas e rurais. Esses resultados ressaltam a importância de estratégias educacionais e investimentos diferenciados para atender às necessidades específicas de cada região.
- ItemA produção do conhecimento sobre a educação física no ensino noturno: uma revisão bibliográfica nos periódicos da área de educação física entre os anos de 1996 à 2015(2016) BARBOSA, Paulo Henrique Oliveira; RAMOS, Michael Daian PachecoA presente pesquisa procurou analisar a produção do conhecimento sobre a educação física no ensino noturno por meio de uma revisão bibliográfica nos periódicos da área de educação física entre os anos de 1996 à 2015. Para a realização desta pesquisa partimos do seguinte problema cientifico: quais as problemáticas significativas que os periódicos da área apontam sobre a relação da Educação Física com o Ensino Noturno entre os anos de 1996 à 2015? O objetivo geral foi analisar as problemáticas significativas presentes nos periódicos da área sobre a relação entre Educação Física e o ensino noturno. A metodologia baseou-se na pesquisa bibliográfica que foi desenvolvida a partir de artigos científicos publicados nas revistas digitais da área da Educação Física. Os resultados apontam que existe uma quantidade relativamente pequena de artigos comparados a quantidade artigos publicados entre 1996 a 2015 sendo que no total foram encontrados apenas quatro (4) artigos. Percebemos que a falta de estudos contribui para a não efetivação da Educação Física a no ensino noturno. Um dos principais fatores para que as aulas se tornem facultativas são: aulas fora do período das outras disciplinas, critérios e controle para a triagem das dispensas muito frágeis.