Bacharelado em Turismo e Hotelaria - DCH1
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Navegando Bacharelado em Turismo e Hotelaria - DCH1 por Orientador "Sá, Natalia Silva Coimbra de"
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- Item“África além dos Safáris?” Uma leitura de imagens em sites de operadoras de turismo e Destination Management Companies(Universidade do Estado da Bahia, 2023-07-04) Navarrete, Vivian Andrea Arango; Sá, Natalia Silva Coimbra de; Viñal Júnior, José Veiga; Velasco, Miriam Medina; Bandeira, Ariadna da SilvaHá no sensível um poder extraordinário. A literatura indica que no turismo, assim como no mundo, a imagem é especialmente importante e poderosa para manter ou mudar a imagem de um destino turístico, principalmente quando se tem o poder e acesso aos meios de comunicação. Dentre os continentes, a África se destaca, cada vez mais, como importante destino turístico no mercado mundial. Este trabalho tem como objetivo refletir sobre a(s) imagem(ns) projetada(s) e promovida(s) da África como destino turístico em 2022 a partir das imagens divulgadas nas páginas web das operadoras de turismo e Destination Management Companies (DMC) especializadas neste continente, associadas à African Travel and Tourism Association (ATTA), com sede na África e Europa, utilizando a concepção de imagem de Augusto Boal (2009). Em termos metodológicos a pesquisa é exploratória, básica e qualitativa com traços quantitativos. Em termos do procedimento, trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental, com levantamento, registro, tratamento e categorização de dados a partir das informações disponíveis nas páginas web das empresas identificadas na ATTA e depois organizadas e filtradas usando categorias de palavras. A leitura da(s) imagem(ns) da palavra África no turismo, e se a(s) mesma(s) vão além do safári, foi feita ao relacionar entre si informações de palavras associadas a três questões observadas nas 125 empresas associadas à ATTA e que, após os filtros, só trabalham no continente africano. A primeira questão, associada à correspondência espacial de regiões e países ofertados pelas empresas quando usam a palavra África no nome; a segunda, comparando a primeira foto que aparece nas páginas web das empresas junto com as palavras mais repetidas nos slogans das mesmas; e a terceira, percebendo quantas das empresas ainda oferecem o safári como atrativo principal do continente. Essa leitura combinada de palavras e imagens aponta, de modo geral, que considerando os critérios de que a imagem do safári construída pelos ingleses está associada aos 5 grandes animais (leão, rinoceronte, elefante, leopardo e búfalo), aos acampamentos, aos jeeps ou a outros elementos como a câmera fotográfica ou as roupas. Registra-se que em relação ao sensível (primeiras fotos), o 84,2% das empresas da Europa e 74,74% das empresas com sede na África ainda usam imagens associadas ao safári e em relação ao simbólico o 89,48% das empresas com sede na Europa e 81,82% das empresas com sede na África fazem o mesmo. Safári este popularizado pelos ingleses, opressores que se destacam na história do turismo do continente, ao serem autores, ainda, da imagem que mexe com os sentidos dos viajantes.
- ItemFestas de verão em Salvador: reflexões sobre a atuação dos órgãos oficiais de turismo e cultura no contexto da COVID-19(2023-07-04) Reis, Eric da Silva; Sá, Natalia Silva Coimbra de; Lima , Carmen Lúcia Castro; Viñal Júnior, José VeigaConsiderada por muitos como a cidade da alegria e da música, a capital da Bahia é detentora de uma grande diversidade cultural, ora identificada especificamente pela sua musicalidade e danças, ora de modo geral por elementos culturais, históricos, religiosos e artísticos. É também nessa localidade que ocorrem diversas manifestações que reúnem todos esses elementos: as festas populares. Afetadas pela COVID-19, um vírus que se alastrou em nível mundial e levou à perda de milhares de vidas, as entidades religiosas que realizaram os festejos necessitaram se adaptar ou cancelar tais eventos devido às restrições que o estado de pandemia exigiu, como a recomendação de evitar aglomerações para minimizar a proliferação do vírus. Haja vista que as festas, em especial as do calendário de verão, também são inseridas nos discursos de baianidade e, principalmente, na promoção turística da cidade realizada por órgãos públicos, o objetivo deste trabalho é promover uma reflexão acerca da atuação da Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (SETUR), Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SECULT-BA), Secretaria de Cultura e Turismo da cidade de Salvador (SECULT-Salvador) e Empresa Salvador Turismo (SALTUR) no que tange aos cancelamentos e às possíveis realizações dos festejos populares do período de verão tendo em vista o contexto da COVID-19 entre 2020 a 2022. A pesquisa foi de caráter exploratório e natureza básica, utilizando-se de procedimentos técnicos como a pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, entrevistas e pesquisa de campo, além da abordagem com foco qualitativo com traços quantitativos. A partir dos dados investigados, foi perceptível uma ausência de ações destinadas diretamente ao campo das festas populares do ciclo de verão pelos órgãos, ficando apenas restritas a ações para o âmbito cultural num modo geral, não contemplando a todos os festejos. Sem a existência de uma relação de parceria entre órgãos e entidades, isso impacta diretamente não só na questão financeira, mas também na manutenção das tradições culturais seculares, uma vez que as festas populares têm sua importância para o turismo e a sociedade.
- ItemImportância, desafios e limitações para o desenvolvimento do turismo religioso na Cidade Santa em Dias d'Ávila(Universidade do Estado da Bahia, 2023-07-11) Melo, Melissa Oliveira; Sá, Natalia Silva Coimbra de; Santos, Adriana Melo; Silva, Emília Maria Salvador; Viñal Junior, José VeigaEste estudo tem como objetivo apresentar a importância, os desafios e as limitações para o crescimento do turismo religioso na Comunidade Cidade Santa, localizada no município de Dias D'Ávila, Bahia, como um atrativo turístico religioso. A Bahia se destaca como um estado brasileiro que expressa de maneira significativa o turismo religioso em suas diversas formas. O turismo religioso apresenta características que se assemelham ao turismo cultural, especialmente por meio dos eventos religiosos que são expressões culturais de grupos específicos. A Comunidade Cidade Santa, construída há sete anos na região metropolitana da capital baiana, tem experimentado um crescimento ao receber peregrinos e turistas religiosos. Para compreender o potencial turístico desse local, foram realizadas pesquisas bibliográficas, coleta de dados documentais, entrevistas e observações de campo. Acredita-se que a Comunidade Cidade Santa possui as características necessárias para se tornar um atrativo turístico, porém, é preciso desenvolver o entorno e a organização turística para que o local possa alcançar seu pleno desenvolvimento como destino.
- ItemO turismo como fator de desenvolvimento no município de Palmeiras, Chapada Diamantina, BA(Uiversidade do Estado da Bahia, 2023-07-03) Rellstab, Laura Cavalcanti; Sá, Natalia Silva Coimbra de; Reis, Rosana Santana dos; Viñal Júnior, José VeigaPalmeiras é um dos municípios que compõe a Chapada Diamantina, zona turística localizada na Bahia. Sua história, assim como dos outros municípios da Chapada, está estritamente ligada à exploração de diamantes que ocorreu na região por volta de 1844. A exploração da pedra preciosa foi intensa até meados dos anos 1870, quando houve a descoberta das jazidas na África do Sul. Contudo, ainda no século XIX, houve a valorização do carbono, utilizado na fabricação de brocas na abertura do Canal do Panamá. Já no início do século XX, começou a surgir outra alternativa econômica, principalmente no município de Lençóis: o turismo. Essa atividade ainda precisou dividir espaço com o garimpo, até que, em 1985, visando a conservação dos seus recursos naturais, foi criado o Parque Nacional da Chapada Diamantina, com sede em Palmeiras. O município dispõe de uma localização privilegiada e de diversos atrativos naturais e culturais, sendo os mais conhecidos, nacional e internacionalmente, o Morro do Pai Inácio, a Cachoeira da Fumaça e o Vale do Capão. Porém, ainda que detenha de tantos atrativos importantes para o desenvolvimento do turismo na Chapada Diamantina, é um município cujo nome não possui muita visibilidade como destino turístico. Com isso, se fez necessária a pesquisa, bibliográfica e de campo, para entender como o turismo tem sido desenvolvido no município, descobrir os pontos que precisam ser melhorados através de um planejamento, para que haja um desenvolvimento turístico que gere benefícios para a sua comunidade. Com entrevistas realizadas com a Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, os estabelecimentos de hospedagem e residentes locais, foi possível identificar alguns dos principais problemas enfrentados para se desenvolver o turismo na cidade, e que podem vir a ser solucionados através do Plano Diretor Orientado ao Turismo que está sendo desenvolvido.
- ItemProdução fumageira e cultura no Recôncavo Baiano: as indústrias Dannemann como atrativo turístico(Universidade do Estado da Bahia, 2023-07-03) Menezes, Aimée de Carvalho Leite; Santos, Cleomar Silva dos; Sá, Natalia Silva Coimbra de; Viñal Júnior, José Veiga; Bandeira, Ariadna da SilvaA região do Recôncavo Baiano desempenhou um papel significativo na história da Bahia e do Brasil, com contribuições históricas e culturais que moldaram sua identidade. Após a crise do açúcar, a economia da região se revitalizou com a cultura fumageira, liderada pelas indústrias Dannemann, principal produtora e exportadora de tabaco do Brasil. Este estudo do tipo exploratório, dedutivo e com abordagem qualitativa teve por objetivo analisar a atividade fumageira no Recôncavo Baiano, destacando o legado das indústrias Dannemann, sua importância na preservação da memória cultural do fumo e sua perspectiva no cenário turístico. Os dados foram coletados por meio de pesquisas bibliográficas e documental, observação de campo e entrevista, sendo analisados visando compreender os fenômenos relacionados à transformação da cultura fumageira em atrativo para o turismo de experiência no Recôncavo Baiano.