Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Doutorado Acadêmico) em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC)
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Navegando Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Doutorado Acadêmico) em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC) por Orientador "Lima Junior, Arnaud Soares de"
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- ItemAprendizagem da lectoescrita das crianças no primeiro ano do ensino fundamental no Moodle(2013-12-18) Santos, Jocenildes Zacarias; Lima Junior, Arnaud Soares de; Sodré, Liana Gonçalves Pontes; Marinho, Ana Glória da Silva; Magalhães, André Ricardo; Dias, Adelaide Alves; Beltrão, Lícia Maria FreireO século XXI assinala mudanças em direção a um conjunto de condições sociais que estão reconstituindo os mapas culturais e geográficos do mundo, produzindo, ao mesmo tempo, novas formas de aprendizagem, de políticas pedagógicas e de ensino. As Tecnologias da Informação e Comunicação- TIC estão possibilitando romper com uma lógica linear de aprendizagem da lecto-escrita, apresentando espaços para interlocuções entre as crianças, os textos e as redes colaborativas e sociais. O processo dialógico de interação, entre a criança e esses espaços, se constitui articulando significados, dialogando, emergindo de uma perspectiva contextual na tentativa de responder às demandas do individual, dentro de um determinado contexto de produção de conhecimentos e, conseqüentemente, de aprendizagem. O contato da criança com a rede Internet por meio de chats, redes sociais, jogos online e games, possibilita o reconhecimento acerca de novas estruturas informacionais que podem contribuir de forma significativa na construção da sua aprendizagem. Nesse contexto, a tese tem por objetivo de estudo compreender, teoricamente as possibilidades de as criança no Primeiro Ano do Ensino Fundamental aprenderem a lectoescrita no contexto AVA- Moodle. Por conseguinte, nesta produção textual, essa aprendizagem é vista como um processo de construção e reconstrução da linguagem, que envolve o desejo, a socialização dos conhecimentos e as experiências apresentadas pelas mesmas, enquanto sujeitos históricos. Assim, parte-se da utilização da epistemologia da pesquisa qualitativa que compreende as experiências humanas elaboradas no cotidiano da ação-pensamento-ação, compreendendo que o objeto da pesquisa faz o seu desvelamento nas relações que estabelece entre as experiências existentes e o conhecimento.
- ItemAutoria, subjetividade e produção de conhecimento na pesquisa em educação(2018-11-23) Santana, Leonardo Silveira; Lima Junior, Arnaud Soares de; Machado, Álvaro Lima; Leite Júnior, Jorge Costa; Vitorino, César Costa; Andrade, Dídima Maria de MelloEsta Tese teve por objetivo principal fazer uma contribuição teórico-diferencial à noção de autoria, a partir do pensamento de Foucault, estabelecendo uma relação epistemológica entre autoria e subjetividade, nos processos de produção de conhecimento e de geração de sentido, no campo da Pesquisa em Educação. Desse modo, buscou-se ampliar a discussão e consequente construção de sentido, em torno do objeto autoria, deslocando-a do estatuto teórico moderno de categoria conceitual para a noção de significante do sujeito. Tratou-se, portanto, de uma pesquisa teórica, em Educação, a partir de regras e práticas discursivas que organizam um modo de produção, valorização, atribuição, apropriação e circulação de sentidos, contornando a relação sujeito-conhecimento-objeto numa perspectiva Epistemológica Contemporânea. Autoria é um dos nomes da subjetividade, é ato psíquico puro, sem palavras, primeiro ato autoral que fundamenta o modo como cada sujeito cria sentido; é também ato simbólico que só pode acontecer em singular condição de linguagem, gerando diversidade e não identidade, pluralidade e não unidade nos modos de atribuição de sentido. Não é mera reprodução de conhecimento, mas é ato criativo do sujeito que ocorre nas fissuras que estão em torno do objeto. Tem como efeito, na coisa educacional, propor soluções que sejam constantemente atualizadas, contextualizadas e adaptadas, a partir da razão de ser e do contexto dos sujeitos da Educação. Essa Tese foi ancorada nos campos da Filosofia Crítica, da Linguagem e da Psicanálise e foi simbolicamente munida a partir de autores como Foucault (1984; 2009), Lacan (2008, 1992, 1998), Lima Jr. (2004, 2015, 2018) Cassirer (1992), Derrida (2001, 1995), Boaventura Santos (2005) e Lyotard (2009).
- ItemDesenvolvimento dos Conceitos em Vygotsky e subjetividade: contribuições ao campo da cognição e à educação.(2020-03-06) Silva Neto, Alício Rodrigues da; Lima Junior, Arnaud Soares de; Pereira Filho, Francisco Antonio; Santana, Leonardo Silveira; Almeida, Djalma Fiuza; Andrade, Dídima Maria de MelloEsta Tese está relacionada ao Desenvolvimento dos Conceitos em Vygotsky e Subjetividade e teve como objetivo principal fazer uma contribuição teórica à compreensão de Conceito, a partir do pensamento de Vygotsky, estabelecendo uma relação epistemológica entre Desenvolvimentos dos Conceitos e concepção de Sujeito, nos processos de produção de conhecimento e atribuição de sentido, no campo da Cognição e da Educação. Deste modo, buscou-se ampliar a discussão e consequentemente construção de sentido, em torno do objeto Cognição, deslocando-o da concepção vygotskyana para a noção de significante do sujeito, pela via da Psicanálise. Tratou-se, portanto, de uma pesquisa teórica, em Educação, a partir da produção de sentido, que é organizado pelo sujeito, contornando a relação sujeito-objeto numa perspectiva dinâmica e singular. Cognição é ato simbólico, fundado em singular condição através da linguagem; é também ato psíquico que só pode acontecer de acordo ao modo como cada sujeito a partir da subjetividade produz sentido. Trata-se de uma Educação voltada ao ser humano e não a reprodução de conhecimento. Está para além de categorizações e hierarquizações, mas ato criativo, singular, pois é experienciado pela subjetividade enquanto condição humana e mediante contexto dos sujeitos. Esta Tese não apresenta soluções prontas, não aponta respostas, mas potencialidades e provocações, o que resulta numa elaboração textual singular e dinâmica, que será acessada de forma distinta, oportunizando outros questionamentos e, assim, resultando numa criação potencial ao fazer um deslocamento da perspectiva de Conceito e passando ao entendimento enquanto percepção pela via do saber.