Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Doutorado Acadêmico) em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC)
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Doutorado Acadêmico) em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC) por Orientador "Dantas, Tânia Regina"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemDocência e rizoma: o que aprende enquanto ensina, o professor na EJA do ensino médio(Universidade do Estado da Bahia, 2023-03-27) Menezes, Márcia de Oliveira; Dantas, Tânia Regina; Nunes, Claudio Pinto; Cunha Júnior , Adenilson Souza; Musial, Gilvanice Barbosa da Silva; Laffin, Maria Hermínia Lages Fernandes; Souza, Elizeu Clementino de; Conceição , Ana Paula Silva daEsta tese está organizada em três eixos centrais: prática docente, teoria do cotidiano e Educação de Jovens e Adultos, os quais foram construídos, respectivamente, a partir de teóricos como: Nóvoa (1997; 2001; 2007;2021); Santos (2008; 2010); Gatti (2008; 2009; 2011; 2019); Certeau (1994; 1998; 2003; 2005); Alves (2008; 2014; 2017); Ferraço (2003); Ferraço; Alves (2017; 2018; 2021); Dantas (2009; 2012; 2019); Dantas e Laffin (2015); Santos (2010; 2019; 2022); Morin (2001; 2003; 2006); Freire (1983; 1996; 2008; 2014), entre outros. Objetivou compreender como os professores se constituem professores da EJA no cotidiano da prática docente, no Ensino Médio, em uma Escola Estadual de Vitória da Conquista-Bahia. Para isso, no campo metodológico utilizamos a epistemologia qualitativa na concepção apresentada por González Rey (2003; 2005) e, para a produção dos dados, as conversas interativo-provocativas coletivas (NUNES, 2011; 2020; 2021) a partir de um roteiro pré-estabelecido. Os sujeitos da pesquisa foram os professores das áreas das Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Ciências Exatas que atuam na EJA do Ensino Médio, no Colégio em que a pesquisa foi desenvolvida. A metáfora do rizoma de Deleuze e Guattari (1995) foi utilizada para a discussão dos dados organizados em sete categorias: formação dos professores e tempo de regência; formação para lecionar na EJA; inserção do professor na EJA do EM; currículo da EJA; emoções vivenciadas; dificuldades encontradas; ensino remoto no contexto da EJA. Os resultados apontam para a urgência da necessidade de formação inicial e continuada para atuar na EJA do EM; revelam que os professores vão se tornando professores da EJA no cotidiano da prática docente e apontam que a formação de professores caminha numa perspectiva rizomática.
- ItemO esvaziamento da educação escolar em espaços não formais: O projeto neoliberal em curso(2021-08-31) Matos, Sandro Conceição de; Dantas, Tânia Regina; Oliveira, Rogério Massarotto de; Sales, Mary Valda Souza SalesA vigente pesquisa exploratória de natureza básica e abordagem qualitativa traz como tema a educação em espaços não formais e o seu objeto se concentrou no esvaziamento da educação escolar em extramuros escolares. O seu objetivo geral é analisar o fenômeno do esvaziamento da educação escolar em espaços não formais. Os espaços não formais são territórios educativos distintos do ambiente escolar e suscetíveis a práticas pedagógicas da educação formal capazes de enriquecer o saber sistematizado, objeto específico do trabalho escolar, enquanto atividade extracurricular. Esses espaços abrangem, por exemplo, rodas de conversa, museus, jardins botânicos, praças, cinemas, zoológicos, teatros, projetos sociais, sindicatos e reservas ambientais. Partindo do pressuposto teórico marxista, percebesse que o intento da classe dominante em aprisionar as massas na miséria intelectual atinge não somente o ambiente escolar, mas também outros espaços suscetíveis às práticas pedagógicas da educação formal. Sendo assim, do estudo, emergiu a seguinte questão problema suleadora: como ocorre o esvaziamento da educação escolar em espaços não formais? A resposta provisória revela que a dosagem ou deturpação do saber sistematizado tende a se manifestar de maneira peculiar em territórios não formais sujeitos à atividade escolar. Para estabelecer a questão suleadora, o trabalho investigativo ancorou-se predominantemente numa perspectiva epistemológica marxista. Os procedimentos metodológicos adotados para descrever o fenômeno do esvaziamento da educação escolar em espaços não formais, ou seja, para cumprir o seu objetivo geral são pautados na pesquisa bibliográfica conforme Gil (2008), cujas fontes de informação bibliográfica ou eletrônica incluíram principalmente livros e artigos de periódicos. A justificativa para o desenvolvimento da presente investigação decorre tanto pela experiência acadêmica e profissional do pesquisador, quanto pela produção escassa de trabalhos acadêmicos que analisam a distorção ou o doseamento do conteúdo escolar em contextos não formais. Os resultados desta investigação evidenciaram o entrelaçamento das modalidades educativas sem a retirada de suas especificidades, o protagonismo da escola frente aos demais territórios educativos, o equívoco da escolarização dos espaços não formais e o papel histórico do sistema capitalista em degenerar a educação voltada às camadas populares inclusive em contextos extramuros escolares. Por fim, este estudo contribui para a construção e difusão de conhecimentos sobre a temática da educação em espaços não formais, além de suscitar reflexões e inquietações tanto nos pesquisadores em educação que se inclinam na investigação dessa modalidade educativa, quanto naqueles sujeitos interessados na transformação da ordem econômica estabelecida.