Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Doutorado Acadêmico) em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC)
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Navegando Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Doutorado Acadêmico) em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC) por Orientador "Cordeiro, Verbena Maria Rocha"
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- ItemPor uma formação divergente: conversações com professoras no contexto socioeducativo(2020-08-26) Azevedo, Sara Menezes Reis de; Cordeiro, Verbena Maria Rocha; Besnosik, Maria Helena da Rocha; Piva, Mairim Linck; Silva, Andrea Betânia da; Gonçalves, Luciana Sacramento MorenoTrata-se da pesquisa intitulada: Por uma formação divergente: Conversações com professoras no contexto socioeducativo, que toma como objeto o letramento literário de professoras da Rede Municipal de Salvador que atuam no contexto do socioeducativo, com jovens em privação de liberdade, a partir do estudo da poética dos escritores Manoel de Barros, Hamilton Borges e Michel Yakini, divergentes e contemporâneos. Dialoga com a divergência a partir do perfil dos poetas escritores e toma emprestado os títulos da trilogia Divergente, de Veronica Rooth (2011) para denominá-los: insurgente, divergente e convergente, respectivamente. A inquietação que moveu a tese se materializou na seguinte questão: qual (ais) as potências da experiência de leitura literária partilhada em uma escola de atendimento socioeducativo, enquanto possibilidade de formação docente e de reinvenção de leitoras professoras? O objetivo geral desta tese é analisar as potências da experiência de leitura literária partilhada em uma escola de atendimento socioeducativo, enquanto possibilidade de formação docente e de reinvenção de leitoras professoras; como objetivos específicos, a tese tenciona: investigar de que forma o letramento literário e as práticas pedagógicas dos professores podem ser impactados a partir desse movimento de (auto) formação proposto, compreender os desdobramentos do estudo da poética dos autores supracitados na vida-formação desses docentes, e identificar a imagem/ representação que tem as professoras de si mesmos, enquanto leitoras e profissionais. Foi realizada uma pesquisa de campo, na qual o diálogo literário materializou-se nas Conversações, possibilitadas a partir da adaptação do trabalho de Adain Chambers (2007), cujo método Dime é utilizado para efetivar os momentos de partilhas literárias e guarda relações estreitas com a formação continuada de leitores, encontrando na Hermenêutica (Gadamer, 2005) um viés possível de interpretação para a dinâmica das Conversações e escritos que foram produzidos a posteriori. As colaboradoras da pesquisa foram nove professoras da Rede Municipal de Salvador, que ensinam na Escola Municipal Professor Carlos Formigli, localizada dentro da CASE Salvador (espaço de acolhimento e ressocialização de jovens em situação de privação de liberdade). Do ponto de vista da Literatura e suas potências, dialogo com teóricos estrangeiros e nacionais (como Chartier, 2011; Todorov, 2009; Eco, 1994; Compagnon, 2009; Candido, 1996). A tese insiste na potência das partilhas literárias, especialmente enquanto estratégia de formação docente, sinalizando um caminho possível por meio das Conversações, bem como na defesa da Literatura como direito de todos os homens, na direção proposta por Candido (1996).
- ItemO ser-tão sensível: experiência literária e sensibilidade na reinvenção do leitor-professor(2019-05-06) Meireles, Maximiano Martins de; Cordeiro, Verbena Maria Rocha; Santos, Nádia Maria Weber; Besnosik, Maria Helena da Rocha; Souza, Elizeu Clementino de; Farias, Maria de Lourdes OrnellasEsta tese investiga o potencial da experiência literária enquanto catalisadora de sensibilidade e reinvenção do leitor-professor. Recorre aos conceitos de punctum e sensibilidades, respectivamente de Roland Barthes e da historiadora Sandra Pesavento, como eixo de sustentação teórica e metodológica. Questiona a excessiva busca pela interpretação do texto, cuja prática reduz o potencial da experiência literária ao rumar para o sentido, prática que deixa de lado a emoção e a experiência sensorial. A pergunta que move esta tese emana desse contexto e assim se inscreve: Qual o potencial da experiência literária como catalisadora de sensibilidade e reinvenção do leitor-professor? Para tanto, empreendi uma travessia rumo ao sertão de Tucano, através da realização de duas etapas de pesquisa empírica, assim nomeadas: Partilhas de si e Partilhas literárias, contando com a participação de oito colaboradores/as. A análise e a interpretação dos dados aqui produzidos foram inspiradas no Campo das Sensibilidades, partindo dos seguintes núcleos de análise: o sujeito, o contexto e a experiência, assumindo sempre uma perspectiva dialógica. Nesta tese, três argumentos comparecem com mais vigor: a experiência literária se realiza na sensível e nele incide; a experiência literária convoca a dimensão subjetiva e compõe uma estética da existência; a experiência literária provoca a conversão do olhar e o alargamento do sentir/pensar. Como resultados desta pesquisa, a tese faz algumas apostas: a) concebe a experiência literária em um motivação subjetiva e existencial, abrindo espaço para as vicissitudes da vida e dos sujeitos; b) pensa a formação do leitor-professor como um gesto de compartilhamento de experiências não apenas circunscritas à “experiência passada e pensada”, mas também investindo no potencial da “experiência viva” enquanto catalisadora de sensibilidades; c) aponta a reinvenção do leitor-professor como um processo que acontece no espaço da linguagem, a partir das nuances da sensibilidade e construída como uma experiência estética, neste caso, a experiência literária. Nestas veredas, o ser-tão sensível se forma e se transforma.