Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Educação e Diversidade (MPED)
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Navegando Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Educação e Diversidade (MPED) por Orientador "Oliveira, Iris Verena"
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- ItemCotidiano e experiências da juventude negra: conversas com estudantes do Colégio Estadual de Bandiaçu(2022-02-21) Santos, Geniclécia Lima dos; Oliveira, Iris Verena; Silva, Ana Lúcia Gomes da; Eugênio, Benedito Gonçalves; Sampaio, Carmen Diolinda da Silva SanchesEsta dissertação propõe-se a dialogar com experiências estudantis no cotidiano do Colégio Estadual de Bandiaçu, com o intuito de ampliar a visibilidade das mesmas, dentro e fora do espaço escolar. Ao se propor a ampliar a visibilidade da atuação estudantil, a pesquisa identifica as escolas públicas como lugares carregados de vida e experiências. A partir de narrativas estudantis sobre o cotidiano do Colégio Estadual de Bandiaçu (CEB), foi possível problematizar as significações dadas à escola, como espaço de afetos, sociabilidades e tensões, especialmente quando são consideradas as experiências de estudantes negros. A partir desses olhares, buscamos pensar de que maneira atuar no CEB pode auxiliar na visibilidade das experiências estudantis e como a ação interventiva, guiada por plataformas digitais, contribui para que a comunidade escolar torne o ambiente educativo um espaço que assume essas experiências, como práticas e saberes importantes e de formação para toda a comunidade escolar. Nesse intento, utilizamos a categoria cotidiano, a partir da perspectiva de Michel de Certeau (1998), por seu espírito inconformista e perspicaz; ainda, na interação com a experiência, partimos das compreensões de Jorge Larrosa Bondía, pois a sua postura nos permitiu encarar nossas conversas e escrita de maneira que possamos viver e não apenas sobreviver. Quanto ao trato da juventude negra, Sílvio Almeida (2019), Conceição Evaristo (2020), Franz Fanon (2008), Nilma Lino Gomes (2018/2019) e diversas intelectuais negras foram fundamentais para a conversa com esses sujeitos, a partir de suas potencialidades. Por outro lado, as conversas entrelaçadas pelos próprios/as estudantes negros e negras do CEB, além de impulsionarem essa investigação/formação, apontaram para nuances da relação com a escola, reconfiguradas no contexto da pandemia de COVID-19. O afastamento do espaço físico possibilitou um olhar crítico e complexo sobre as experiências escolares, indicativo de necessidades que não são atendidas, ao tempo em que permitiram pensar o cotidiano em meio aos dilemas da educação, com mediação tecnológica. Do ponto de vista metodológico, a pesquisa propõe uma rasura nos pressupostos da pesquisa qualitativa, ao eleger a conversa como método e dispositivo metodológico, na tentativa de seguir por vias de aberturas, não fechamentos (SAMPAIO; RIBEIRO, 2018). Além disso, por se tratar de um mestrado profissional em educação, a pesquisa apresenta, como proposta interventiva, a continuidade das conversas com o corpo estudantil do Colégio, visando à construção coletiva do Instagram do CEB, que será concebido como resultado/produto educacional. A movimentação dessa rede social terá o intuito de publicizar e encantar outras pessoas para tudo aquilo que já acontece em nossas escolas e estimular novas ações, principalmente no tocante às experiências estudantis.
- Item“Embaixo do pé do louco” políticas curriculares e a produção de material de apoio para a educação escolar qulombola em São Francisco do Conde/BA(2021-10-30) Gelard, Fabiana Pedreira; Oliveira, Iris Verena; Lima, Maria Nazaré Mota de; Silva, Claudilene Maria da; Moreira, Núbia ReginaO Estado da Bahia é hoje o segundo maior estado em número de comunidades quilombolas certificadas, são cerca de 811 segundo dados da Fundação Palmares. A Educação Escolar Quilombola enquanto modalidade da educação teve suas diretrizes instituídas em 2002. Desde então, as pesquisas sobre educação escolar quilombola no Estado da Bahia apontam que as Diretrizes Curriculares Quilombolas não são implementadas pelas escolas situadas em quilombos. Utilizando como referencial analítico os estudos de Stephen Ball, Mag Maguire e Annette Braun (2016), em que se compreende que as políticas não são simplesmente atuadas pelas escolas, mas são por elas também produzidas, essa pesquisa tem como objetivo: compreender os processos de interpretação e tradução das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola feitos pela Escola José de Aração. Além disso, por se tratar de um mestrado profissional em educação, a pesquisa tem como produto educacional a criação de um material de apoio pedagógico com as histórias, os causos e a cultura da Comunidade Quilombola do Monte Recôncavo. A pesquisa tem como fundamento epistemológico os estudos decoloniais (QUIJANO, 2009; MIGNOLO, 2003; WALSH, 2009; 2014) e utiliza a Escrevivência (EVARISTO, 2020) como metodologia de pesquisa, uma vez que a mesma possibilita borrar os lugares entre pesquisadores(as) e pesquisados(as), em uma tentativa de fuga de simplificações que colocariam pesquisadores(as) como escribas das escrevivências quilombolas montenses. O processo de busca envolve encharcar-se com as vivências quilombolas monteses e também produzir narrativas sobre os afetos e trocas produzidas neste encontro. A conversa foi assumida como dispositivo de pesquisa e, através dela, houve uma tentativa abrir-se para o outro, com afeto, atenção e cuidado, que constitui esse movimento de troca, em que não há um ser que pergunta a espera de respostas muitas vezes esperadas e pré-concebidas (SAMPAIO; RIBEIRO; SOUZA, 2018). Na análise das informações foi (re)construído o caminho das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola até sua chegada na escola, nesse caminho novas atuações e sentidos vão sendo dados, o que demonstra que, atualmente, falar que a escola não implementa as Diretrizes pode não ser o meio mais eficaz de pensar sobre o trato das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola na escola. A Escola José de Aragão Bulcão vem realizando ao longo de todo esse tempo de instituição das Diretrizes uma série de atividades tendo a Comunidade Quilombola do Monte Recôncavo-BA com protagonista das ações. Em um contexto político educacional em que ainda há algumas incompreensões acerca da Educação Escolar Quilombola, ter uma escola que se preocupa em transformar em atividades as vivências da comunidade é um passo muito grande para o fazer político da Educação Escolar Quilombola.
- ItemEscrevivências de cotidianos escolares na pandemia da covid-19.(2022-02-14) Lima, Jeane Matos Araújo; Oliveira, Iris Verena; Pinho, Maria José Souza; Silva, Tiago Ribeiro daEsta pesquisa narra os atravessamento e afetações vivenciadas por uma porfessorapesquisadora durante o isolamento social imposto pela pandemia da Covid19. As escrevivências (EVARISTO) foram acionadas como operador teórico metodológico em busca uma autoria/autoridade da docente e dos/as discentes para pesquisar nos/dos/com os cotidianos das escolas (ALVES, FERRAÇO, GARCIA, OLIVEIRA) trazendo atravessamentos de raça e gênero (OLIVEIRA, ALMEIDA, GOMES). A pesquisa teve como objetivo geral percebersentir as artes de fazer (CERTEAU) de estudantes do Ensino Fundamental e Médio com dezoito anos ou mais que desafiam as estruturas fixas do sistema escolar, nesse sentido, a autora propôs a substituição do termo “distorção idade série” pela expressão “além do limite de idade e série” entendendo o “além” como lugar de enunciação e do acontecimento da diferença, afastando-se das identidades fixas (BHABHA). A pesquisa aconteceu no Colégio Estadual de Bandiaçu, localizada no município de Conceição do Coité no Território do Sisal do Estado da Bahia mediada pelas Tecnologias de Informação e Comunicação, assumindo a conversa como metodologia de pesquisa (SAMPAIO, RIBEIRO,SOUZA), o que provocou uma série de reinvenções da professorapesquisadora que lhe permitiram criar novas formas de aprenderensinar e pesquisar, desse modo a pesquisa qualitativa sofreu rasuras provocadas pelos limites imposto pelo momento inédito e pelas inquietações trazidas pela pesquisa pós-qualitativa (ST. PIERRE). Este estudo não teve a pretensão de explicar fenômenos, analisar dados, ou buscar verdades sobre a escola, mas promoveu aproximações e construções de sentido para práticas curriculares (LOPES, MACEDO) que acontecem no cotidiano escolar.