Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Acadêmico) em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC)
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Navegando Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Acadêmico) em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC) por Orientador "Farias, Maria de Lourdes Soares Ornellas"
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- ItemO amor que tu me tinhas: alienação parental na ciranda escolar(2015-04-29) Barbosa, Kallila; Farias, Maria de Lourdes Soares Ornellas; Moreira, Lúcia Vaz de Campos; Oliveira, Maria Olívia de Matos; Almeida, Alba Riva Brito deEsse estudo, nomeado O amor que tu me tinhas: alienação parental na ciranda escolar, nasce em terreno potencialmente fértil para discussões e produções sobre a temática, ainda pouco exploradas, seja nos campos da educação, psicologia, psicanálise ou no universo jurídico. Meu objetivo geral foi analisar a formação do professor da educação infantil e o manejo diante da alienação parental. Como problema, delineei: Que lugar e posição ocuparia o professor da educação infantil na dinâmica de alienação parental e qual a formação e que estilo poderia implicá-lo no processo (des)alienante de presença-ausência na vida escolar do aluno? Neste escrito, conceituo Alienação Parental (AP), o contexto histórico de sua teorização, tendo Gardner como referência. Além disto, proponho escutar a dinâmica psicossocial em questão pelas lentes da psicanálise e educação e entender o laço estabelecido na tríade primária constituinte da Alienação Parental, pai-mãe-criança, pela via da transferência, norteada pela teorização de Freud e Lacan. Escolho, ainda, pensar a formação do educador, com nomes como Tardif, Pardim e Souza, como possibilidade de dirimir os efeitos desses atos de Alienação Parental na estruturação do sujeito em foco. A rota metodológica traçada para a pesquisa foi a teórica bibliográfica, a partir do levantamento do estado da arte, de investigação e leituras. Os resultados mostram que a Alienação Parental é um sintoma da contemporaneidade; que atos de Alienação Parental são um maltrato à criança, uma prática de violência doméstica silenciosa, velada e recorrente; uma ampla possibilidade de contribuição para avaliar as pulsões de vida e de morte; a inexistência de uma política educacional de formação de professores que contemple o sintoma contemporâneo da Alienação Parental, e que prepare o professor para a identificação e a comunicação às instâncias competentes; e a falta de ações que contemplem a (des)alienação da criança. O texto busca lugares e posições dos pares envolvidos na dinâmica da Alienação Parental, primários e secundários, e a reverberação nos espaços de educação infantil.
- ItemEros e Thanatos: um estudo em representações sociais da formação do professor sobre sua práxis com surdos(2009-09-28) Oliveira, Patrícia Araújo de; Farias, Maria de Lourdes Soares Ornellas; Begrow, Desirrè De Vit; Leiro, Augusto CésarA pesquisa nomeada de Eros e Thanatos: um estudo das representações sociais da formação do professor sobre sua práxis com surdos discute a temática com vistas a uma aproximação do objetivo geral: buscar as representações sociais que o professor tem sobre sua formação, na tentativa de estabelecer uma possível relação entre o prazer e o desprazer de ser professor experenciados na sala de aula. O estudo se apóia na teoria das representações sociais, na concepção moscoviciana, formação do professor, bem como alguns constructos da teoria psicanalítica. Quanto ao método é uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso com elementos etnográficos. O lócus da pesquisa é um Centro de Atendimento às Pessoas com Surdez e formação de professores. Tendo como sujeitos da pesquisa 07 (sete) professoras do ensino fundamental de 1ª a 4ª série. Como instrumentos de coleta foram utilizados a observação, entrevista em profundidade e desenho. Após a análise do material coletado elaborei categorias de análise as quais pude apreender as representações sociais da formação do professor sobre sua práxis com surdos a exemplo: concepção de ser professor de surdos, relação professor-aluno, o prazer e desprazer presentes na sala de aula e o professor pesquisador. Em seguida tentei fazer um enlace entre a observação, a entrevista e o desenho para não concluir registrei os resultados mais relevantes e algumas proposições que entendo necessárias para a ressignificação do objeto.