Ensino de Geografia e o trabalho de campo: construindo possibilidades de ensino e aprendizagem

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Data
2018-12
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Resumo

Este trabalho objetiva a elaboração de um roteiro de campo, na perspectiva de contribuir aos docentes que tiverem interesse em ministrar aulas extra/escola, contendo informações necessárias para uma abordagem local, mais precisamente na serra do pico do Jaraguá e em seu entorno, em Jacobina-BA. Essa proposta proporciona aos alunos uma interação com a natureza, possibilitando ao professor e aluno uma interpretação crítica do lugar estudado. A carência desse tipo de abordagem na Geografia surge como proposta de ensino e aprendizagem para alunos do ensino médio. Por seguinte, trabalhou-se/discutiram-se as tipologias envolvendo trabalho de campo e sua importância para o ensino de Geografia, bem como o uso do celular como intermédio para obtenção de dados, para isso foram aplicados procedimentos metodológicos de análise in loco para a aula de campo, pesquisas bibliográficas em periódicos acadêmicos de meio digital, relacionados ao estudo, sendo, portanto uma pesquisa de caráter qualitativo. Após a análise dos dados constatou-se que a pesquisa possa servir como ferramenta de estudo para todos, pois o trabalho de campo possibilita o aprendizado dinâmico e atraente, tendo como base as novas tecnologias que estão tão presentes na vida desses jovens. Assim sendo, a geografia proporciona a interação desses dois fatores, por intermédio de seus conteúdos ligados as mudanças físicas do meio natural no qual estão inseridos, formando assim cidadãos críticos e capacitados.


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Citação
FLORES, Isabella Santos; JESUS, Micaella Simas de. Ensino de Geografia e o trabalho de campo: construindo possibilidades de ensino e aprendizagem. Orientadora: Profª. Ma. Liliane Matos Góes. 2018.87f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Departamento de Ciências Humanas, Campus IV, Universidade do Estado da Bahia, Jacobina, 2018.
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