Título: Das bocas às mãos mexedeiras: marcas culturais e identitárias na Literatura Surda
Autor(es): MOURA, Maynara Costa de Campos
Palavras-chave: Literatura Surda
Língua de Sinais
Cultura e Identidade
Data do documento: 15-Jun-2018
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo geral compreender como a Literatura Surda entremeia as questões de identidade, língua e cultura surda. Por meio deste estudo buscamos responder à seguinte questão de investigação: como a Literatura surda entremeia as questões de identidade, língua e cultura surda, especificamente, na obra “Um mistério a resolver: o mundo das bocas mexedeiras”? Para fundamentar esse percurso investigativo, esta pesquisa se subsidia nas autoras Lodenir Karnopp (2008), Karin Strobrel (2008), e nos autores Candido (2002), Mourão (2011), Hall (2006), e outros, que tratam sobre a Literatura Surda e seus marcadores identitários e culturais, bem como sobre aspectos literários contemporâneos. O percurso metodológico desta pesquisa se inspira nos pressupostos teóricos e metodológicos da pesquisa literária, sob a ótica dos Estudos Culturais que considera, na perspectiva da crítica literária, os elementos culturais, históricos, literários e linguísticos que constituem a obra e que produzem representações acerca do ser surdo na contemporaneidade. Para isso, utilizamos como corpus de pesquisa a narrativa “Um mistério a resolver: o mundo das bocas mexedeiras”, escrito por Maria A. Amin de Oliveira, Maria Lúcia Mansur Bomfim de Oliveira e Ozana Vera Giorgini de Carvalho, que foi traduzida pela pedagoga surda Luciane Rangel e pelo professor ouvinte Luiz Carlos Freitas e gravada em DVD em LIBRAS pelo ator e cinegrafista surdo Nelson Pimenta, numa produção da LSB Vídeo. Os principais resultados apontados nessa pesquisa investigativa foram a contribuição para os estudos literários que conferem uma centralidade aos sujeitos surdos, além de colaborar com a educação de surdos e com o ensino de Literatura Surda na educação básica por colocar em evidência a LIBRAS e a materialidade das experiências surdas, proporcionando discussões que destacam as questões identitárias, culturais e linguísticas do povo surdo que cada vez mais se inserem no contexto escolar e social. Para os estudos surdos a sua relevância está na representação das potencialidades linguísticas, culturais e identitárias expressas na produção literária surda, além de colocar em evidência as experiências visuais da pessoa surda e a questão da língua de sinais como marcadores culturais dos povos surdos.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11896/908
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