O despertar à docência a partir das práticas de ensino do PIBID: um estudo de caso no Colégio Estadual De Serrolândia-Bahia

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2018-06-15
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo

A formação de professor atravessou vários períodos até chegar aos dias atuais, com o surgimento da educação superior em Geografia sentiu-se a necessidade da criação de políticas públicas que pudessem ajudar a melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e auxiliar no processo de instrução do conhecimento de licenciandos. Nessa perspectiva, foram criados programas de iniciação à docência no âmbito universitário, com o objetivo de valorizar o magistério e inserir o licenciando na Educação Básica. O Colégio Estadual de Serrolândia (CES) foi beneficiado com o Subprojeto intitulado “Língua Inglesa e Geografia no Ensino Médio: Transitando pelas Hipermídias e Hipertextos numa Proposta Interdisciplinar”, que se tornou de grande importância para a formação dos licenciandos e dos alunos da instituição de ensino contemplada. Essa monografia tem como objetivo analisar a contribuição do PIBID na formação dos professores de Geografia da Universidade do Estado da Bahia – UNEB - Campus IV. Pode-se concluir que, os pontos positivos atribuídos à atuação do licenciado na escola durante a participação no PIBID, vão muito além do ambiente escolar ao qual ele está inserido no decorrer desse processo, e contribuem sobretudo com a construção da identidade docente. O foco dessa pesquisa foi de analisar as práticas de ensino, Roda de Conversa, Café Filosófico e Aulas Coparticipadas desenvolvidas no Subprojeto que contribuem para a construção do conhecimento dos graduandos.


Descrição
Palavras-chave
Citação
REIS, Carla Almeida. O despertar à docência a partir das práticas de ensino do PIBID: um estudo de caso no Colégio Estadual De Serrolândia-Bahia. Orientador: Marcone Denys dos Reis Nunes. 2018. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Departamento de Ciências Humanas, Campus IV, Universidade do Estado da Bahia, Jacobina, 2018.
Palavras-chave