Título: Reflexões sobre as contribuições do Letramento na formação dos alunos
Autor(es): REGO, Rosemar Silva
Palavras-chave: Letramento
Leitura
Escrita
Alunos
Data do documento: 15-Dez-2014
Resumo: A presente pesquisa com o título “Reflexões sobre as contribuições do letramento na formação dos alunos”, realizado Escola Municipal Armando Xavier de Oliveira, com uma turma de alunos da Educação de Jovens de Adultos – EJA, teve como objetivo Identificar e analisar as contribuições do letramento na formação dos alunos. Neste estudo fizemos uma reflexão teórica fundamentada principalmente nos autores Barbosa (1999); Kleiman e Mantencio, (2008); Soares (2003); Goulart (2007); Scholze e Rösing (2007); Freire (2001); Mey (2001) Kleiman e Moraes (1999) dentre outros, proporcionando uma discussão sobre o letramento. Os procedimentos metodológicos utilizados foram de natureza qualitativa, utilizando o questionário fechado e aberto para obtenção do perfil dos sujeitos e para identificar as concepções dos alunos. A partir da análise dos instrumentos de coleta de dados foi possível percebermos através das falas dos sujeitos a importância do letramento na formação dos alunos e a necessidade de maior investimento e estruturação do ensino público brasileiros em especial das escolas municipais localizadas nos interiores baianos, as quais precisam dar maiores condições para que o letramento aconteça de forma mais concreta.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11896/818
Aparece nas coleções:Letras / Língua Portuguesa e Literaturas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TccRosemarRego.pdf857,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir