As múltiplas possibilidades de aprendizagens na EJA: proposta de ensino dos gêneros textuais a partir do bioma caatinga

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2018-03-01
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Resumo

O presente trabalho tem por escopo realizar uma breve analise sobre os aspectos relativos à qualidade e funcionalidade do ensino da língua portuguesa na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA), na esfera pública/municipal de Jacobina, no colégio Centro Noturno de Educação da Bahia (CENEB) em turmas de segmento I. Objetivando analisar como e quais os principais gêneros textuais circulam dentro desta determinada esfera. Portanto, faz-se necessário a observância das condições atuais de ensino e das metodologias vigentes em tal ambiente. Assim, teve como temática a modalidade de ensino EJA-educação de jovens e adultos sob a ótica do docente. Dialoguei com os seguintes autores em relação à formação inicial e continuada dos professores da rede pública, considerando importantes as contribuições de Paulo Freire (1998, 2002) e Miguel Arroyo (2007), Leôncio Soares (2004, 2007), Jaqueline Ventura (2012), Maria Margarida Machado (2000, 2001, 2002), Antônio Nóvoa (1999), abordou os principais resultados mediante pesquisa de campo, em busca de compreender a funcionalidade dos gêneros textuais na modalidade de ensino EJA. Então, o lócus da pesquisa foi no Centro Noturno de Educação da Bahia na cidade de Jacobina e teve como propósito identificar as formas de trabalho dos profissionais em relação ao uso de gêneros textuais nas turmas de jovens e adultos. Portanto, o conhecimento que os mesmos atribuem aos trabalhadores /alunos se manifestam em suas produções e fazem referências a vida, baseando-se assim nos estudos do educador Paulo freire. Ao passo em que os dados foram coletados com alunos e com o professor (a) do segmento da EJA, que compreende uma turma de 47 alunos com idade de 18 a 27 anos, no ciclo 2 (dois) que compreende 1º ao 3° ano. Com estudos das obras de Paulo Freire, baseando-se em sua metodologia de ensino, foi concretizado um trabalho de observação contínua e entrevista com questionário aberto aos alunos, através de um acompanhamento e outras formas de diálogo o qual permitiu fazer diagnóstico da amostra coletada. Essa pesquisa serve como conhecimento e identificação de como acontece a educação de jovens e adultos - EJA, na atualidade, e qual é a contribuição na aprendizagem, e na vida dos alunos, no sentido de refletir e rever a metodologia aplicada cujo o verdadeiro papel da escola na sociedade se faz na promoção de emancipação do sujeito e na transformação do espaço social. Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos. Gêneros textuais. Bioma Caatinga. Identidade.


Descrição
Palavras-chave
Educação de Jovens e Adultos, Gêneros textuais, Bioma Caatinga, Identidade
Citação
JÚNIOR, José Ferreira de Souza. As múltiplas possibilidades de aprendizagens na EJA: proposta de ensino dos gêneros textuais a partir do bioma caatinga. 2018. 84f. Orientadora: Prof.ª M.ª Djárcia Santana. Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito parcial para obtenção da graduação do curso de Letras, apresentado a Universidade do Estado da Bahia – UNEB Campus IV, Jacobina-Ba, 2018.