Jogo RPG (Role Playing Game) Digital “Luta e Resistência”: uma Proposta Pedagógica para o Ensino da História das Rotas do Tráfico de Escravizados na Bahia

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Data
2017-08-03
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Resumo

Discute-se como as tecnologias digitais, mais especificamente o jogo de RPG (Role Playing Game) Digital pode colaborar, significativamente, para uma prática no ensino da História sobre tráfico de escravizados em Salvador - Bahia. Como um importante artefato lúdico, o jogo tende a contribuir para o ensino e a aprendizagem de docentes e discentes da rede pública estadual. Ao identificarmos, nas escolas, as dificuldades dos docentes para trabalharem com temas complexos e de difícil entendimento, pensamos no jogo RPG como mais uma ferramenta lúdica de interação e que envolvesse os jovens em discussões referentes ao processo de formação do povo brasileiro, atualmente amparadas pela Lei 10.639/2003. O jogo permite uma melhor discussão de temáticas, como a história do tráfico de escravizados no Brasil, mais especificamente na Bahia, em Salvador, onde o jogo RPG, através de outras aplicações realizadas, apresenta suas potencialidades para o ensino. Este projeto fomentou diálogos no grupo de pesquisa Sociedade em Rede, Pluralidade Cultural e Conteúdos Digitais Educacionais, do qual faço parte desde o ano de 2009, onde acompanhei pesquisas de Mestrado e Doutorado que têm foco nos jogos de RPG Digital.


Descrição
Palavras-chave
Tecnologias, Ensino, Lei 10.639/2003, Prática Pedagógica, RPG Role Playing Game Digital
Citação
OLIVEIRA, Joelma Cerqueira de. Jogo rpg (role playing game) digital “luta e resistência”: uma proposta pedagógica para o ensino da história das rotas do tráfico de escravizados na bahia. MATTA, Alfredo Eurico Rodrigues. 2017. 191f. Dissertação (Mestrado), DEDC, Universidade do Estado da Bahia, Campus I, Salvador, 2017.