Título: Prática Pedagógica dos Licenciandos do Curso de Geografia: Perspectiva do Professor Regente
Autor(es): Silva, Núbia Maria de Brito
Palavras-chave: Licenciatura em Geografia
Estágio Supervisionado
Data do documento: 2015
Resumo: A presente dissertação tem como objetivo apresentar os resultados da pesquisa realizada no Curso de Licenciatura em Geografia, tendo como foco a formação dos licenciandos a partir do papel do componente curricular Estágio Supervisionado referente ao período de 2003 a 2013. O Curso está sediado no Departamento de Ciências Humanas da Universidade do Estado da Bahia, Campus VI, e teve como questão problema: O currículo vigente de Geografia está em consonância com a legislação vigente para as licenciaturas, a sua implantação em Caetité promoveu mudanças significativas na prática pedagógica dos futuros professores? Como os professores regentes avaliam a prática pedagógica dos futuros professores durante o Estágio Supervisionado da Uneb/Campus VI? O estudo objetivou analisar a perspectiva do professor regente sobre a prática pedagógica dos licenciandos. Utilizei para embasar o trabalho, entre outros teóricos Bourdieu e Passeron (1975), Zabala (1998), Forquin (1999), Sacristan (2000), Pimenta e Lima (2004), Saiki e Godoi (2007), Macedo (2010), Trevisan (2011). Para atingir o objetivo proposto foi adotada abordagem teórico-metodológica de pesquisa qualitativa e como instrumento para coleta de dados foi utilizado o questionário aplicado com uma amostra de 6 professores regentes que atuaram como supervisores nas escolas campo de estágio. As questões buscaram captar a percepção desses docentes em relação à prática pedagógica dos alunos estagiários. A captação da percepção dos professores regentes que acompanham a realização de estágios supervisionados é tomada neste estudo como indicador relevante para uma apropriação mais ampla acerca do currículo do curso de licenciatura em Geografia, pois este profissional da educação básica assume no contexto da formação de futuros professores um papel de co-formador, na medida em que partilha sua experiência docente com os estagiários. Os resultados convergiram para a consideração de que há qualidade técnica no trabalho dos estagiários, principalmente quando se refere ao uso de práticas inovadoras e motivadoras para a formação escolar dos alunos, no entanto, as respostas indicaram a falta de relacionamento mais estreito entre a UNEB e a escola campo de estágio, o que, para eles poderia contribuir para o aprimoramento do trabalho desenvolvido no estágio curricular. Ao mesmo tempo declararam que o currículo do Curso possui potencial no sentido de estreitar a relação entre a teoria prática e, por conseguinte, interferindo positivamente no desempenho dos estagiários.
URI: http://www.saberaberto.uneb.br/jspui/handle/20.500.11896/632
Aparece nas coleções:Pós-Graduação Stricto-Sensu Gestão e Tecnologias aplicadas à Educação (GESTEC)

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