Título: Gestão na EAD: A Contribuição do Curso Piloto de Administração a Distância da UNEB
Autor(es): Rocha, Ana Karine Loula Torres
Palavras-chave: Educação a Distância
Tomada de Decisão
Data do documento: 2011
Resumo: Esta dissertação tem por objetivo caracterizar e analisar a gestão adotada na Educação a Distância (EAD) do Curso Piloto de Administração a Distância da UNEB, destacando o aspecto da flexibilidade e da construção coletiva no processo de tomada de decisão como elementos significativos que perpassam a gestão de cursos na EAD e por objetivos específicos analisar os desafios da contemporaneidade e as novas demandas apresentadas pela sociedade, além de historicizar a EAD a partir da década de 1990, identificando aspectos, entraves e perspectivas na gestão da EAD a partir da experiência do Projeto Piloto da UNEB. Definimos enquanto categorias de análise a EAD, gestão, flexibilidade e tomada de decisão. Com esta pesquisa foi possível compreender que a garantia do espaço da “escuta”, reflexão, avaliação, (re)significação, intervenção e mudança por meio da flexibilidade e tomada de decisão coletiva/colegiada é imprescindível em cursos de EAD que buscam desenvolvê-la como uma modalidade que precisa construir uma educação de qualidade; entendemos ainda que é preciso ampliar os estudos, pois estes ainda são um percurso em formação, e estabelecer uma política de educação que respeite a EAD, buscando compreendê-la melhor, numa perspectiva de construção de uma educação sem “distâncias” na universidade pública. Para tanto, utilizamos a abordagem qualitativa, optando pelo método de estudo de caso para compreender o que propõe o objetivo deste trabalho; quanto ao enfoque, definimos como de caráter descritivo/interpretativo. Utilizamos como instrumentos de coleta de dados o questionário, análise documental, observação direta, entrevistas e o ambiente virtual de aprendizagem – Moodle; para análise dos dados, empregamos a técnica de análise de conteúdo. O estudo de caso tem como campo de pesquisa o Curso de Administração a Distância da UNEB, Projeto Piloto da UAB.
URI: http://www.saberaberto.uneb.br/jspui/handle/20.500.11896/625
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEDUC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTACAO FINAL.pdf4,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir