Título: Protótipo de um Ambiente Virtual como Ferramenta de Apoio no Processo de Ensino-Aprendizagem no Curso Técnico de Informática do Instituto Federal Baiano – Campus Bom Jesus Da Lapa.
Autor(es): Oliveira, Hudson Barros
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos
Ambiente Virtual de Aprendizagem
Data do documento: 2016
Resumo: Este trabalho teve como objetivo propor o desenvolvimento de um sistema web colaborativo e interativo, através da construção do protótipo de um AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem, como ferramenta de apoio ao ensino presencial no processo ensino-aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos. O trabalho de pesquisa foi desenvolvido nas turmas do Curso Técnico em Informática do IFBAIANO, Campus Bom Jesus da Lapa, onde os agentes da pesquisa foram um grupo de vinte discentes e dez docentes selecionados aleatoriamente nos turnos matutino e noturno do referido curso. O estudo analisa a relevância da utilização das TIC, principalmente do AVA, no processo pedagógico na EJA. Também aborda todo o arcabouço teórico e as ferramentas tecnológicas necessárias ao processo de planejamento, desenvolvimento e implementação do sistema proposto, bem como avalia os resultados da utilização deste protótipo por parte dos alunos envolvidos na pesquisa. Ao longo da investigação foram realizadas entrevistas com alunos e professores das disciplinas do curso e aplicados questionários para a geração de dados, além de pesquisa documental e da própria observação do autor no espaço onde ocorriam os fenômenos pesquisados. A escolha deste tema se deu a partir das dificuldades encontradas e vivenciadas pelo próprio autor, que também é docente na Instituição alvo da pesquisa. A aplicação e testes do protótipo do ambiente virtual agradaram e no geral teve resultados positivos, o que faz atentarmos para as potencialidades da utilização destas ferramentas para a melhoria da qualidade do ensino e também do aprendizado, incentivando uma maior colaboração e interatividade entre educandos e educadores. Espera-se que as estratégias desenvolvidas e a aplicação de um AVA na EJA sejam ferramentas auxiliares na melhoria do ensino-aprendizagem, possibilitando ao aluno adquirir mais conhecimento e possibilitando ganhos para a aprendizagem dos alunos.
URI: http://www.saberaberto.uneb.br/jspui/handle/20.500.11896/621
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação de Jovens e Adultos (MPEJA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Hudson.pdf2,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir