Pastora e mulher - “ele me entregou o cajado”: processos de ensino-aprendizagem utilizados na experiência formativa do pastorado feminino pentecostal

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2013-04-29
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo

Esta dissertação tem como objetivo central compreender os processos de ensino e aprendizagem na experiência formativa das pastoras pentecostais. Haja vista que muitas pastoras pentecostais nunca fizeram um curso de teologia, que as “habilitasse” para assumir o ministério pastoral, como é de praxe entre as igrejas protestantes. Diferentemente do protestantismo, o pentecostalismo tornou-se uma alternativa para o ministério feminino, uma vez que os cargos de lideranças ocupados por mulheres protestantes, sempre se limitaram a atividades em que se desenvolviam habilidades “ditas femininas”, tais como assistência social, presidência de sociedade feminina, reuniões de orações, direção de escola bíblica dominical e berçário. No entanto, este quadro tem mudado e muitas igrejas evangélicas, principalmente as pentecostais e neopentecostais, têm aberto espaço para que as mulheres assumam a posição que até então lhes era proibida, que é o pastorado. Com isso, a pesquisa investigou os lugares de aprendizados, percorridos por estas seis pastoras pentecostais, que as habilitaram para o ministério pastoral. Só foi possível identificarmos esses caminhos e o processo de aprendizado, por meio de entrevistas, e da observação participante. Os resultados da pesquisa apontam a relevância de espaços de aprendizado, que não a escola e/ou seminários teológicos, mas que se localizam em territórios que acompanham as trajetórias de vida destas pastoras, bem como a relação com o ser mulher, mãe, que se traduz no cuidado da casa, dos filhos, na submissão ao marido, nos filhos espirituais, na Bíblia, na relação com o sagrado, nas antigas igrejas e lideranças por onde passaram, contribuíram na preparação para o ministério pastoral. O aprendizado destas mulheres segundo dados abstraídos das entrevistas e da observação, fez-me entender que o aprendizado é gerado e, ao mesmo tempo, compartilhado, a partir das contradições e simultaneidades da vida.


Descrição
Palavras-chave
Pentecostalismo, Gênero, Educação
Citação
SANTOS JÚNIOR, José Nunes dos. Pastora e mulher - “ele me entregou o cajado”: processos de ensino-aprendizagem utilizados na experiência formativa do pastorado feminino pentecostal. Orientadora: Sueli Ribeiro Mota Souza. 2013. 171f. Dissertação (Mestrado), Programa de Pós-graduação em Educação e Contemporaneidade - Departamento de Educação Campus I, Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2013.