Educação ambiental como ferramenta para desmentificar os mitos que envolvem os anfíbios (classe anura)

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2022-12-19
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo

A classe Amphibia está dividida em três Ordens: Anura (desprovido de cauda), que inclui os sapos, rãs e pererecas; Caudata (provido de cauda), que compreende os tritões e salamandras, pouco conhecidos no Brasil; Apoda (ausência de membros locomotores), onde encontramos as cecílias e cobras-cegas. Esses animais são de grande importância ecológica, pois de um lado são controladores naturais de populações de várias espécies, principalmente invertebrados e, de outro lado, fonte de nutriente para diversos carnívoros. Porém a falta de conhecimento sobre esse grupo acarreta ameaças, fazendo com que estes vertebrados sejam mal-vistos, despertando repúdio e aversão a eles. Tendo em vista a intenção de colaborar na difusão de conhecimentos científicos atualizados e que podem contribuir na conservação dos animais em foco, esse trabalho surgiu da necessidade de desmistificar os anfíbios que são ainda considerados animais “nojentos” pela maioria da população, que ainda os vê como seres maléficos, relacionados a bruxarias. Dessa maneira a presente pesquisa teve por objetivo realizar trabalho educativo com crianças na escola municipal Doutor Abílio Farias na comunidade do Mucambo, Barreiras – BA. A pesquisa foi do tipo qualitativo exploratório-bibliográfico, com aplicação de um questionário semiestruturado em dois momentos diferentes, antes e depois da palestra dialogada, para alunos de duas turmas do ensino fundamental II 8º e 9º ano. Os resultados demonstram que os alunos quando tem contato como conhecimento científico de forma compreensiva, ele é capaz de fazer rupturas de conceitos errôneos e de promover mudanças ou adicionamentos aos seus saberes prévios, e assim passa a respeitar e entender importância dos animais para o meio ambiente.


Descrição
Palavras-chave
Cerrado, Alunos, Mucambo
Citação