Formação de professores da educação de jovens e adultos de Camaçari/Bahia: histórias e demandas formacionais contemporâneas

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Data
2022-09-16
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Resumo

Esta dissertação trata de uma pesquisa cuja temática é: Formação de professores da Educação de Jovens e Adultos-EJA de Camaçari/Bahia: histórias e demandas formacionais contemporâneas. Elegemos como problemática desta pesquisa:Quais as histórias e demandas da formação de professores relacionadas à prática educativa na EJA no município de Camaçari-BA no perido de 2011 a 2022? Metodologia escolhida é de uma pesquisa de natureza aplicada, com abordagem qualitativa, em que se utilizará das pesquisas bibliográfica, documental e participante, tendo seus fundamentos embasados por Flick (2009), Minayo (2010, 2017), Gil (2009, 2010, 2021) e Pereira (2019).O objetivo geral é caracterizar a história e as demandas formacionais contemporâneas da prática educativa de professores municipais da Educação de Jovens e Adultos-EJA de Camaçari/Bahia. E os Objetivos Específicos são: levantar os aspectos históricos da formação de professores da EJA, a partir dos documentos públicos existentes, no município de Camaçari-Ba, no período de2011 a 2020; identificar as demandas contemporâneas dos professores para a prática docente cotidiana na EJA em termos pedagógicos, éticos e políticos; Organizar a história da formação de professores da EJA de Camaçari/BA, enquanto dispositivo de memória e formação, junto com as colaboradoras desta pesquisa, através da construção de uma plataforma digital. A fundamentação teórica do trabalho foi construída destacando Educação de Jovens e Adultos:Arroyo (2005;2017), Freire (1967; 1987; 2015), Paiva (2004) e Haddad (2000;2015), em formação de professores da EJA- Dantas (2017; 2018), Nòvoa (1995, 2002; 2019; 2022), Machado (2014; 2008, 2016; 2017; 2021) Soares (2011). Os resultados encontrados nesta pesquisa demonstraram a necessidade do acesso dos professores da EJA de Camaçari aos documentos oficiais sobre a EJA, trazendo nesse aspecto também a memória do processo formacional dos professores da EJA, bem como a necessidade de uma formação continuada consistente e implicada com as demandas da prática docente na EJA no município em questão.


Descrição
Palavras-chave
Formação de professores, EJA, Prática educativa
Citação
SANTOS, Aristela Evangelista dos. Formação de professores da educação de jovens e adultos de Camaçari/Bahia: histórias e demandas formacionais contemporâneas. Orientadora: Ana Paula Silva da Conceição. 2022. 186f. Dissertação (Mestrado Profissional), Programa de Pós-graduação em Educação de Jovens e Adultos - Departamento de Educação Campus I, Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2022.