Educação integral nos planos Municipais de educação do território sertão produtivo

Resumo

A presente dissertação é resultado da pesquisa que teve como objetivo analisar os Planos Municipais de Educação dos municípios do Território de Identidade Sertão Produtivo, identificando suas estratégias para a consecução da meta 6 do Plano Nacional de Educação relativa à ampliação da Educação em Tempo Integral e da sua oferta. A pesquisa foi realizada através da pesquisa documental e pesquisa participante, através da roda de conversa realizada de forma virtual, que contou com a participação dos Dirigentes Municipais de Educação, dos ex-Dirigentes e dos membros da equipe técnica de monitoramento e acompanhamentos dos Planos Municipais de Educação dos vinte municípios pertencentes ao território. Os dados foram analisados utilizando o método de Análise Textual Discursiva, por meio da fundamentação teórica baseada no materialismo histórico dialético e está organizada em seis capítulos, sendo eles: Percurso inicial; Trilha metodológica; Trajetória da Educação Integral no Brasil; Educação Integral nos Planos Municipais de Educação do território Sertão Produtivo; Caminhos trilhados pelos municípios do território de identidade Sertão Produtivo para alcançar a Educação Integral; e Considerações pertinentes para o momento. Os principais resultados desta pesquisa acerca da Educação Integral no território revelou que os municípios possuem experiências com Educação Integral por meio do Programa Mais Educação, e com implantação de escolas com Educação Integral em jornada ampliada e que todos os 20 municípios possuem nos seus planos municipais metas e estratégias para alcançar a Educação Integral, entretanto falta investimentos para que a Educação Integral realmente aconteça, desde a melhoria da infraestrutura até a formação dos profissionais envolvidos. Por meio dos resultados obtidos foi possível construir uma revista informativa, tida como produto educacional integrante dessa pesquisa.


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Palavras-chave
Educação Integral, Plano Municipal de Educação, Território Sertão Produtivo, Políticas Educacionais, Programa Mais Educação
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