Eros e Thanatos: um estudo em representações sociais da formação do professor sobre sua práxis com surdos

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Data
2009-09-28
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Resumo

A pesquisa nomeada de Eros e Thanatos: um estudo das representações sociais da formação do professor sobre sua práxis com surdos discute a temática com vistas a uma aproximação do objetivo geral: buscar as representações sociais que o professor tem sobre sua formação, na tentativa de estabelecer uma possível relação entre o prazer e o desprazer de ser professor experenciados na sala de aula. O estudo se apóia na teoria das representações sociais, na concepção moscoviciana, formação do professor, bem como alguns constructos da teoria psicanalítica. Quanto ao método é uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso com elementos etnográficos. O lócus da pesquisa é um Centro de Atendimento às Pessoas com Surdez e formação de professores. Tendo como sujeitos da pesquisa 07 (sete) professoras do ensino fundamental de 1ª a 4ª série. Como instrumentos de coleta foram utilizados a observação, entrevista em profundidade e desenho. Após a análise do material coletado elaborei categorias de análise as quais pude apreender as representações sociais da formação do professor sobre sua práxis com surdos a exemplo: concepção de ser professor de surdos, relação professor-aluno, o prazer e desprazer presentes na sala de aula e o professor pesquisador. Em seguida tentei fazer um enlace entre a observação, a entrevista e o desenho para não concluir registrei os resultados mais relevantes e algumas proposições que entendo necessárias para a ressignificação do objeto.


Descrição
Palavras-chave
Representações sociais., Professores - Formação, Práticas de ensino, Surdos
Citação
OLIVEIRA, Patrícia Araújo de. Eros e Thanatos: um estudo em representações sociais da formação do professor sobre sua práxis com surdo. Orientadora: Maria de Lourdes Soares Ornellas Farias. 2009. 137f. Dissertação (Mestrado), Programa de Pós-graduação em Educação e Contemporaneidade - Departamento de Educação Campus I, Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2009.