Programa jovem aprendiz: um estudo de caso da política pública e suas implicações no mundo do trabalho.

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Data
2015-03-30
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Resumo

O presente trabalho tem como objetivo principal analisar – à luz dos depoimentos dos participantes e egressos do Programa de Jovem Aprendiz, no estado da Bahia, qual o sentido da aprendizagem, da inclusão profissional oferecida pelo programa e estabelecendo uma análise do programa, à luz dos depoimentos de participantes e egressos dos cursos de formação de aprendizagem, período 2013-2014, no que se refere ao seu desenvolvimento educacional, profissional e sua inserção no mundo do trabalho. Realiza uma análise da efetividade social de programas de inserção de jovens no mundo do trabalho, em particular quanto ao Programa Jovem Aprendiz, promovido pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Discuti a influência das transformações nas relações de trabalho, articuladas às novas formas de produzir, que vêm assumindo papéis contraditórios quanto à inserção de pessoas no mundo do trabalho. Assim como, as exigências de qualificação profissional, que demonstram impactos tanto positivos quanto negativos na vida dos trabalhadores e nos aspectos relacionados à educação para e no trabalho. Nesse contexto, analisa questões relacionadas à influência dos sistemas de produção capitalista na elaboração e implementação de políticas públicas voltadas à educação e ao trabalho assim como, os crescentes níveis de exigência de qualificação profissional que são pontos de grande relevância de estudo na atualidade e que tem fomentado efetiva discussão por modelos e formas de racionalização da produção e de gestão nas organizações, envolvendo também, os processos relativos à inserção de pessoas em programas de qualificação profissional implementados por políticas públicas.


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Palavras-chave
Programa Jovem Aprendiz, Políticas Públicas., Educação e Trabalho
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