Relatos de experiências narrativas de beleza e encantamento no ensino de ciências

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2021-07-19
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo

O presente trabalho analisa os clubes de ciências como uma proposta de dinamização do ensino de ciências nas aulas de biologia no Colégio Estadual do Rio do Antônio, em Rio do Antônio, Bahia. A experiência vivida entre os anos de 2014 e 2018, com a implantação do clube de ciências Biologia em Foco no Colégio Estadual, subsidiou os argumentos centrais apresentados ao longo desse texto. O objetivo geral da pesquisa foi propor atividades de um clube como alternativa para o fortalecimento e dinamização do ensino de ciências em escolas do município de Rio do Antônio-BA. A pesquisa está fundamentada nas abordagens qualitativas, configurando-se como uma pesquisa interativa inspirada na etnografia e na autobiografia. Este texto tem a seguinte estrutura: uma carta para Anísio Teixeira; uma breve introdução, reflexões sobre a caatinga, no capítulo III (intitulado O lampião da Caatinga e o meu umbuzeiro); o percurso metodológico é apresentado no capítulo IV; um relato de experiência sobre o surgimento do Clube de Ciências Biologia em Foco é apresentado no capítulo V; um relato de experiência sobre o projeto Filhos do Deserto é apresentado no capítulo VI; e, por fim, as considerações finais. As discussões, análises, experiências e debates aqui descritos subsidiaram a elaboração de um guia para implementação de um clube de ciências com três roteiros de atividades.


Descrição
Palavras-chave
Clubes de Ciências, Ensino de Ciências, Caatinga
Citação