Sob a égide da memória: as tecnologias de informação e comunicação na preservação da história das escolas da rede pública de ensino

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2016-05-04
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo

O ato de guardar, registrar os fatos, acontecimentos, são marcas da trajetória dos sujeitos, das sociedades mais primitivas até as mais complexas, que constitui os espaços construídos a partir das vivências dos sujeitos. Com o passar dos anos, a escola é eleita pela sociedade como principal espaço formativo de significativas mudanças que irá promover a transformação nos contextos sociais, políticos, econômicos e culturais. Assim, se faz necessário valorizar as ações que ocorrem no âmbito da escola, ligadas às histórias e memórias dos sujeitos que a compõem, criando um sentido de identidade e pertença. Portanto, suscita como problema de pesquisa “De que maneira, na contemporaneidade, as TIC podem preservar a memória e difundir as histórias dos alunos e professores da Rede Pública de Ensino, na valorização da escola como lugar de memória?”. Deste modo, o objetivo desta dissertação é investigar a escola como “lugar de memória”, utilizando as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na potencialização, preservação e valorização das dinâmicas vividas por alunos e professores da Rede Pública de Ensino. Neste ínterim, faz-se necessário compreender a escola como lugar de memória dos sujeitos escolares que nela emergem e interagem, colocando em evidência os elementos que compõem suas dinâmicas sociais, culturais, políticas e inter-relacionais; explorando as especificidades das TIC como elemento potencializador da preservação, difusão e registro das dinâmicas vivificadas pelos sujeitos escolares; mobilizando as ações aplicadas nos subprojetos que compõe o projeto RedePub, através dos registros do cotidiano dos sujeitos que materializam a História da escola de sua criação até os processos contemporâneo. Com a pretensão de redimensionar e agrupar as ações de intervenções nas escolas parceiras adotamos uma bricolagem metodológica a partir da pesquisa aplicada, além da pesquisa documental e histórica, pautada em relatos orais dos sujeitos que vivenciam a escola, análise documental, iconográfica e produção escolar. Como resultados desenvolvemos algumas ações e produtos que estabelecendo uma rede de memória das práticas escolares, aproximando a Universidade da Escola e, desmistificando a universidade como espaço privilegiado de uma minoria, mas como potencial articulador dos interesses da comunidade escolar, com o lugar de pertencimento dos alunos da Rede Pública de Ensino.


Descrição
Palavras-chave
Redepub, História, Memória, TIC, Escola
Citação
SANTOS, Tarsis de Carvalho. Sob a égide da memória: as tecnologias de informação e comunicação na preservação da história das escolas da rede pública de ensino. Orientadora: Tânia Maria Hetkowski. 2016. 111f. Dissertação (Mestrado), Programa de Pós-graduação em Educação e Contemporaneidade - Departamento de Educação Campus I, Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2016.