Práticas de Letramento-Teatral : Estratégias de Diversificação Metodológica

Resumo

Este trabalho tem como objetivo contribuir, através da apresentação e descrição da metodologia do Letramento-teatral, para a diversificação dos caminhos metodológicos pelos quais passam os professores de Língua Portuguesa das séries finais do Ensino Fundamental 1, no que se refere às práticas de letramento. Para o desenvolvimento da dissertação – construída através de pesquisa bibliográfica – foram selecionados autores de maior importância para os estudos acerca da alfabetização e letramento, como Vygotsky (2007), Magda Soares (2008), Ferreiro e Teberosky (199), entre outros; assim como também foram arrolados importantes nomes para o estudo da pedagogia teatral como Olga Reverbel (2009), Ricardo Japiassu ( 1998) e Viola Spolin (2010) que, naturalmente, contribuíram para a justificação e embasamento da aqui apresentada metodologia do Letramento-teatral. Também concorre para o desenvolvimento deste trabalho as perspectivas de Circe Bittencourt (1993) e Marco Antônio Silva (2012) relativamente ao Livro Didático como recurso pedagógico e suas implicações, como também das observações de Neusi Berbel (2011) que contribui para a elevação do Letramento-teatral à categoria de Metodologia Ativa de Aprendizagem, portanto, uma perspectiva altamente viável para a ampliação das práticas docentes na área de linguagens.


Descrição
Palavras-chave
Letramento, Letramento-teatral, Metodologia Ativa de Aprendizagem, Livro Didático, prática docente
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