A Construção da Identidade Étnico-Racial dos Estudantes Quilombolas na Escola Municipal Lino Soares - Comunidade de Curral das Várzeas , Bom Jesus da Lapa - BA.

Resumo

Esta dissertação é resultado de uma pesquisa que teve como principal objetivo analisar se as práticas pedagógicas adotadas pelos docentes dialogam com as especificidades étnico-raciais e culturais dos estudantes quilombolas. Através dessa análise buscou-se compreender se a escola, através das suas práticas de ensino, contribui com a construção da identidade étnico-racial dos educandos. A pesquisa foi desenvolvida na Escola Municipal Lino Soares, situada na comunidade de Curral das Várzeas, no município de Bom Jesus da Lapa, localizado no Território de Identidade do Velho Chico. Para a realização da pesquisa, utilizamos como fonte de pesquisa documentos escolares, questionários, formulários e entrevistas com gestores, professores, estudantes e moradores das comunidades. Os dados coletados foram analisados utilizando a Análise de Conteúdo. Com o olhar voltado para as práticas pedagógicas adotadas nos lócus onde a pesquisa foi realizada, os resultados revelaram a necessidade de construir uma proposta pedagógica que seja capaz de ressignificar o modelo de ensino vigente e, como isso, contemplar os diferentes saberes presentes na sala de aula e contribuir na construção da identidade étnico-racial dos estudantes.


Descrição
Palavras-chave
Práticas Pedagógicas, Identidade étnico-racial, Cultura, Educação Escolar Quilombola
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