Ensino fundamental e tecnologia digital: as relações cotidianas na construção da identidade étnico-racial

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2021-12-20
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Resumo

O uso das tecnologias da informação e da comunicação está presente em toda a sociedade, de maneira que a internet se consolidou como uma rede de múltiplas conexões e inteligências coletivas com uma importante atuação como mediadora de pesquisa, estudo, socialização, lazer, consumo e, também, de ensino. Frente às novas configurações sociais e culturais exercidas pela tecnologia digital, essa pesquisa vem com o seguinte questionamento: como possibilitar práticas de liberdade na produção de subjetividade por meio das tecnologias digitais? Sendo assim, essa pesquisa visa entender como as tecnologias digitais podem permitir a emergência de diversidade identitária na construção de sujeitos no processo de ensino e aprendizagem no Alto Sertão da Bahia. Para tanto, discutimos a produção de identidade do educando no contexto da escola, tendo em vista a relação dos sujeitos com os saberes e os poderes; analisamos os contextos históricos e teóricos que constituem a Base Nacional Comum Curricular e o Documento Curricular Referencial da Bahia como os recursos, as funcionalidades e as apropriações para a aproximação das culturas adolescentes e juvenis com a cultura escolar; e desenvolver possibilidades para contribuir na reflexão acerca da aprendizagem através de materiais pedagógicos e tecnológicos que promovam a participação ativa dos alunos no processo de ensino e aprendizagem. A pesquisa está amparada, principalmente, nas noções de Foucault (1987, 1999, 1984, 2008, 2010) sobre poder e saber, bem como as relações de controle e disciplina; nas reflexões de Freire (1999, 2000, 2003) sobre educação e práticas pedagógicas; nas ponderações de Gomes (2006, 2007, 2019) e Veiga-Neto (2009, 2017) sobre currículo; nos estudos culturais de Hall (1996); e nos trabalhos sobre jogos digitais educacionais de Bogost (2011) e Savi e Ulbricht (2008). Esta pesquisa é de cunho qualitativo, com desdobramentos bibliográfico e documental, de modo a tratar de desafios, tendências e possibilidades sobre o uso das tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem. Está estruturada em três seções que, articuladas entre si, discutem sobre a compreensão das tecnologias, apreciações sobre a escola contemporânea, análises de documentos curriculares. Na primeira seção, discorremos sobre a produção de identidade do educando no contexto da escola. Para tanto, primeiro, situamos teoricamente o currículo escolar; em seguida, traçamos um percurso sobre a produção de identidade e os elementos que produzem os educandos no entrelaçamento entre o individual e o coletivo. Na segunda seção, analisamos os contextos históricos e teóricos constituídos na Base Nacional Comum Curricular e Documento Curricular Referencial da Bahia como os recursos, as funcionalidades e as apropriações que favorecem ações voltadas para a aproximação das culturas adolescentes e juvenis com a cultura escolar. Na terceira seção, desenvolvemos possibilidades que visam contribuir para a reflexão acerca do uso de materiais pedagógicos e tecnológicos como suporte na promoção da participação ativa dos educandos (as) no processo de ensino e aprendizagem a partir dos jogos digitais. O desenvolvimento da pesquisa possibilitou constatar a necessidade de inserir no âmbito educacional práticas de ensino que dialoguem com a nova geração de alunos, a fim de auxiliar no processo de ensino e aprendizagem. Portanto, há uma necessidade de inovar as práticas, por isso elaboramos um aplicativo lúdico para facilitara abordagem das relações étnico-raciais na sala de aula através de jogos digitais.


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Palavras-chave
Currículo, Identidade, Jogo Digital, Linguagem
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