Gestão de resídus sólidos: análise de hábitos e concepção dos discentes de ciências biológicas da UNEB Campus VIII

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Data
2022-07-12
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Resumo

Um grande problema que atinge o planeta é o acumulo desenfreado e a má gestão dos resíduos sólidos produzidos pela sociedade atual. Avaliar como as pessoas percebem essa questão é muito importante pois ajuda a diagnosticar o nível de conscientização da população e possibilita a realização de ações de modo a fortalecer a educação ambiental entre as pessoas. Diante disso, esse estudo teve como objetivo realizar uma análise sobre os hábitos e concepção de discentes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade do Estado da Bahia, Campus VIII acerca da gestão e o descarte de resíduos sólidos. Trata-se de uma pesquisa de abordagem descritiva de caráter qualitativo e quantitativo, realizada com discentes do 3° ao 9° períodos, do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade do Estado da Bahia, DEDC VIII em Paulo Afonso, nos meses de agosto a setembro/2021. A coleta de dados foi executada através de um questionário semiestruturado e anônimo, autorizado pelos participantes através do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Os resultados revelaram que os discentes, participantes da pesquisa, cursaram a educação básica, em sua maioria, em escolas da rede pública de ensino, e nesse período, a maioria, informou não ter participado de projetos relacionados com o tema. Verificou-se que os participantes possuem uma percepção muito superficial sobre lixo, com confusões conceituais acerca do tema e pouco conhecimento sobre a política nacional de resíduos sólidos. Além disso, a maioria desconhece a destinação final do lixo na cidade que reside. No entanto, os participantes da pesquisa, por meio do questionário, demonstraram ter uma base de conhecimento satisfatória. Noventa e seis (96%) sabem separar correntemente os resíduos para reciclagem, 88% sabem a destinação final mais adequada dos resíduos sólidos e a maioria tem noção da importância de abordar essa temática com as crianças. Mesmo a Universidade e os docentes do curso de licenciatura em Ciências Biológicas disponibilizando bolsas e projetos de pesquisa e extensão, observou-se que 56% dos entrevistados, não participaram nem como bolsistas, nem como voluntários de trabalhos voltados para a temática Gestão de Resíduos Sólidos. Há necessidade de maior conscientização para um melhor desenvolvimento teórico e prático em relação a gestão dos resíduos sólidos na rede de educação básica e no ensino superior.


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Palavras-chave
Educação ambiental, Lixo, Ciências Biológicas, Educação
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