Análise crítica de um curso de graduação do programa universidade aberta do Brasil em um município do Amazonas: uma abordagem para uma modalidade rural/ ribeirinha

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Data
2022-02-28
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Resumo

Esta Tese apresenta uma análise crítica sobre o modelo de Educação a Distância para rurais/ribeirinhos do interior do Estado do Amazonas, tendo como recorte um Curso de Graduação do Programa Universidade Aberta do Brasil, a partir do locus dos alunos, com o levantamento de indicadores para a proposta de um Curso Piloto Experimental de Graduação, em uma área de conhecimento mais próxima da realidade/necessidade dos moradores de tal região. A análise se faz no município de Itacoatiara (AM), sob a visão de Arnaud Soares de Lima Junior a respeito da Educação na Contemporaneidade e da Educação como não Ciência, e sob a ótica Freiriana a respeito do homem-sujeito, em comparação com o que se depreende de EaD nos documentos oficiais e institucionais. A questão que se visa responder é: a educação superior a distância, no interior amazonense é adequada à realidade dos moradores de contextos extremamente distintos dos grandes centros? Em um aspecto mais geral, a pesquisa visa contribuir no entendimento de que é necessário um conhecimento mais aprofundado das especificidades dos sujeitos em seu contexto, antes de se elaborar um curso a distância e espraia-lo aceleradamente dos centros urbanos às localidades mais diferenciadas, mais afastadas destes centros, com o mesmo projeto pedagógico, mesma política de financiamento e um mesmo entendimento sobre a noção de EaD para realidades tão distintas. É uma proposta com o fim de contribuir com a Educação Superior para os ribeirinhos, pois trata-se de um trabalho que evidencia o sujeito local e a realidade de seu contexto.


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GOMES, Eduardo de Castro. Análise crítica de um curso de Graduação do Programa Universidade Aberta do Brasil em um município do Amazonas: uma abordagem para uma modalidade rural ribeirinha. 2022. 116 f. il. Orientador: Arnaud Soares de Lima Junior. Tese (doutorado). Programa de Pós-graduação em Educação e Contemporaneidade – PPGEduC. Departamento de Educação, Campus I. Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2022.
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