Letramento hipermidiáticos na educação profissional: outros caminhos de produção de conhecimento na formação docente

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2020-12-18
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo

Este estudo tem como objetivo compreender como as tecnologias digitais são integradas às práticas pedagógicas dos professores do Ensino Técnico Profissional do CETEP Sisal, Serrinha/BA, visando aos letramentos hipermidiáticos. Vivemos em um espaço-tempo em que as comunidades contemporâneas têm se apropriado de canais de criação cultural que convergem para múltiplos contextos, seja os das redes sociais, dos ambientes de aprendizagem, seja os dos aplicativos que conectam pessoas pelo uso dos diferentes dispositivos digitais e das linguagens que se constroem em torno do que denominamos mundo digital. A escola, como instituição para a qual os interesses da sociedade se voltam, precisará sintonizar-se com as demandas que a circundam, relacionadas com as formas de ser e de estar dos sujeitos no mundo. Nesse contexto, questionamos: como se dá a integração das tecnologias digitais às práticas pedagógicas dos professores que atuam no ensino profissional técnico do CETEP Sisal, visando os letramentos hipermidiáticos? Participarão desta pesquisa professores do Curso de Informática, da Educação Profissional Técnica Integrada, que trabalham na referida escola. O alicerce teórico compõe-se da discussão das seguintes temáticas: Letramentos Hipermidiáticos; Tecnologias Digitais; Educação Profissional; Formação Docente; Multiletramentos; Prática Pedagógica. Optamos pela abordagem colaborativa de Pesquisa, buscando apoio teóricometodológico na etnometodologia para a compreensão dos saberes que, nas interações, os professores produzem no cotidiano da sala de aula. Os resultados permitiram concluir que os professores utilizam as tecnologias digitais; contudo, a integração das tecnologias digitais às práticas pedagógicas dos professores da Educação Profissional Técnica do CETEP Sisal é um processo a ser ainda construído, necessitando de formação continuada e em serviço como caminho para a construção de novos letramentos e de novas aprendizagens. Como produto, construímos colaborativamente uma proposta didático-pedagógica cujo título é “Trilha colaborativa – letramentos Hipermidiáticos na sala de aula: das paredes às redes”, com o propósito de contribuir na formação dos professores acerca dos letramentos hipermidiáticos. A Trilha Colaborativa faz correlação entre conhecimento técnico para utilização de alguns aplicativos e sugestões de entrelaçamento desses com as práticas pedagógicas dos professores, ampliando as possibilidades dos letramentos hipermidiáticos estar presente no dia a dia de professores e alunos do CETEP Sisal e de qualquer outro espaço que tiver acesso a esta produção.


Descrição
Palavras-chave
Letramentos hipermidiáticos, Tecnologias digitais, Formação docente, Prática pedagógica, Educação Profissional Técnica
Citação