(Multi)letramentos críticos e práticas de redesigning em podcasts: vozes de hiperleitores em narrativas hipertextuais

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Data
2021-06-18
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Resumo

Esta pesquisa tematiza a formação do hiperleitor a partir da prática com o redesigning de narrativas orais de moradores do campo do município de Monte Santo (BA) por discentes de uma turma de nono ano dos anos finais do Ensino Fundamental com vistas a transformar esses textos em narrativas hipertextuais, veiculadas por Podcasts . Tem como objetivo geral compreender como o trabalho com o gênero discursivo Podcast, nas aulas de Língua Portuguesa, poderá contribuir para ampliar os (multi)letramentos críticos dos discentes, a partir do conhecimento e das práticas de redesigning de narrativas orais em hipertextuais. Trata-se de um estudo que enfatiza as narrativas orais, pouco utilizadas nas salas de aula de instituições de ensino no município, como objeto de ensino de Língua Portuguesa, com vistas a um currículo plural, no Colégio Municipal Professora Otacília Cardoso de Matos. Parte-se da seguinte questão de pesquisa: como o trabalho com Podcasts, na sala de aula, poderá contribuir para ampliar os (multi)letramentos críticos dos discentes, a partir do conhecimento e das práticas de redesigning de narrativas orais em hipertextuais, constituídas como identidade da cultura local? Metodologicamente, sustenta-se na abordagem qualitativa e na pesquisa participante. O desenvolvimento das ações interventivas partiu da pesquisa exploratória e teve como formato oficinas pedagógicas, delineadas a partir do dispositivo Sequência Didática. Para a reflexão das informações, construídas nos processos de pesquisa exploratória e na interventiva, optou-se pelo método Análise Textual Discursiva. No intuito de construir informações, também trilhamos pelo processo investigativo que partiu do dispositivo questionário on-line, da própria Sequência Didática e das Tertúlias Digitais Dialógicas síncronas e assíncronas para produção de Podcasts, realizadas por meio do aplicativo WhatsApp No concernente à natureza conceitual do trabalho, fundamenta-se nas concepções dos (Multi)letramentos críticos; no Hiperleitor; nas Narrativas orais e no gênero discursivo Podcast. Como produto, foi organizado, junto com os interlocutores da pesquisa, um audiobook com os Podcasts produzidos, intitulado “Memórias e vozes no ciberespaço: na trilha da cultura gLocal”, compartilhado nas redes sociais da instituição escolar. Enquanto resultado do processo investigativo, evidencia-se que o trabalho visibilizou o conhecimento dos discentes de narrativas orais do município e, ao promover o redesigned de narrativas hipertextuais, foi possível realizar um intercâmbio de memórias entre os sujeitos interactantes (estudantes hiperleitores e comunidade montessantense), através da prática de escuta dessas memórias, oportunizando sua propagação por meio do texto digital, na modalidade oral.


Descrição
Palavras-chave
(Multi)letramentos críticos, Hiperleitor, Narrativas orais, Podcasts
Citação
DIAS, Geisa Araújo. (Multi)letramentos críticos e práticas de redesigning em podcasts: vozes de hiperleitores em narrativas hipertextuais. Orientadora: Úrsula Cunha Anecleto. 2021. 218f. Dissertação (Mestrado) - Departamento de Educação, Campus XIV, Universidade do Estado da Bahia, Conceição do Coité, 2021.