A educação mediada pela cultura hip-hop e o saber da experiência de rappers do Vale do São Francisco

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2021-12-20
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo

Este memorial apresenta o percurso de uma pesquisa que resultou no produto midiático em formato podcast “Rap em curso”. A pesquisa buscou discutir e refletir sobre aspectos históricos e atuais do rap e perceber seus sentidos educativos através do olhar (voz) de rappers do Vale do São Francisco. Para isso usou-se da abordagem metodológica qualitativa e pesquisa participante, dialogando com as contribuições teóricas sobre educação de Carlos Rodrigues Brandão (1981), o conceito de mediação de Jesus MartínBarbero (1997), e o conceito de saber da experiência de Larrosa Bondía (2002). Ao explorar a discussão acerca do rap foi possível perceber a reafirmação dessa música/cultura como instrumento de luta política e como um lugar onde se pode existir e falar, e que, sendo arte e local de liberdade, não se pode enquadrar os/as artistas e consumidores em qualquer forma de fazer ou apreciar.


Descrição
Palavras-chave
Rap – Vale do São Francisco, Sentidos educativos – Rap, Cultura Hip-Hop – Rap, Saber da experiência de rappers
Citação
BRITO, Yêgo Ravel Ribeiro de Araújo. A educação mediada pela cultura hip-hop e o saber da experiência de rappers do Vale Do São Francisco. Orientadora: Aurilene Rodrigues Lima. 2021. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Departamento de Educação, Campus III, Universidade do Estado da Bahia, Juazeiro, 2021.