Controle de três instares larvais de spodoptera frugiperda (J. E. SMITH, 1797) por inseticidas quimícos e biológico em folhas de algodão

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2021-12-02
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo

A pesquisa teve como objetivo avaliar o controle de Spodoptera frugiperda de segundo, terceiro e quarto instares, pela ingestão de folhas de algodão pulverizadas com inseticidas químicos e biológicos. O delineamento experimental foi o inteiramente ao acaso, com 24 tratamentos (testemunha e 23 inseticidas) e quatro repetições. Os inseticidas foram aplicados sobre folhas de algodão da cultivar BRS 369 RR, com uso de pulverizador pressurizado CO2, volume de calda equivalente a 150,0 L/ha. As lagartas foram mantidas individualizadas, sendo alimentadas com folhas dos tratamentos, e mantidas a 25±1°C e 12 horas de fotófase, por 5 dias. As avaliações foram realizadas diariamente por 5 dias, determinando o número de lagartas vivas e mortas. Os valores de mortalidade foram transformados em porcentagem e submetidos à análise de variância e comparação de médias pelo teste de Scott-Knott (1974) a 5% de probabilidade utilizando o programa SISVAR. Os produtos Avatar®, Exalt®, Lannate® BR, Larvin® 800WG, Perito® 970SG, Pirate® (240,0 g e 288,0 g), Premio®, Supimpa® e Voraz® apresentaram valores acima de 90,0% de controle para os três instares após 5 dias. Xentari® (270,0 g e 378,0 g) apresentou baixa eficiência de controle dos três instares larvais, não superando 60,0% de controle aos 5 dias.


Descrição
Palavras-chave
Lagarta do cartucho, Gossypium hirsutum, inseticida
Citação
OLIVEIRA, Jackelyne de Castro. Controle de três instares larvais de spodoptera frugiperda (J. E. SMITH, 1797) por inseticidas quimícos e biológico em folhas de algodão. Orientador: Marco Antonio Tamai. 2021. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia) - Departamento de Ciências Humanas, Campus IX, Universidade do Estado da Bahia, Barreiras, 2021.